Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Onde eles estão agora? Krzysztof Soszynski

 


Alerta de spoiler: as coisas não acabam bem para Krzysztof Soszynski no filme "Logan", mas pelo menos o aposentado lutador meio-pesado do UFC teve um papel importante em uma das cenas mais memoráveis do longa, e isso é algo notável para o homem que era conhecido como "The Polish Experiment", (o experimento polonês, em inglês).

"Foi uma aventura curta no set de filmagem, mas foi muito divertido. Tive a chance de conhecer pessoas ótimas, e é algo que você simplesmente nunca mais esquecerá", disse Soszynski, cuja última aventura fez que ele acabasse desembarcando em Dubai.

Dubai?

"O George (Yiasemides), aqui de Dubai, está comandando a UFC Gym daqui, e eles estão abrindo várias filiais - três em Dubai, um no Egito, um no Bahrain, um em Oman, e vamos para o Kuwait e outros lugares. Eles estavam procurando alguém para ajudar na área de MMA".

Diretor de MMA para a UFC Gym nos Estados Unidos, Soszynski ficará em Dubai até maio, mas seu futuro pode ter uma mudança permanente para o Oriente Médio, uma região que está se tornando um bom celeiro para o MMA.

"É gigante. No próximo mês acontecerá aquele torneio gigante de jiu-jítsu em Abu Dhabi, e é incrível. O mundo do jiu-jítsu aqui é maior do que em Los Angeles. Na UFC Gym de Dubai, temos oito faixas-pretas rolando ao mesmo tempo, conversando e fazendo coisas incríveis. É raro ver isso em qualquer outra academia. Então esse mundo tem um nível muito alto. Quando ao mundo do MMA, o UFC é muito popular, as pessoas te reconhecem, mas o esporte em si está um pouco para trás. Eles estão crescendo, mas ainda está alguns anos atrás, e é basicamente por isso que estou aqui. A UFC Gym me pediu para vir ajudar e ver se podemos fazer a marca e os negócios crescerem".

É a vida pós-competições que queremos para todos os atletas, e, aos 39 anos, Soszynski fez a transição parecer fácil, apesar de não ter sido.

"Tive altos e baixos, mas as coisas parecem promissoras. Estou me divertindo muito com tudo isso".

Profissional durante oito anos, Soszynski ainda não sabe como acabou se tornando lutador, nem como conquistou um cartel 6-3 no UFC depois de participar da temporada 8 do The Ultimate Fighter.

"A maior loucura para mim é que eu nunca quis ser lutador", ri. "Não tenho nada de maldade no meu ser, e não faço ideia de como comecei nisso. Lembro da minha primeira luta, em um estábulo, eu pesava 127kg de carne e músculo, e estava apavorado por lutar. A próxima coisa que me lembro é estar no UFC enfrentando alguns dos melhores do planeta e treinando com outros dos melhores do mundo".

Em suas duas primeiras lutas no UFC, em 2008 e 2009, Soszynski ganhou o prêmio de Finalização da Noite nas vitórias sobre Shane Primm e Brian Stann, mas ele será sempre lembrado pelas lutas contra Stephan Bonnar em 2010, a segunda premiada a Luta da Noite do UFC 116. É um bom currículo, e apesar de ter considerado voltar após a derrota para Igor Pokrajac em 2011, aquela foi sua última luta, deixando-o com um cartel 26-13-1.

Um ano depois da aposentadoria, Soszynski encontrou um lar na UFC Gym, e também na telona.

"Participei de 10 filmes diferentes nos últimos anos, e cada um tem um lugar especial. É divertido fingir ser outra pessoa. Você tem sua vida cotidiana, e de repente está no set interpretando outro alguém".

Mas apesar de tudo, ele será para sempre um lutador.

"A vontade sempre vai existir. Infelizmente, com nove cirurgias no joelho, e uma placa e um parafuso no meu joelho esquerdo, não consigo me ver voltando a lutar ou até mesmo fazer sparrings. A vontade existe, com certeza. Você assiste às lutas e vê os caras evoluindo, os que você enfrentou, os que você treinou, todos estão fazendo coisas incríveis. A vontade existe, mas meu tempo passou. É hora de começar outras coisas, e o esporte me deu uma grande oportunidade com a UFC Gym e tudo mais. Até os filmes, tudo aconteceu por causa do UFC".

É uma história positiva para todos os lutadores, e Soszynski falou com diversos colegas sobre se preparar para a vida depois da última campainha. Então qual é o segredo? É simples.

"Com essa jornada, sinto que poderia escrever um livro. Tudo tem sido incrível. Ver de onde comecei e onde estou agora, e todas as viagens que faço. Eu passei a dizer 'sim' para tudo há nove, dez anos. Nunca disse 'não' para nada, e isso mudou minha vida completamente. Apenas acreditando em mim mesmo e tentando coisas novas, você nunca sabe o que vai fazer ou quem vai conhecer. Nunca sabe quem vai ajudar, ou quem vai acabar te ajudando. É um jeito divertido de se viver". 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC