O que esperar do reinado de Tom Aspinall no peso-pesado?
Lutador inglês foi promovido a campeão linear do UFC após a aposentadoria de Jon Jones no último mês de junho
Após 576 dias de uma longa espera, finalmente Tom Aspinall tornou-se campeão linear do peso-pesado. O anúncio oficial veio na Coletiva de Imprensa realizada após oUFC Baku, no dia 21 de junho.
Diante dos jornalistas presentes, o CEO do Ultimate, Dana White revelou que Jon Jones decidiu se aposentar do MMA, o que fez com que o inglês ficasse no posto mais alto da divisão até 120 Kg. Agora finalmente como campeão linear dos pesados, o que podemos esperar do reinado de Tom Aspinall?
Tom Aspinall comemora a vitória que lhe deu o cinturão interino do peso-pesado no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Aspinall conquistou o cinturão interino do peso-pesado ao nocautear o russo Sergei Pavlovich na luta co-principal do UFC 295, realizado em novembro de 2023. Sonhando com um duelo pela unificação dos cinturões contra o campeão linear Jon Jones, Tom precisou defender o seu título interino em julho do ano seguinte diante do norte-americano Curtis Blaydes. Após a vitória, ainda no Octógono, o britânico avisou que não iria mais lutar para manter o seu reinado temporário.
Ainda em novembro de 2024, Jon Jones venceu Stipe Miocic, defendeu o seu título linear pela primeira — e última vez — e deu início a um período de inatividade que só chegaria ao fim em junho do ano seguinte. Após meses de indefinição e negociação, o norte-americano decidiu pela aposentadoria e Aspinall foi imediatamente promovido a campeão linear dos pesos-pesados.
O que vem por aí para Aspinall?
Tom Aspinall nocauteou Sergei Pavlovich e conquistou o cinturão interino dos pesados no UFC 295, em novembro de 2023. (Foto por Cooper Neill/Zuffa LLC)
Agora como campeão linear, Tom analisa o cenário da categoria e já está em negociação com o Ultimate para oficializar sua primeira defesa de cinturão. Atual número um do ranking, o francês Ciryl Gane é o favorito a ser escolhido para dividir o Octógono com Aspinall, porém, o inglês já avisou que não irá facilitar o caminho para o “Bom Garoto”.
A mágoa de Aspinall vem do período em que Gane ocupou o posto de campeão interino. Depois de se oferecer para enfrentar o francês, Tom foi ignorado e ouviu o seu possível rival dizer que não tinha interesse em dividir o Octógono com ele. Os números dois, três e quatro do ranking são atletas que o atual detentor do cinturão já enfrentou recentemente - Alexander Volkov, Sergei Pavlovich e Curtis Blaydes, respectivamente.
Fechando o Top 5 do ranking até 120 Kg, está o brasileiro Jaílton “Malhadinho” Almeida. O lutador nascido na Bahia manifestou-se imediatamente após a promoção de Aspinall e vem desafiando o astro inglês constantemente nas redes sociais, buscando tornar-se o próximo desafiante da categoria.
Desde a sua chegada ao UFC — em 2020 — Tom se caracterizou por ser um peso-pesado com grande mobilidade. Dono de um boxe alinhado e golpes potentes, o inglês também afirmou que busca um reinado longo e com muitas defesas de título, junto da promessa de ser um campeão ativo.
Finalmente, a era Tom Aspinall começou nos pesos-pesados. E o assinante do UFC Fight Pass não perde nenhum lance do reinado que promete ser histórico na divisão.