Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

O Plano: Machida vs. Shogun 2

 

Por Michael DiSanto     

   

Perfeito.     

   

O dicionário Merriam Webster tem muitas definições para esse adjetivo. Talvez a forma mais simples de defini-lo seja com duas palavras: Lyoto Machida.     

   

16-0 como profissional, 8-0 no UFC, 2-0 em lutas pelo título .   

   

Esses números são realmente expressivos, mas se apagam em comparação com as grandes conquistas de Lyoto. Em 17 rounds disputados no UFC, o campeão do meio-pesado não perdeu um único round.     

   

Mas vamos voltar um pouco...     

   

Esses números são realmente expressivos, mas se apagam em comparação com as grandes conquistas dele. Nas suas primeiras sete lutas, o campeão do meio-pesado não perdeu um único round.     

   

E aí ele encontrou um cara chamado Shogun.   

     

No dia 24 de outubro de 2009, Machida defendeu seu cinturão pela primeira vez. Seu oponente naquela luta foi o ex-campeão do PRIDE Grand Prix Maurício 'Shogun' Rua.      

Os juízes, de forma unânime, deram a vitória por 48-47 para o campeão, aumentando seu recorde profissional, mas encerrando a série de rounds perfeitos que agora marca 20-2.     

   

O resultado gerou um dos maiores debates na Internet em anos por contas da decisão dos juízes. O fato é que a luta foi uma partida de xadrez, com ambos os lutadores demonstrando precisão em todos os movimentos. Os ataques, especialmente na segunda metade da luta, foram dominados pelos chutes isolados de Shogun, que deixaram Lyoto com sérios ferimentos.     

   

Depois do embate de cinco rounds, Shogun sabe com toda certeza que Machida não é perfeito. Ele sabe que pode derrotar o campeão. E sabe também que precisa ser um pouco mais agressivo e buscar uma oportunidade para encerrar a luta dentro do tempo se não quiser que os juízes decidam no dado pela segunda vez.     

   

Shogun nunca colocou Machida nessa situação durante a primeira luta. E ele precisa fazer isso dessa vez, já que, entre os dois, se sente muito mais confortável durante uma situação de caos. Por que? Shogun cresceu como membro da Academia Chute Boxe, conhecida por suas sessões de sparring em alta velocidade, onde caras como Wanderlei Silva e Anderson Silva comandavam. Shogun se sente tão confortável durante momentos caóticos, como se sente jantando confortavelmente na sua casa.     

   

E o que torna Shogun tão perigoso é que ele se sente igualmente confortável durante esses momentos e durante trocas táticas. E ele provou isso na primeira luta.      

Lyoto, ao contrário, é um tático de elite. Ele é um atleta cerebral que luta pelo puro esporte de lutar. Essa é uma competição atlética para ele, assim como o basquete é para LeBron James. Lyoto cresceu como um lutador de artes marciais. Ele tem a ver com perfeição, com a pureza da arte. Diferente de Shogun, ele não prospera no caos.     

   

Antes da primeira luta, eu escrevi que Shogun não deveria esperar e deixar Lyoto controlar a luta. Ele não podia deixar o campeão ditar suas ações. Aquele, obviamente, não foi o caso. Ele permitiu que Lyoto atacasse logo, mas contra-atacou de forma incrível, deixando o campeão sem conseguir concluir seus golpes.     

   

Ainda assim acredito que Shogun precisa ir com tudo para cima como fez contra Quinton 'Rampage' Jackson na sua luta no PRIDE. Lyoto está pronto para os contra-ataques de Shogun, então talvez force o desafiante a sair na frente dessa vez. Ele tem treinado exaustivamente para defender os chutes de Shogun, então o atleta do PRIDE precisa fazer algo diferente dessa vez.     

   

Lyoto é um lutador de defesa. Se o ataque ficar só na tentativa, ele fincará o pé no chão e se defenderá de forma efetiva.    

   

E Shogun não pode abrir sua guarda durante esses ataques, pois Lyoto é um dos golpeadores mais subestimados do esporte. Seus nocautes sobre Thiago Silva e Evans demonstraram que, apesar da sombra de dúvida, ele tem muito poder nas mãos. Mas ainda assim seu poder vem de uma técnica e timing perfeitos.     

    

Da primeira vez eu escolhi Lyoto como o vencedor semanas antes da luta. Eu, obviamente, acho que errei e até hoje acredito que Shogun merecia a vitória na decisão. Eu acredito que caras que perdem lutar por muito pouco tem um desempenho melhor da segunda vez. Não sei explicar o motivo, pois é apenas uma crença pessoal, algo que eu estou mantendo para essa luta.     

   

Eu estou apostando em Shogun para vencer o campeonato dessa vez. E eu estou apostando na sua vitória por nocaute.     

   
Fatos Rápidos     

Lyoto Machida     

31 anos     

6'1, 205 lbs     

16-0 recorde profisisonal (8-0 UFC)     

2-0 em lutas pelo campeonato     

5-0 contra atuais ou ex-campeãos do UFC e PRIDE Grand Prix  (DU5 sobre Mauricio Rua em 24 de outubro de 2009; KO2 sobre Rashad Evans em 23 de maio de 2009; DU3 sobre Tito Ortiz em 24 de maio de 2008; DU3 sobre BJ Penn em 26 de março de 2005; e KO2 sobre Rich Franklin em 31 de Dezembro de 2003)     

Nocaute da Noite em lutas seguidas (KO1 sobre Thiago Silva em 31 de janeiro de 2009; e KO2 sobre Rashad Evans em 23 de maio de 2009)     

Tempo sem lutar: 196 dias (DU5 sobre Mauricio Rua em 24 de outubro de 2009)     

Maior tempo sem lutar: 252 dias (DU3 sobre Tito Ortiz em 24 de maio de 2008 até KO1 sobre Thiago Silva em 31 de January de 2009)     

Atualmente empatado com Jon Fitch e Royce Gracie na segunda posição como melhor da história com 8 vitórias consecutivas dentro do octógono (Anderson Silva é o primeiro com 11)     

   

   

Mauricio 'Shogun' Rua     

28 anos     

6'1, 205 lbs     

18-4 recorde profissional (12-1 PRIDE, 2-2 UFC)     

3-2 nas últimas 5 lutas     

7-3 nas últimas 10 lutas     

0-1 em lutas pelo campeonato (4-0 em lutas pelo Grand Prix)     

4-3 contra atuais ou ex-campeões do UFC (DU5 derrota para Lyoto Machida em 24 de outubro de 2009; KO1 sobre Chuck Liddell em 18 de abril de 2009; TKO3 sobre Mark Coleman em 17 de janeiro de 2009; FIN3 derrota para Forrest Griffin em 22 de setembro de 2007; FIN1 sobre Kevin Randleman em 21 de outubro de 2006; TKO1 derrota para Mark Coleman em 26 de fevereiro de 2006; e TKO1 sobre Quinton 'Rampage' Jackson em 23 de abril de 2005)     

Nocaute da Noite (KO1 sobre Chuck Liddell em 18 de abril de 2009)     

Luta da Noite (TKO3 sobre Mark Coleman em 17 de janeiro de 2009)     

Tempo sem lutar: 196 dias (UD5 derrota para Lyoto Machida em 24 de outubro de 2009)     

Maior tempo sem lutar no UFC ou PRIDE: 483 dias (FIN3 derrota para Forrest Griffin em 22 de setembro de 2007; até TKO3 sobre Mark Coleman em 17 de janeiro de  2009)