Pular para o conteúdo principal
Islam Makhachev of Russia reacts after his knockout victory against Alexander Volkanovski of Australia in the UFC lightweight championship fight during the UFC 294 event at Etihad Arena on October 21, 2023 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Especiais

Panorama da Divisão: Peso-Leve | Dezembro de 2023

Veja como está a situação dos lutadores mais bem ranqueados da categoria no fim do ano

Islam Makhachev se manteve como o dono do cinturão peso-leve do UFC em 2023. O russo foi implacável na revanche contra Alexander Volkanovski no UFC 294, e nocauteou o australiano no primeiro round. Agora que Makhachev fez sua segunda defesa de título, confira abaixo a situação dos principais nomes da categoria.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Campeão: Islam Makhachev

Islam Makhachev comemora após a vitória sobre Alexander Volkanovski no UFC 294, em outubro de 2023 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Islam Makhachev comemora após a vitória sobre Alexander Volkanovski no UFC 294, em outubro de 2023 (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por nocaute contra Alexander Volkanovski (21/10/2023)
Próxima luta: a definir

Islam Makhachev se manteve como campeão peso-leve do UFC. O lutador mostrou-se mais uma vez soberano no Octógono e nocauteou Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 294. O russo acumula 13 vitórias seguidas, sendo as seis das últimas sete pela via rápida, e possui um perigoso jogo de wrestling e finalizações. Após a segunda defesa de título, ele agora aguarda seu próximo desafio.

1) Charles "do Bronxs" Oliveira

Charles "do Bronxs" Oliveira comemora sua vitória no UFC 289. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC

Charles "do Bronxs" Oliveira comemora sua vitória no UFC 289. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC


Última luta: vitória por nocaute contra Beneil Dariush (10/6/2023)
Próxima luta: a definir

Charles "do Bronxs" Oliveira seria o desafiante original ao cinturão de Islam Makhachev no UFC 294, mas o brasileiro teve que se retirar da luta devido a um corte em seu supercílio faltando dez dias para o duelo, frustrando assim seus planos de recuperar o título em Abu Dhabi. Após o evento, o presidente do UFC, Dana White, disse que o lutador deve ser o próximo desafiante, mas ainda não há a confirmação de que o confronto entre ambos será remarcado.

2) Justin Gaethje

Justin Gaethje comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Justin Gaethje comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por nocaute contra Dustin Poirier (29/7/2023)
Próxima luta: a definir

Um dos lutadores mais empolgantes da atualidade, Justin Gaethje é o atual dono do cinturão "BMF". O norte-americano se recuperou da derrota para Charles do Bronxs no UFC 274 com vitórias contra Rafael Fiziev e Dustin Poirier, nocauteando o último de forma espetacular. Ainda sem luta marcada, Gaethje surge como um forte candidato a uma possível disputa de cinturão caso Charles não seja o próximo escolhido.

3) Dustin Poirier

Dustin Poirier em sua entrada no Octógono do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Dustin Poirier em sua entrada no Octógono do UFC 281. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por nocaute contra Justin Gaethje (29/7/2023)
Próxima luta: a definir

Protagonista de diversas guerras no Octógono, Dustin Poirier não vive sua melhor fase na organização. Apesar de ocupar a 3ª colocação do ranking, ele vem de duas derrotas em suas últimas três lutas, sendo nocauteado de forma espetacular por Justin Gaethje em sua última apresentação. Em suas entrevistas, o lutador admite que está mais longe do cinturão e abriu a possibilidade de subir de divisão para se aventurar no peso meio-médio, mas até agora nada foi concretizado.

4) Arman Tsarukyan

Arman Tsarukyan comemora a vitória no UFC Austin. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Arman Tsarukyan comemora a vitória no UFC Austin. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por nocaute contra Beneil Dariush (2/12/2023)
Próxima luta: a definir

Arman Tsarukyan faz sua estreia em nosso panorama depois de uma vitória espetacular por nocaute contra Beneil Dariush em dezembro. O lutador da Armênia vem evoluindo a cada apresentação no Octógono e acumula oito vitórias em dez lutas na organização, sendo três seguidas. Ainda não há um novo compromisso marcado para o lutador, mas espera-se que ele enfrente alguém do Top 5 em busca de uma chance de lutar pelo título no futuro.

5) Michael Chandler

Michael Chandler comemora sua vitória no UFC 274

Michael Chandler comemora sua vitória no UFC 274. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por finalização contra Dustin Poirier (12/11/2022)
Próxima luta: a definir

Michael Chandler tinha voltado ao caminho das vitórias no UFC 274 ao nocautear Tony Ferguson, mas deu não continuidade à sua sequência ao ser superado por Dustin Poirier em uma das melhores lutas de 2022, no UFC 281. Mesmo com a derrota, Chandler se mantém como um dos lutadores mais prestigiados da categoria e foi um dos treinadores da última temporada do The Ultimate Fighter, tendo Conor McGregor como rival. Tudo indica que eles irão se enfrentar, mas nada foi confirmado.

Menções Honrosas: Mateusz Gamrot, Jalin Turner, Benoit Saint-Denis

Fora do Top 5, três nomes aparecem como destaque na divisão. Mateusz Gamrot ocupa a 6ª colocação, vem de vitória contra Rafael Fiziev e enfrenta Rafael dos Anjos em março; Jalin Turner fechou 2023 com um lindo nocaute sobre o veterano Bobby Green; já Benoit Saint-Denis teve o melhor ano desde sua chegada ao UFC, vencendo os três combates que fez no ano pela via rápida.