Pular para o conteúdo principal
Alex Poatan durante a pesagem cerimonial do UFC 287. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Eventos

A opinião dos especialistas sobre Poatan x Adesanya | UFC 287

Veja o que André Azevedo, Carlão Barreto e Vitor Miranda falaram sobre a luta principal do evento de 8 de abril

Ocampeão peso-médio Alex "Poatan" Pereira fará sua primeira defesa de título em uma revanche imediata com o ex-detentor do cinturão, Israel Adesanya, na luta principal do UFC 287, dia 8 de abril, em Miami, nos Estados Unidos. O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 19 horas (horário de Brasília).

Diante de um duelo cheio de expectativas envolvendo dois grandes rivais, fizemos algumas perguntas para os especialistas André Azevedo, Carlão Barreto e Vitor Miranda sobre como eles acham que a lua irá se desenvolver. Veja a opinião deles abaixo:

Reveja o primeiro combate entre Poatan e Adesanya no UFC Fight Pass

Arte divulgando os horários das Preliminares Fight Pass, Card Preliminar e Card Principal do UFC 287. (Divulgação)

Arte divulgando os horários das Preliminares Fight Pass, Card Preliminar e Card Principal do UFC 287. (Divulgação)


Sem dúvidas, o mental do Adesanya está abalado. Ser nocauteado duas vezes pelo mesmo algoz não é coisa simples. Por outro lado, Poatan vem com a confiança em dia, mas certamente ligado pois, mesmo tendo vencido as três, todas seu adversário estava um passo à sua frente.

Pode ser que Adesanya venha com um jogo de wrestling mais impositivo. Mas não se torna um especialista em algo tão complexo em poucos meses. Acho que Alex dessa vez virá pra definir logo.

É dificílimo, cada luta é uma luta. Porém, se olharmos pelo prognóstico, podemos ter uma guerra de cinco rounds. Mas meu feeling é que o jogo de pressão do Alex virá logo nos primeiros instantes e irá construir um nocaute no segundo round.

Os aspectos psicológicos fizeram parte da primeira luta e terá ainda mais peso na segunda - para os dois lados. O Poatan não pode entrar com excesso de confiança e precisa se manter alerta. No lado do Adesanya, sempre tem o peso dele não poder errar de novo para não ser nocauteado. Ele tem a necessidade pessoal de buscar uma vitória para cima do Poatan para apagar ou amenizar a dor das derrotas.

Esse aspecto mental é um ingrediente fundamental na luta. Vai ser uma luta muito tensa e aquele que não perder nesse sentido, vai levar muita vantagem. Para mim, isso favorece o brasileiro.

Acho que essa luta vai se desenrolar de uma forma parecida com a primeira. O Adesanya vai fazer um combate buscando mais a segurança, uma luta de clinch, mais agarrada, buscando derrubar o Poatan. Ele vai tentar ser agressivo ali no solo, trabalhando as posições e o ground and pound para frustrar o brasileiro. É um jogo mais seguro e para um cara que perdeu três vezes, sendo nocauteado em duas, vai ficar com o sinal amarelo ligado o tempo todo.

Por outro lado, o Poatan vai ter que fazer o anti-jogo na luta agarrada para se manter em pé. Ele é melhor na precisão de golpes e ele é um nocauteador nato. A mão esquerda dele já se provou como uma ótima arma.

Então será um duelo de estilos diferentes, com o Adesanya buscando uma luta mais segura e o Poatan buscando o nocaute. O Adesanya também pode nocautear, já que precisamos lembrar que ele quase fez isso no fim do primeiro round na primeira luta. Porém, como disse acima, caso o brasileiro mantenha-se focado no aspecto psicológico, ele tem a vantagem.

A luta vai ser muita tensa, mas acho que o Poatan vai vencer mais uma vez. O Adesanya vai ter que se expor para tentar obter a vitória e vai dar uma brecha para um sniper como o Poatan. Aposto em um nocaute no terceiro round.

Será? Façam suas apostas.

O Adesanya virá em um estado mental de "nada a perder". Sabe como o Poatan entrou no quinto round da primeira luta? Com o pensamento de "ou mata ou morre"? Acredito que o Adesanya vai entrar assim desde o primeiro round nessa revanche. Ele virá diferente, mais agressivo. Ele sabe que não vai ser bom para ele ficar na defensiva, especialmente pelos dois nocautes que ele tomou. Ele virá mais para o "tudo ou nada".

Acho que o Adesanya irá trabalhar mais a luta agarrada. Se a gente perceber, na primeira luta, o Adesanya conseguiu dominar assim no terceiro round. No quarto, o Poatan não fez quase nada nos três primeiros minutos. O que ele fez foi respirar. Então se o Adesanya dominar assim por dois rounds, a luta se complica bastante para o brasileiro.

Porém, eu não acho que isso irá acontecer. O Poatan virá com o reajuste de não aceitar a luta agarrada e trabalhar as joelhadas no clinch, trabalhar no desconforto para que o Adesanya seja punido toda hora que ele tentar encurtar. Tudo o que era novo, que a gente tinha dúvidas na primeira luta, foi respondido. Na minha visão, será uma luta ainda mais dominante para o Poatan.

Se minha previsão estiver certa, de que o Adesanya virá mais destemido e agressivo, eu acho que ele irá se expor mais. Para mim, nocaute no segundo round para o Poatan.

O campeão peso-médio Alex "Poatan" Pereira fala sobre sua primeira defesa de cinturão, em revanche com o ex-campeão Israel Adesanya, na luta principal do UFC 287!

O UFC 287: Pereira x Adesanya 2 foi um evento realizado em 8 de abril de 2023 em Miami, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.

News and announcements

View all