Eventos
A icônica Sphere, em Las Vegas, recebe neste sábado (14) a segunda edição do “Noche UFC”, idealizado pelo Ultimate para celebrar a Independência Mexicana, a cultura e a tradição do país nos esportes de combate. Mas de onde surgiu essa ideia? Por que esse evento acontece em setembro? O que significa seu nome? Arraste para baixo e vamos explicar tudo isso.
O que é o Noche UFC?
Começando pela explicação mais óbvia: ‘Noche’ nada mais é do que ‘Noite’, em espanhol. O evento recebe este nome porque é realizado em uma data especial para o povo mexicano. O dia 16 de setembro marca o aniversário de início da guerra que culminou na independência do país, há 214 anos.
No total, o processo de independência do México levou cerca de 11 anos e contou com diversos líderes como Miguel Hidalgo y Costilla, José Morelos, Guadalupe Victoria, Vicente Guerrero e Augustín de Iturbide, que no dia 24 de agosto de 1821 assinou, junto a representantes da coroa espanhola, o Tratado de Córdoba, reconhecendo o México como nação independente.
Veja também: Atletas do UFC falam sobre a expectativa para lutar na Sphere
A ideia de um evento esportivo para celebrar o 16 de Setembro começou no boxe. Nos anos 1990, o então campeão mundial Julio César Chavez, um dos maiores nomes da história do país na modalidade, passou a lutar de forma recorrente no final de semana mais próximo à data da independência, dando início à tradição. Estima-se que, atualmente, cerca de 11% da população dos Estados Unidos tem origem ou ascendência mexicana.
Em 2023, o México atingiu seu ponto mais alto na história do Ultimate, com três atletas ostentando cinturões simultaneamente: Alexa Grasso (peso-mosca), Brandon Moreno (peso-mosca) e Yair Rodriguez (peso-pena interino), e a organização decidiu valorizar todos os atletas do país, e a contribuição mexicana como um todo aos esportes de combate ao longo dos anos, com a criação do Noche UFC.
UFC 306: Protagonismo Mexicano
Em um card criado para homenagear o Dia da Independência do México, nada mais justo do que entregar o protagonismo do evento aos atletas nascidos no país.
A luta co-principal do UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC será estrelada pela única atual campeã mexicana da organização: a dona do cinturão peso-mosca Alexa Grasso, que fica frente a frente com a quirguiz Valentina Shevchenko em uma aguardada trilogia.
Leia mais: Relembre as duas lutas entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko
Além de Alexa, outros oito atletas nascidos ou de ascendência mexicana estarão no card: Brian Ortega, Daniel Zellhuber, Ronaldo Rodriguez, Irene Aldana, Manuel Torres, Yazmin Jauregui, Edgar Chairez e Raul Rosas Jr. serão os encarregados de levar a bandeira mexicana ao Octógono neste sábado (14), em evento com transmissão do card completo exclusiva do UFC Fight Pass a partir das 20h30 (horário de Brasília).
O UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC foi um evento realizado dia 14 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.