Eventos
Por Thomas Gerbasi
Foi um ano memorável no UFC, e 2010 tem ainda mais ação reservada com o UFC 108 no dia 2 de janeiro. Mas antes de fechar o livro em 2009, vamos terminar nossa temporada extra-oficial de prêmios com uma olhada nos melhores lutadores que apareceram no Octagon ao longo dos últimos 12 meses.
10 - Jon Jones
Se você não tem prestado atenção na rápida ascensão de Jon Jones, onde você esteve no último ano? O fenômeno de Nova York que passou por seu primeiro grande teste em janeiro, quando ele facilmente bateu Stephan Bonnar por decisão, "Jonny Bones" finalizou Jake O'Brien no UFC 100 em julho e, antes de terminar o ano, algo que poderia ter sido um infortúnio com a derrota por desclassificação contra Matt Hamill (cotoveladas ilegais). Mas o desempenho dominante de Jones antes da interrupção foi tanto que as pessoas estão falando mais sobre o seu talento e futuro ilimitado do que o resultado final. Se tudo continuar acontecendo da maneira que foi, espere para ver Jones nessas listas nos próximos anos
9 - Nate Marquardt
Como eu mencionei nos "melhores nocautes de 2009", Nate Marquardt foi de um cara legal, dentro e fora da Octagon para um cara legal que guarda seu sorriso para os momentos antes e depois que a porta do cage se fecha. Agora, quando a campainha toca, Marquardt tem a intenção de acabar com os adversários dele, e ele fez exatamente isso em 2009, com nocautes impressionantes sobre Wilson Gouveia e Demian Maia, este último veio em apenas 21 segundos. Eu gosto do "novo" Nate, e acho que os fãs de luta estão, provavelmente, gostando também.
8 - Dan Henderson
Certo, seu ex-companheiro de equipe no Team Quest, Randy Couture, popularizou a frase "nada mau para um homem velho" depois de vencer Tim Sylvia em 2007, mas Dan Henderson - aos 39 anos de idade - certamente ganhou o direito de usá-la depois de um grande 2009. O ano de Henderson começou em janeiro com sua vitória sobre Rich Franklin, e a vitória lhe valeu um lugar como treinador no reality show The Ultimate Fighter, que o expôs a um novo tipo de público que não acompanhava sua carreira antes do UFC. Mas foi o seu nocaute sobre o treinador rival do TUF, Michael Bisping em julho, que realmente chamou a atenção de fãs casuais do esporte para o ex-campeão de duas divisões diferentes do extinto Pride.
7 - Cain Velasquez
Apenas 4-0 como um profissional quando o ano começou, Cain Velasquez passou de promessa a uma ameaça ao título peso-pesado no espaço de três lutas em 2009. Ele parou Denis Stojnic, resistiu as bombas para então bater Cheick Kongo por decisão e depois executou o legítimo competidor Ben Rothwell em menos de dois rounds. Com atuações assim, Velasquez está no momento certo para seu maior teste em fevereiro contra a lenda peso pesada Antonio Rodrigo "Minotauro" Nogueira.
6 - Dan Hardy
Quando o atleta de Nottingham, Dan Hardy, entrou em 2009, ele estava saindo de uma vitória por decisão apertada sobre Akihiro Gono, e a maioria acreditava que ele teria subir um pouco mais até obter uma disputa pelo cinturão meio-médio. Depois veio um estrondoso nocaute sobre Rory Markham, uma vitória por decisão dividida sobre Marcus Davis em um das mais calorosas rivalidades pessoais do ano, e uma clara vitória sobre Mike Swick. De repente, "The Outlaw" fez sua escalada - três passos de cada vez - e ele agora vai enfrentar Georges St. Pierre no início de 2010. Adicione a mistura o carisma e a facilidade com que Hardy lida com a mídia, e não apenas um desafiante que foi forjado em 2009, mas uma estrela também.
5 - Mauricio "Shogun" Rua
Considerado o homem mais temido do mundo na categoria até 93kg, a ex-estrela do Pride, Mauricio 'Shogun' Rua viu sua reputação ser abalada com a derrota para Forrest Griffin, e foi forçado a fazer duas cirurgias no joelho. Mas o ano de 2009 viu o renascimento da carreira do brasileiro, e mesmo ele tendo sido pouco impressionante ao despachar Mark Coleman em janeiro, ele parou o 'The Hammer', e certamente ele procurou em seu passado a forma com que nocauteou Chuck Liddell em abril. Mas foi sua batalha de cinco rounds contra Lyoto Machida, em outubro, que realmente viu a ressurreição de Shogun, quando ele quase derrubou o campeão, perdendo em uma decisão controversa. Em 2010, Shogun terá outra chance contra o "The Dragon", mas, agora, é certo dizer que o velho Shogun está de volta.
4 - BJ Penn
Em fevereiro, 2009 não parecia que seria um grande ano para o ícone havaiano BJ Penn, considerando sua derrota no meio-médio para Georges St. Pierre no UFC 94. Mas pelo meio do ano, Penn teve uma nova atitude em sua vida de lutador, e com uma finalização sobre Kenny Florian em agosto e uma destruição de Diego Sanchez em dezembro, "The Prodigy" não tinha apenas vencido dois adversários do mais alto calibre, mas estabeleceu-se como o maior lutador de até 70kg que o UFC já viu. Podemos chamar isso de uma reviravolta?
3 - Anderson Silva
Com uma curta temporada em 2009, devido a uma lesão, os fãs só viram o rei do peso-por-peso duas vezes este ano, mas nas duas lutas, ele provou porque é considerado o melhor. Em abril, Silva defendeu com sucesso sua coroa peso médio com uma vitória por decisão sobre Thales Leites ao qual ele pode ter lutado 25 minutos sem ser atingido nenhuma vez. E apesar da vitória ter sido pouco brilhante, o retorno do "The Spider" a categoria até 93kg certamente apagou o último desempenho quando ele parou de ex-campeão dos meio-pesados Forrest Griffin no primeiro round com uma assustadora precisão em seus punhos, sacramentando para sempre o fato de que, se você quiser se envolver com ele, o resultado final pode não ser bonito.
2 - Lyoto Machida
Após uma vitória por decisão sobre Tito Ortiz no UFC 84 em maio de 2008, ficou claro que o destino de Lyoto Machida seria avançar para coisas maiores e melhores na divisão dos meio-pesados do UFC. Como ele se sairia nessas lutas era ainda um ponto de interrogação, mesmo possuindo um recorde invicto e vitórias sobre caras como Ortiz, Rich Franklin e BJ Penn. Mas não existe nenhum questionamento agora, depois que o brasileiro bateu o até então invicto Thiago Silva, em janeiro, e depois repetiu o feito em maio sobre Rashad Evans, uma vitória que lhe valeu o título dos meio-pesados do UFC. E, apesar de uma apertada vitória por decisão em cima de Mauricio Rua na sua primeira defesa de título em outubro, "The Dragon" ainda é o primeiro da lista dos atletas da classe de peso até 93kg e pronto para o que deverá ser uma campanha muito interessante em 2010.
1 - Georges St. Pierre
Derrotar BJ Penn e Thiago Alves em combates sucessivos é impressionante. Fazê-lo sem perder um único round é ainda mais incrível. Mas isso é o que St-Pierre fez em defesa de seu título meio-médio do UFC em duas oportunidades em 2009, primeiro conquistando a vitória por TKO na super luta de janeiro contra o campeão leve Penn, e em seguida faturando uma vitória por decisão unânime sobre Alves, em um combate que ele teve que ele teve que lutar os 10 minutos finais com uma lesão na virilha sofrida no terceiro. St-Pierre parece estar ficando melhor a cada luta, uma proposição assustadora para qualquer um que compete até 77kg.
Menção Honrosa - Jon Fitch, Gray Maynard, Terry Etim, Frankie Edgar, Tomasz Drwal, Diego Sanchez, Josh Koscheck, Stefan Struve, Alan Belcher, Roy Nelson, Paulo Thiago, Ross Pearson, Dennis Siver, Joe Stevenson, Junior Dos Santos, Tyson Griffin, Nate Quarry, John Howard, Chael Sonnen.