Pular para o conteúdo principal
Kamaru Usman of Nigeria punches Jorge Masvidal in their UFC welterweight championship bout during the UFC 261 event at VyStar Veterans Memorial Arena on April 24 2021 in Jacksonville Florida (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Especiais

Os melhores nocautes do 1º semestre de 2021

Confira os atletas que se destacaram nesse quesito nos seis primeiros meses deste ano

Com 22 eventos realizados, o primeiro semestre de 2021 foi pra conta. Enquanto aguardamos o início do segundo semestre com o UFC 264, em 10 de julho, vamos relembrar os lutadores que se destacaram no Octógono até o momento.

Hoje, falaremos dos melhores nocautes do primeiro semestre. Confira:

5 (empate) - Dustin Poirier x Conor McGregor 2

Ex-campeão interino dos leves, Dustin Poirier provou seu ponto ao dizer que os seis anos que separaram sua primeira luta contra Conor McGregor da segunda, no UFC 257, era muito tempo. Prova disso foi a vitória por nocaute técnico no segundo round contra a estrela irlandesa.

"Estou feliz, mas não surpreso", disse Poirier, que perdeu o primeiro duelo por nocaute no 1º round em setembro de 2014. "Trabalhei para isso."

"Dustin é um grande lutador", disse McGregor, que fazia sua primeira luta depois da vitória sobre Donald Cerrone, em janeiro de 2020. "Preciso estar ativo. Você não consegue se dar bem sendo inativo em nosso ramo".

McGregor teve sucesso inicialmente ao acertar o rosto de Poirier, que conseguiu a queda com 30 segundos de luta. McGregor voltou a ficar em pé, ambos trocaram golpes e foram para a grade. Faltando três minutos, o irlandês conseguiu dar algumas joelhadas antes de se livrar da posição. Com pouco mais de um minuto e meio sobrando para o fim do round, McGregor acertou um belo golpe de direita, que foi respondido por um gancho de Poirier. Ambos foram para a trocação franca até a buzina soar.

Poirier passou a atacar as pernas de McGregor no segundo round, enquanto o irlandês mostrava sua conhecida precisão nos golpes. O norte-americano absorveu bem, se manteve ativo na luta e atordoou o irlandês com um golpe de esquerda. McGregor foi para a grade e Poirier desferiu diversos golpes com ambas as mãos, derrubando o irlandês. Um outro forte golpe de direita fez com que o árbitro Herb Dean parasse a luta com 2m32s do 2º round.

"Estamos 1-1", disse Poirier. "Talvez a gente faça isso novamente".

Com a vitória, Poirier foi para 27-6, 1 NC. Já McGregor foi para 22-5.

Cadastre-se para receber as novidades do UFC

5 (empate) - Terrance McKinney x Matt Fravola

Oito dias depois de vencer no LFA, o estreante Terrrance McKinney fez uma estreia espetacular no Octógono, conseguindo o quarto nocaute mais rápido na história do UFC ao manda Matt Frevola à lona em sete segundos.

Assim que a luta foi autorizada, eles tocaram luvas e McKinney acertou um rápido 1-2, que derrubou Frevola. Segundos depois, uma enxurrada de golpes fez com que o árbitro Jason Herzog parasse a luta com sete segundos do 1º round - a interrupção mais rápida na história dos leves.

Com a vitória, McKinney foi para 11-3. Frevola caiu para 8-3-1.

4 – Rose Namajunas vs Zhang Weili

Enquanto estava sendo anunciada por Bruce Buffer, Rose Namajunas dizia "eu sou a melhor" para si mesma, e ela provou isso em 78 segundos ao nocautear Zhang Weili e recuperar o cinturão dos palhas.

Depois que ambas as lutadoras se aqueceram no Octógono, Namajunas acertou um chute alto de esquerda que derrubou Zhang. Namajunas deu números finais com marretadas no ground and pound, com o árbitro Keith Peterson interrompendo a luta a 1m18s do 1º round.

Com a vitória, Namajunans, que teve o cinturão de 2017 a 2019 anteriormente, foi para 11-4. Zhang caiu para 12-2.

3 – Jiri Prochazka vs Dominick Reyes

O peso meio-pesado tcheco Jiri Prochazka conseguiu duas vitórias no UFC, sendo dois nocautes. O mais impressionante deles foi uma luta insana contra o ex-desafiante ao cinturão Dominick Reyes, liquidando a fatura no 2º round.

Reyes começou forte e sem parecer se preocupar com a postura imprevisível de Prochazka, mas assim que o tcheco encontrou a distância, ele passou a acertar Reyes com golpes bem fortes. Reyes acalmou a luta com uma queda, mas assim que ela voltou a ficar em pé, Prochazka continuou a acertar bombas - respondidas por Reyes. Os dois atletas trocaram golpes de forma franca até o fim do round.

Muito machucado depois dos golpes, Reyes continuou indo para cima no 2º assalto, e quanto parecia que Prochazka iria levar a melhor, Reyes passou a responder os golpes e intimidou o rival. No meio do round, o norte-americano atordoou Prochazka com uma esquerda, buscando uma queda e logo em seguida uma guilhotina. Prochazka escapou e acertou golpes no chão antes de ambos ficarem em pé. Dessa vez, Prochazka não vacilou e perseguiu Reyes, acertando uma cotovelada de direita, seguida de uma cotovelada rodada de esquerda, que nocauteou Reyes e fez o juiz Herb Dean interromper a luta aos 4m29s do 2º round.

Com a vitória, Prochazka foi para 28-3-1. Reyes caiu para 12-3.

2 – Cory Sandhagen-Frankie Edgar

Em uma luta coprincipal, Cory Sandhagen conseguiu deixar seu nome marcado na elite da divisão dos galos ao nocautear Frankie Edgar no 1º round.

A tradicional pressão de Edgar era evidente assim que a luta começou, mas com um timing perfeito, uma joelhada voadora de direita acertou em cheio o queixo de Edgar, mandando-o à lona. Não teve necessidade alguma de Sandhagen continuar a golpear, com o árbitro Keith Peterson parando o duelos aos 28 segundos do 1º round.

Com a vitória, Sandhagen foi para 14-2. Edgar caiu para 23-9-1.

1 – Kamaru Usman vs Jorge Masvidal

Depois de vencer Masvidal por decisão no último ano, o campeão meio-médio Kamaru Usman voltou a enfrentar "Gamebred" na luta principal do UFC 261, e dessa vez ele não deixou parar nas mãos dos juízes, já que um nocaute no segundo round colocou o fim na rivalidade.

Masvidal acertou alguns golpes na perna no começo do round, mas foi Usman que acertou o primeiro soco forte, deixando o desafiante tonto com um direto de direita. Masvidal se recuperou e tentou uma joelhada, mas foi derrubado pelo campeão. O desafiante se manteve ativo com cotoveladas e voltou a ficar em pé com pouco mais de um minuto de luta. Usman acertou mais alguns golpes, que foram respondidos com uma joelhada.

Apesar de Masvidal estar confiante e sorridente assim que o 2º round começou, Usman encerrou a luta de forma espetacular, com um golpe de direita devastador que levou Masvial à lona. Alguns golpes ainda foram dados, mas a luta estava encerrada, com o árbitro Herb Dean interrompendo o duelo a 1m02s do 2º round.

Com a vitória, Usman foi para 19-1 e defendeu seu cinturão pela quarta vez. Masvidal caiu para 35-15.

Menções honrosas: Lewis-Baydes, Barboza-Burgos, Chandler-Hooker.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube