Eventos
Dois dos atletas mais empolgantes da divisão peso-leve, Renato Moicano e Benoit Saint Denis ficarão frente a frente na luta principal do UFC Paris, que acontece neste sábado (28), na Accor Arena.
Com um alto número de vitórias pela via rápida, os dois destaques da categoria até 70 Kg prometem um confronto emocionante que vai fazer o fã de MMA sequer piscar, com medo de perder um nocaute ou finalização. Abaixo, confira os pontos fortes de cada um e o que esperar do duelo deste final de semana.
Um dos atletas mais experientes do Ultimate, Moicano também é conhecido pelo seu jiu-jítsu de alto nível. De suas 11 vitórias na organização, seis foram conquistadas por finalização (cerca de 45%). Renato também possui uma alta porcentagem em defesas de quedas (72%), o que mostra que o brasileiro é um atleta muito difícil de ser colocado para baixo.
Na luta em pé, o brasiliense ostenta uma média de 4,38 golpes significativos conectados por minutos com 48% de precisão, além de defender 60% dos ataques tentados pelos seus rivais na trocação. Em 16 lutas no UFC, o veterano sofreu apenas três derrotas por nocaute, o que comprova a sua enorme capacidade em aguentar pancada dos oponentes.
O estilo de Moicano no Octógono é marcado pela agressividade. O brasileiro possui um jogo em pé sólido, onde costuma combinar golpes na trocação e aproveitar a primeira brecha possível para conquistar a queda e trabalhar na guarda. Com uma tradicional eficiência na transição e muita movimentação, Renato costuma usar o ground and pound para nocautear ou abrir espaço para finalizar com um katagatame ou um mata-leão.
Promessa em ascensão no peso-leve, Saint Denis também possui um estilo agressivo de atuar no Octógono, assim como seu rival deste sábado (28). Com 287 golpes significativos conectados, cerca de 5,7 por minuto, e 55% de precisão, o francês costuma pressionar os seus oponentes trabalhando as combinações, principalmente na curta distância.
Quando consegue pressionar o seu rival contra a grade, Benoit costuma golpear para buscar o nocaute ou entrar nas pernas e tentar a queda, visto que ostenta uma média de 4,76 quedas tentadas com uma 1,49 finalização a cada 15 minutos.
Um detalhe interessante a ser observado na luta principal do UFC Paris é a eficiência de Saint Denis em seus triunfos. Apesar de ter apenas 37% de eficiência nas quedas aplicadas, o francês venceu todas as suas cinco lutas na organização pela via rápida, duas delas por finalização. Os números se tornam ainda mais contundentes quando se estendem para toda a carreira com Benoit conquistando 80% dos seus resultados positivos como profissional sem precisar das papeletas dos juízes. O que só comprova que o atleta local sabe capitalizar com maestria quando os seus oponentes não estão em seu melhor momento no Octógono.
O que esperar da luta?
Todos os caminhos apontam para uma luta histórica para encerrar o card do UFC Paris. Moicano e Saint Denis são dois atletas que costumam entregar lutas empolgantes e também encerrar os seus confrontos pela via rápida. Porém, existem alguns pequenos detalhes que devem fazer a diferença durante os 25 minutos inicialmente previstos de combate.
Com mais experiência no Octógono, Renato deve optar pela estratégia de não se desesperar e lembrar que a luta “é uma maratona e não uma corrida de 100 metros”. Como em seus dois últimos compromissos, o brasileiro deve tentar manter o confronto na média para longa distância golpeando o francês e buscando as quedas nos momentos cruciais, para garantir o round ou capitalizar no ground and pound, caso conecte algum ataque mais contundente.
No solo, Moicano é inteligente. Consegue buscar a interrupção por nocaute, como na luta com Jalin Turner, ou a finalização, como no duelo diante de Brad Ridell. Vai ser importante também para o brasiliense testar a resistência física de Benoit, que nunca passou do 2° round em sete lutas na organização e em sua última derrota, arrefeceu na parcial seguinte após um início imponente e arrasador diante de Dustin Poirier.
Com sete anos a menos do que Renato, Saint Denis precisa usar a sua juventude e pouca quilometragem a seu favor no Octógono. Além de mostrar que a queda no rendimento físico em seu último compromisso foi apenas um leve azar, o francês conta com velocidade e precisão nos golpes para se impor sobre o brasileiro, surpreendendo na trocação mesmo que não consiga mudar o combate de nível.
Se quiser ler os números recentes de Moicano a seu favor, Benoit pode se inspirar nas últimas quatro derrotas do brasileiro: todas para adversários com igual ou menor envergadura, assim como ele, e que três deles conseguiram o nocaute com a estratégia de impor pressão, encurtar a distância e abusar da potência nos golpes.
Independente do resultado, a luta principal do UFC Paris promete altas emoções ao fã de MMA na Accor Arena, em Paris. O histórico mostra que dificilmente os protagonistas do show entregam lutas monótonas e, a grande maioria delas, ainda costumam terminar com nocaute ou finalização. Quer saber o que irá acontecer, é só assinar o UFC Fight Pass.
O UFC Paris: Moicano x Saint Denis foi um evento realizado em 28 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.