Eventos
A divisão peso-mosca tem uma “nova-velha” campeã ao fim da temporada 2024. A quirguiz Valentina Shevchenko reconquistou o cinturão ao vencer a mexicana Alexa Grasso em uma trilogia e está pronta para os próximos desafios no ano seguinte. Em uma faixa de peso recheada de grandes talentos, como fica o cenário entre as principais atletas e o que esperar da elite da divisão para 2025.
Campeã: Valentina Shevchenko
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Alexa Grasso (14/9/2024)
Próxima luta: a definir
Valentina Shevchenko garantiu uma vitória convincente e reconquistou o cinturão ao vencer Alexa Grasso no UFC 306. A peso-mosca controlou o combate em quase todos os rounds, superando as tentativas de finalização da rival e mostrou a velha forma que lhe rendeu sete defesas de título em seu primeiro reinado. Agora, a quirguiz aguarda seu primeiro desafio no novo ciclo como campeã.
1) Alexa Grasso
Última luta: derrota por decisão unânime para Valentina Shevchenko (14/9/2024)
Próxima luta: a definir
Alexa Grasso enfrentou dificuldades no UFC 306, sendo dominada pelas quedas de Valentina Shevchenko e não conseguindo impor seu jogo ofensivo. A primeira campeã mexicana dos pesos-moscas ainda não tem uma nova adversária definida, mas sabe que caso não seja a próxima desafiante de imediato, uma uma vitória sólida contra alguém no Top 5 para pode recolocá-la neste caminho.
2) Manon Fiorot
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Erin Blanchfield (30/3/2024)
Próxima luta: a definir
Manon Fiorot esteve presente em Las Vegas como lutadora reserva no UFC 306 e é a grande favorita para enfrentar Valentina Shevchenko na primeira defesa de cinturão da campeã. Com sete vitórias consecutivas desde sua estreia em 2021, a lutadora francesa chega credenciada por triunfos recentes contra Rose Namajunas e Erin Blanchfield, consolidando-se como a principal candidata a desafiante.
3) Erin Blanchfield
Última luta: vitória por por decisão unânime sobre Rose Namajunas (2/11/2024)
Próxima luta: a definir
Uma das principais promessas da categoria nos últimos anos, Erin Blanchfield também galgou um caminho impressionante até a elite da divisão até 56,7 Kg. Desde a sua estreia na organização, em setembro de 2021, foram seis vitórias consecutivas, sendo três delas por finalização. Apesar da derrota sofrida para a francesa Manon Fiorot, ela se recuperou ao vencer Rose Namajunas e agora aguarda seu primeiro compromisso em 2025.
4) Maycee Barber
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Katlyn Cerminara (9/3/2024)
Próxima luta: a definir
Maycee Barber alcançou o Top 5 com uma sequência de seis vitórias, incluindo sua performance dominante contra Katlyn Cerminara em seu último compromisso. Apesar de um contratempo com problemas de saúde que a tiraram de uma luta contra Namajunas, a jovem lutadora tem boas chances de se manter na disputa pelo título assim que retornar ao Octógono em 2025.
5) Natália Silva
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Jéssica Andrade (7/9/2024)
Próxima luta: a definir
Fechando o Top 5, a mineira Natália Silva aparece como a grande revelação brasileira na divisão. A peso-mosca está invicta em seis lutas na organização e vem de triunfo dominante sobre a ex-campeã Jéssica Andrade em sua última apresentação. Em franca ascensão e vivendo seu auge na carreira, não há dúvidas de que mais uma ou duas vitórias em 2025 podem colocá-la na rota pelo cinturão.
Menções honrosas: Jasmine Jasudavicius, Miranda Maverick
Fora do Top 5, duas lutadores tiveram um bom ano em 2024 e prometem subir no ranking na próxima temporada. Jasmine Jasudavicius tem se mostrado uma atleta sólida na divisão, somando vitórias importantes, incluindo seu recente desempenho contra Ariane da Silva. O outro nome é Miranda Maverick, que saiu com o braço levantado nas três lutas que fez neste ano.
Tags
Eventos