![Placa do primeiro round do UFC apoiada sobre a grade do Octógono no UFC Apex durante o UFC Fight Night em novembro de 2020. (Chris Unger/Zuffa LLC)](https://ufc.com/images/styles/card_trending_mobile_x1/s3/2024-12/281120-generic-octagon-apex-GettyImages-1288335386.jpg?itok=YcwwQy-a)
Eventos
O sul-africano Dricus Du Plessis terminou 2024 como o campeão peso médio do UFC. O lutador conquistou o cinturão contra Sean Strickland no UFC 297 e fez sua primeira defesa contra Israel Adesanya no UFC 305. Ele agora prepara-se para enfrentar Strickland em uma revanche no UFC 312, em fevereiro de 2025. Confira como fica o cenário entre os principais atletas e o que esperar da elite da divisão para a próxima temporada.
Dricus Du Plessis recebe o cinturão após vitória no UFC 305. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC).
Dricus Du Plessis brilhou mais uma vez no Octógono, mantendo seu título de campeão dos pesos-médios ao finalizar Israel Adesanya na luta principal do UFC 305, realizado em Perth, Austrália. Invicto na organização, o dono do cinturão acumula oito vitórias em oito lutas, superando adversários de renome como Darren Till, Derek Brunson, Robert Whittaker. Seu próximo desafio será uma revanche contra Sean Strickland, a quem venceu no UFC 297 para conquistar o topo da divisão.
Sean Strickland comemora ao fim da luta contra Paulo "Borrachinha" Costa no UFC 302. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Após um breve reinado como campeão dos pesos-médios, Sean Strickland se recuperou no Octógono ao vencer o brasileiro Paulo "Borrachinha" Costa na luta co-principal do UFC 302, realizado em junho de 2024 nos Estados Unidos. O norte-americano manteve sua posição de número um no ranking da categoria e agora enfrenta o sul-africano em uma revanche no UFC 312 em Sydney, na Austrália, em busca de recuperar o posto de dono do cinturão.
Israel Adesanya prepara-se para enfrentar Dricus Du Plessis na luta principal do UFC 305. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Israel Adesanya retornou ao Octógono após um ano de inatividade, mas não conseguiu sair vitorioso em sua volta. O ex-campeão estava fazendo uma boa apresentação contra Dricus Du Plessis na luta principal do UFC 305, realizado em Perth, na Austrália, mas acabou sendo finalizado pelo campeão no 4º round, perdendo a oportunidade de recuperar o título. O nigeriano agora retorna ao Octógono em fevereiro de 2025 na Arábia Saudita para enfrentar Nassourdine Imavov na luta principal do evento.
Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC 308. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
O fenômeno Khamzat Chimaev segue impressionando no Octógono. Em sua última apresentação, ele precisou de menos de cinco minutos para finalizar o ex-campeão Robert Whittaker e saltou para o Top 5 da categoria. Dono de um cartel invicto com 14 vitórias, sendo oito delas na organização, ele aguarda seu primeiro compromisso para 2025 e está cada vez mais próximo de uma disputa de título.
Robert Whittaker comemora a vitória no UFC Arábia Saudita. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Ex-campeão da categoria, Robert Whittaker foi superado por Khamzat Chimaev em sua última apresentação, sendo finalizado ainda no 1° round em confronto válido no UFC 308. O australiano vive uma fase irregular atualmente, vencendo três de seus últimos cinco confrontos no Octógono. Ele ainda não tem um compromisso marcado para 2025, mas por conta do revés sofrido, deve precisar de uma ou duas vitórias para voltar a ter a chance de lutar pelo ouro.
Nassourdine Imavov comemora a vitória na luta principal do UFC Louisville. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O francês Nassourdine Imavov fecha o Top 5 da nossa lista. O peso-médio venceu Brendan Allen no UFC Paris, realizado em setembro, e agora acumula três vitórias seguidas. Com um jogo baseado no volume de golpes e pressão constante, ele irá encarar seu maior desafio em seu próximo compromisso no Octógono: o ex-campeão Israel Adesanya na luta principal do UFC Arábia Saudita, em fevereiro de 2025.
Fora do Top 5, destacam-se três lutadores em ascensão. O brasileiro Caio Borralho chegou a frequentar a elite da divisão, mas caiu após a vitória de Chimaev. Invicto no Octógono com sete vitórias, ele aguarda seu primeiro compromisso para 2025. Anthony Hernandez vive excelente fase, venceu o brasileiro Michel Pereira de forma convincente em sua última apresentação e aguarda alguém do Top 10. Por fim, Shara Magomedov continuou impressionando com seu striking efetivo ao vencer Arman Petrosyan em seu último duelo e agora terá Michael Page pela frente no UFC Arábia Saudita, em fevereiro de 2025.