Pular para o conteúdo principal
Aljamain Sterling and Henry Cejudo face off during the UFC 288 press conference at Prudential Center on May 04, 2023 in Newark, New Jersey. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Eventos

A opinião dos especialistas sobre Sterling x Cejudo | UFC 288

Veja o que André Azevedo, Carlão Barreto e Vitor Miranda falaram sobre a luta principal do evento de 6 de maio

O campeão peso-galo Aljamain Sterling coloca seu cinturão em disputa pela terceira vez no dia 6 de maio, quando enfrenta o ex-campeão Henry Cejudo na luta principal do UFC 288 em Newark, nos Estados Unidos. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo e com exclusividade a partir das 19h30 (horário de Brasília).

Diante de um duelo cheio de expectativas, valendo o cinturão peso-galo, fizemos algumas perguntas para os especialistas André Azevedo, Carlão Barreto e Vitor Miranda sobre como eles acham que a luta irá se desenvolver. Veja a opinião deles abaixo:

Arte com os horários de transmissão do UFC 288: Sterling x Cejudo, em maio de 2023 (Divulgação)

Arte com os horários de transmissão do UFC 288: Sterling x Cejudo, em maio de 2023. (Divulgação)


Vejo essa luta indo até o final, terminando por pontos. Acho que o Sterling vence por dois fatores. O primeiro é a falta de ritmo do Cejudo, pois são três anos sem lutar. Treino e luta são coisas diferentes. O segundo fator é que o Sterling subiu muito de produção quando ele precisou fazer uma cirurgia em uma hérnia que ele teve na cervical. Depois disso, ele melhorou muito nos treinos e isso vem se refletindo nas lutas. Ele vem sendo bem dominante. 

Como são dois lutadores com a mesma base de luta, que é o wrestling, eles acabam se anulando e em uma eventual luta em pé, a vantagem de envergadura e de habilidade será do Aljamain Sterling, o atual campeão. Ele é um atleta bem versado no taekwondo, chuta bastante, e por esses fatores eu vejo vantagem para ele.

O Sterling é um atleta que vem mostrando evolução luta após luta. É visível que o campeão vem amadurecendo técnicamente e mentalmente. Ele é um lutador bem aplicado taticamente e combina isso com atleticismo. Vai pegar um adversário acima da média, que é o Henry Cejudo, um cara com muita qualidade, que não é só um wrestler condecorado ou um campeão olímpico: ele é um lutador de MMA completo. Sabe usar os fundamentos para conseguir aplicar aquilo que ele tem de mais forte, que são as quedas e o controle posicional no solo. Vejo como uma luta muito equilibrada, onde o Cejudo é o favorito, apesar da inatividade. O jogo sólido, a inteligência tática e a aplicação farão a diferença. É sem dúvidas uma luta empolgante. 

O tempo inativo traz malefícios para qualquer atleta, mas eu acho que o Cejudo vai ter tempo para se aclimatar em uma luta de cinco rounds contra um cara com o estilo do Aljamain Sterling. Ele terá o tempo necessário para pegar o ritmo da luta, já que o Sterling não é um cara que busca uma definição rápida. Ele não busca um nocaute, uma finalização logo no início. Vai ser uma luta de perguntas e respostas e por isso, pelo Cejudo ser um lutador mais sólido, ele terá tempo de se ambientar e consequentemente aplicar seu jogo tático, sua imposição física e técnica especialmente a partir do 3° round. Se fosse uma luta mais curta, talvez a inatividade fosse um grande diferencial, mas uma luta mais longa e pelo estilo do adversário, acho que o Cejudo vai conseguir colocar sua estratégia em jogo. 

Acredito em vitória do Cejudo por decisão. Não vejo um nocaute ou finalização acontecendo antes dos 25 minutos. É uma luta que eu vejo sendo muito aplicada atleticamente, mentalmente, fisicamente e táticamente. Nisso eu acho o Cejudo diferente, até pelo fato de mesmo estando inativo como lutador, ele estava trabalhando como treinador, estava dentro do jogo. Enquanto ajudava atletas, ele também estava estudando. 

Sterling deve começar trabalhando golpes na distância utilizando o seu maior alcance. Junto com essa distância, Aljamain tem um estilo diferentão na trocação isso pode ser uma vantagem pra ele na luta em pé. Se mantendo na distância, movimentando, trocando de base e dificultando bastante o Cejudo para conectar seus golpes. Ele não é mais habilidoso na trocação que o Cejudo e nenhum lutador de grande poder de nocaute, mas o seu jogo mais imprevisível pode ser uma vantagem. Aljamain certamente vai tentar bater e sair sem ser atingido. Somente se o Cejudo conseguir fechar a distância, aí ele vai tentar entrar para derrubar e fazer o seu jogo no chão onde ele é muito bom, principalmente nas costas do adversário. Claro que para chegar no chão terá que passar pela superioridade do wrestling do Cejudo. 

Três anos fora do Octogono pode fazer bastante diferença em uma luta de cinco rounds, especialmente se Cejudo não estava ativo com uma rotina semanal de treino. Isso pode dificultar o timming e a precisão nos golpes na luta em pé, onde o Cejudo tem mais habilidade, ou até defender as quedas com tranquilidade. Porém, sem querer. ele pode dar alguma abertura para o adverário pegar as costas.

Dito isso, acredito na vitória de Sterling por pontos.

UFC 288: Sterling x Cejudo foi um evento realizado em 6 de maio de 2023, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.

News and announcements

View all