Pular para o conteúdo principal
Belal Muhammad recebe o cinturão do UFC após a vitória sobre Leon Edwards no UFC 304, em Manchester, em julho de 2024. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Especiais

Panorama da Divisão: Peso Meio-Médio | Dezembro de 2024

Confira como está a situação dos lutadores mais bem ranqueados da categoria

O norte-americano de origem palestina Belal Muhammad terminou 2024 como o campeão peso meio-médio do UFC. O lutador conquistou o cinturão contra Leon Edwards na revanche que marcou luta principal do UFC 304, realizado em Manchester. Ele iria fazer sua primeira defesa de cinturão contra Shavkat Rakhmonov, mas uma lesão o impediu e o duelo foi adiado para 2025. Confira como fica o cenário entre os principais atletas e o que esperar da elite da divisão para a próxima temporada.

Campeão: Belal Muhammad

Belal Muhammad comemora a conquista do cinturão do peso meio-médio no UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Belal Muhammad comemora a conquista do cinturão do peso meio-médio no UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime sobre Leon Edwards (27/7/2024)
Próxima luta: a definir

Aos 36 anos de idade e vivendo sua melhor fase na carreira, o Belal Muhammad tornou-se o 12º campeão da história da divisão até 77,1 Kg do UFC após vencer Leon Edwards por decisão unânime na luta principal do UFC 304. Além do título, ele acumula 11 lutas de invencibilidade e vitórias sobre nomes importantes da categoria, como Gilbert Burns, Sean Brady, Vicente Luque e Stephen Thompson. O dono do cinturão iria enfrentar Shavkat Rakhmonov no UFC 310, mas uma lesão adiou o duelo e eles devem medir forças ainda no 1° semestre de 2025.

 

1) Leon Edwards

Leon Edwards durante sua entrada para a luta principal do UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Leon Edwards durante sua entrada para a luta principal do UFC 304. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão unânime para Belal Muhammad (27/7/2024)
Próxima luta: a definir

Após duas defesas de cinturão bem sucedidas, Leon Edwards não conseguir manter o posto de campeão e foi superado por Belal Muhammad na revanche que marcou a luta principal do UFC 304, em Manchester, na Inglaterra. Logo após a derrota, o lutador pediu pela oportunidade de fazer uma trilogia contra o norte-americano de origem palestina, mas provavelmente seu pedido não será atendido, já que o CEO do UFC, Dana White, confirmou Shavkat Rakhmonov como o próximo desafiante. O britânico agora aguarda seu primeiro compromisso para 2025.

 

2) Shavkat Rakhmonov

Shavkat Rakhmonov terá novo adversário no UFC 310. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Shavkat Rakhmonov terá novo adversário no UFC 310. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime sobre Ian Machado Garry (7/12/2024)
Próxima luta: a definir

Em 2º lugar no ranking aparece o fenômeno Shavkat Rakhmonov. O lutador iria enfrentar Belal Muhammad na luta principal do UFC 310, mas o campeão se machucou e com isso ele enfrentou e venceu Ian Machado Garry em um confronto emocionante, mantendo-se na 2ª colocação no ranking. Das 19 vitórias do atleta do Cazaquistão, 18 foram pela via rápida e ele agora aguarda sua chance de conquistar o título em 2025.

 

3) Kamaru Usman

Kamaru Usman se prepara para a luta principal do UFC 278. (Foto por Alex Goodlett/Getty Images)

Kamaru Usman se prepara para a luta principal do UFC 278. (Foto por Alex Goodlett/Getty Images)


Última luta: derrota por decisão unânime para Khamzat Chimaev (21/10/2023)
Próxima luta: a definir

Depois de cinco defesas de cinturão bem sucedidas, Kamaru Usman teve seu reinado interrompido após ser nocauteado por Leon Edwards na luta principal do UFC 278. Na revanche contra Edwards, no UFC 286, Usman foi novamente superado, desta vez por decisão unânime. O "Pesadelo Nigeriano" então fez um duelo de última hora na categoria de cima contra Khamzat Chimaev, no UFC 294, mas também acabou sendo batido por pontos. Usman não lutou em 2024 e aguarda a marcação de seu primeiro compromisso em 2025.

 

4) Jack Della Maddalena

Jack Della Maddalena comemora sua vitória no UFC Vegas 65. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jack Della Maddalena comemora sua vitória no UFC Vegas 65. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por nocaute sobre Gilbert Burns (9/3/2024)
Próxima luta: a definir

Outro atleta em destaque no Top 5 é Jack Della Maddalena, que continua sua ascensão impressionante no UFC. Desde que foi contratado no Dana White's Contender Series, em 2021, o australiano fez sete lutas e venceu todas, conquistando bônus de performance em quatro delas, além de uma "Luta da Noite". Recentemente, o meio-médio bateu Gilbert "Durinho" Burns por nocaute técnico no UFC 299, em uma virada espetacular ao acertar em cheio uma joelhada no brasileiro no 3° round. Ainda não há um próximo confronto definido para o lutador, mas é esperado que ele lute no 1° semestre de 2025.

 

5) Sean Brady

Última luta: vitória por decisão unânime sobre Gilbert Burns (7/9/2024)
Próxima luta: a definir

Fechando o Top 5 está o norte-americano Sean Brady, que continua sendo um dos nomes promissores da divisão. Conhecido por seu jogo de grappling técnico, o meio-médio fez sua primeira luta principal no UFC contra Gilbert Burns em setembro e saiu vitorioso por decisão unânime. Apesar de ter uma derrota para o atual campeão Belal Muhammad e sofrer com lesões que o tiraram de confrontos importantes durante sua jornada na organização, é inegável o talento do lutador da Filadélfia, que aguarda seu primeiro desafio em 2025.

 

Menções Honrosas: Ian Machado Garry, Joaquin Buckley, Carlos Prates

Fora do Top 5, três nomes vêm ganhando destaque na divisão. Ian Machado Garry perdeu sua invencibilidade contra Shavkat Rakhmonov, mas fez um grande combate e continua como um nome de força na categoria. Após sua migração para o peso meio-médio, Joaquin Buckley consolidou sua posição seis com vitórias consecutivas, sendo a mais recente contra Colby Covington na última luta de 2024. Já Carlos Prates impressionou desde que foi contratado no Dana White's Contender Series vencendo quatro lutas no ano, batendo Neil Magny em sua última apresentação.