Pular para o conteúdo principal
Kamaru Usman se prepara para enfrentar Khamzat Chimaev no UFC 294. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

O que mudou no UFC desde a última luta de Kamaru Usman?

Ex-campeão do peso meio-médio retorna ao Octógono neste sábado (14), na luta principal do UFC Atlanta

O nigeriano Kamaru Usman retorna ao Octógono neste sábado (14) para enfrentar Joaquin Buckley na luta principal do UFC Atlanta, nos Estados Unidos. O ex-campeão peso meio-médio está ausente do maior palco de MMA do mundo desde 21 de de outubro de 2023, quando enfrentou Khamzat Chimaev no UFC 294 em duelo válido pelo peso-médio.

Vote no UFC Brasil no Prêmio iBest

De lá para cá, o cenário do Ultimate sofreu importantes transformações, com novos donos de cinturão e estreantes que hoje são destaque na organização. Confira abaixo algumas das principais mudanças na organização:

 

Alexander Volkanovski: da queda à recuperação no peso-pena

Alexander Volkanovski enfrentou um momento difícil após duas derrotas consecutivas, para Islam Makhachev e Ilia Topuria, perdendo o cinturão peso-pena ao ser nocauteado pelo georgiano. 

No entanto, o australiano mostrou resiliência e reconquistou o título da divisão até 66 Kg assim que teve uma nova oportunidade.  Em um duelo estratégico e intenso contra Diego Lopes no UFC 314, Volkanovski saiu com a vitória e mostrou que ainda é uma força dominante na categoria.

Alexander Volkanovski recebe o cinturão peso-pena após a vitória sobre Diego Lopes no UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexander Volkanovski recebe o cinturão peso-pena após a vitória sobre Diego Lopes no UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


 

Ilia Topuria: a ascensão do georgiano

Ilia Topuria se destacou como uma das grandes promessas recentes do UFC, conquistando o cinturão peso-pena ao nocautear Alexander Volkanovski e defendendo-o com sucesso ao bater Max Holloway da mesma forma. 

Após a vitória contra o havaiano, o lutador vagou o cinturão da categoria até 66 Kg e voltou seu foco para a divisão dos leves, onde agora luta pelo título vago contra Charles "do Bronxs" Oliveira na luta principal do UFC 317.

 

Merab Dvalishvili: domínio no peso-galo

Merab Dvalishvili manteve uma trajetória sólida na divisão peso-galo, tendo conquistado o cinturão contra Sean O'Malley na luta principal do UFC 316 - Riyadh Season Noche o UFC, em um histórico evento na Sphere, em Las Vegas.

O georgiano ainda defendeu seu cinturão por duas vezes no período, vencendo Umar Nurmagomedov em janeiro deste ano e mais recentemente finalizando Sean O'Malley em uma revanche, mostrando seu domínio na organização.

Merab Dvalishvili comemora a vitória na luta co-principal do UFC 311. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Merab Dvalishvili comemora a vitória na luta co-principal do UFC 311. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


 

Dricus Du Plessis: novo rei dos médios

Dricus Du Plessis conquistou o cinturão peso-médio ao bater Sean Strickland em janeiro de 2024 em um duelo equilibrado no UFC 297, vencendo o norte-americano por decisão dividida.

O sul-africano manteve a coroa com duas defesas consecutivas desde então, superando o ex-campeão Israel Adesanya por finalização e o próprio Strickland em uma revanche, mostrando evolução e capacidade de manter-se no topo da categoria.

 

Alex “Poatan” Pereira: conquistas e desafios no meio-pesado

Alex “Poatan” Pereira conquistou o cinturão meio-pesado em novembro de 2023 e realizou três defesas bem-sucedidas antes de perder o título para Magomed Ankalaev no UFC 313, em março deste ano. 

Apesar da derrota, Poatan segue como um dos principais nomes do meio-pesado, com chances de recuperar o cinturão especialmente por conta de sua passagem pelo topo da categoria, onde demonstrou técnica e poder de nocaute no Octógono.

Alex Poatan posa com o cinturão após Coletiva de Imprensa do UFC 313. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan posa com o cinturão após Coletiva de Imprensa do UFC 313. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


 

Alexandre Pantoja: um dos campeões mais ativos

Dono do cinturão peso-mosca desde julho de 2023, Alexandre Pantoja consolidou seu reinado na categoria com três defesas de cinturão durante o período em que Kamaru Usman esteve afastado. 

O brasileiro venceu Brandon Royval no UFC 296, em seguida bateu Steve Erceg no UFC 301, realizado no Rio de Janeiro, e mais recentemente derrotou Kai Asakura em dezembro de 2024. Ele retorna em julho ao Octógono para mais uma vez colocar seu posto em jogo, dessa vez contra Kai Kara-France no UFC 317.

 

O que mais mudou no UFC?

Além das divisões citadas, o UFC viu uma campeã inédita estreando e sendo coroada. Kayla Harrison fez seu primeiro duelo no Octógono em abril de 2024 e, duas lutas depois, sagrou-se campeã peso-galo.

Também foram realizados 22 eventos numerados em localidades variadas. Destaques para o UFC 300, que marcou uma edição comemorativa com vários campeões e ex-campeões em ação, além do UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC, que foi o primeiro evento esportivo a ser realizado na Sphere, em Las Vegas.

Não perca o UFC Atlanta: Usman x Buckley, dia 14 de junho, com exclusividade no UFC Fight Pass. O card preliminar começa às 20 horas e o card principal tem início às 23 horas (horários de Brasília).

News and announcements

View all