Pular para o conteúdo principal
Atletas

Os reis da finalização

Veja quem são os melhores que já pisaram no octógono quando o assunto é fazer o oponente dar os três tapinhas

A partir do momento em que Royce Gracie forçou Art Jimmerson a bater em desistência no primeiro torneio do UFC, em 1993, os fãs de luta ficaram fascinados pela arte de finalizar um oponente. Como alguém pode conseguir virar uma luta em apenas alguns segundos ou enfrentar um striker mortal e fazer com que ele se sinta desamparado em pouco tempo? Esta pode ser a parte mais bonita das artes marciais mistas, e durante esses 25 anos de existência do UFC, cinco lutadores mostraram que são mestres nesse aspecto do esporte, acima de todos os outros.

Aqui estão os reis da finalização do UFC.

Garanta seu ingresso para o UFC Fortaleza
Evento acontece em 2 de Fevereiro
Charles Oliveira

O ano de 2018 foi excelente para Charles Oliveira. Além de seu retorno ao peso-leve ter feito sua carreira novamente decolar com três vitórias e três bônus de "Performance da Noite", o lutador ultrapassou em setembro, no UFC São Paulo, o compatriota e Hall da Fama Royce Gracie como o maior finalizador que já pisou no octógono, depois de conseguir a 11ª vitória por este meio contra Christos Giagos. "Do Bronx" ainda ampliou seu recorde ao finalizar Jim Miller em dezembro. Agora o brasileiro terá um confronto no próximo sábado (2) contra David Teymur, no UFC Fortaleza, e as conversas e expectativas sobre ele não recaem sobre o que Charles fez no passado, mas sim até qual lugar ele pode chegar no futuro.

Royce Gracie

Uma palavra o resume: lenda. Quando Royce Gracie venceu o torneio do UFC 1, em 1993, ele o fez com um "estilo misterioso" na época (ao menos para os fãs dos Estados Unidos) chamado jiu-jítsu. Hoje, a arte suave é um pré-requisito para qualquer lutador de MMA, mas foi justamente Gracie que o introduziu ao mundo naquela época. Ao longo de sua jornada, ele ganhou três torneios do UFC, finalizando os oponentes que apareciam e indo direto para o Hall da Fama da organização. Quando você associa e fala sobre jiu-jítsu e MMA, o nome de Royce Gracie deve ser o primeiro de sua lista.

Nate Diaz

O boxe de Nate Diaz e suas duas guerras contra Conor McGregor o fizeram uma das grandes estrelas do UFC, mas o rapaz de Stockton chegou ao MMA como um faixa-preta em jiu-jitsu Gracie e possui nove vitórias por finalização no octógono para provar isso. Apesar de nos dias atuais o norte-americano preferir lutar em pé, é sempre bom ficar de olho nele quando o duelo vai para o chão, já que ele finalizou nomes como McGregor, Miller, Takanori Gomi, Marcus Davis, Melvin Guillard e Kurt Pelegrino.

Demian Maia

Outro lutador que estará no octógono no próximo sábado (2), no UFC Fortaleza, o paulista Demian Maia é talvez o mais puro atleta de luta agarrada competindo hoje no UFC. Aos 41, ele ainda é um dos lutadores mais perigosos quando o assunto é luta no solo, sendo que enfrentou e venceu os melhores lutadores nas categorias dos médios e meios-médios em sua carreira no Ultimate. A perspectiva de ir ao chão com Demian ainda é assustadora para qualquer um, como sabem Matt Brown, Rick Story, Neil Magny e Carlos Condit nos meios-médios ou Chael Sonnen, Nate Quarry e Ed Herman nos médios. Quando o assunto é finalização, Demian Maia tem grandes momentos em sua carreira.

Frank Mir

Eu sempre gosto de dizer que Frank Mir se aproxima de uma finalização assim como Mike Tyson se aproxima de seus nocautes. O ex-campeão dos pesados sempre conseguia deixar sua marca no octógono quando encaixava um estrangulamento ou pegava um braço, desde quando conquistou seu cinturão contra Tim Sylvia, passando pela maravilhosa finalização sobre Brock Lesnar e quando conseguiu uma virada incrível sobre a lenda Rodrigo Minotauro. Se Mir conseguir dominar você, significa que sua noite terminará de maneira dolorosa.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube

Qual dos lutadores citados no texto é o maior finalizador em sua opinião?

Charles Oliveira
31% (1 voto)
Royce Gracie
26% (1 voto)
Nate Diaz
0% (1 voto)
Demian Maia
40% (1 voto)
Frank Mir
3% (1 voto)
Total votes: 35