Eventos
Em uma noite eletrizante para os fãs brasileiros, Alexandre Pantoja defendeu com sucesso o cinturão peso-mosca contra Steve Erceg na luta principal do UFC 301, realizado no último sábado (4) no Rio de Janeiro. A vitória por decisão consolida ainda mais a posição do campeão no topo da categoria. Confira como fica a disputa pelo topo e o que esperar da elite da divisão para o restante de 2024.
Campeão: Alexandre Pantoja
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Steve Erceg (4/5/2024)
Próxima luta: a definir
Alexandre Pantoja mostrou determinação em sua segunda defesa de título consecutiva e estreia lutando no Brasil. O lutador de 34 anos teve um confronto difícil e equilibrado contra Steve Erceg, mas saiu com a vitória por decisão unânime dos juízes após 25 minutos disputados. Após três vitórias pelo título em 10 meses, Pantoja anunciou que planeja uma pausa para descansar e aproveitar sua vitória, enquanto possíveis desafiantes, como Muhammad Mokaev, Amir Albazi, Brandon Royval e Manel Kape aguardam a oportunidade de disputar o cinturão.
1) Brandon Royval
Última luta: vitória por decisão dividida sobre Brandon Moreno (24/2/2024)
Próxima luta: a definir
Após sair derrotado contra Alexandre Pantoja no UFC 296, Brandon se recuperou ao ir até o México e derrotar Brandon Moreno na luta principal do evento realizado em fevereiro deste ano, mesmo com pouco tempo para se preparar. Com duas derrotas para o atual campeão, o futuro do norte-americano é incerto. Ele esteve no Rio de Janeiro para observar a luta entre o brasileiro e Steve Erceg, e, sendo o 1° colocado no ranking, é um forte candidato a ser o próximo desafiante.
2) Brandon Moreno
Última luta: derrota por decisão dividida para Brandon Royval (24/2/2024)
Próxima luta: a definir
Após estar quase sempre envolvido em disputas de cinturão nos últimos três anos, Brandon Moreno foi um dos protagonistas da luta principal do UFC México em fevereiro deste ano. Lutando em casa, o ex-campeão saiu derrotado por Brandon Royval e anunciou uma pausa em sua carreira. Com sete lutas de cinco rounds nos últimos anos, o peso-mosca de 30 anos é um atleta que está em seu auge, e, dependendo do tempo de hiato, ainda pode estar no Top 5 da divisão em sua volta.
3) Amir Albazi
Última luta: vitória por decisão dividida sobre Kai Kara-France (3/6/2023)
Próxima luta: a definir
Amir Albazi é o primeiro lutador no Top 5 que ainda não enfrentou Alexandre Pantoja. O "Príncipe" fez sua primeira luta principal em junho deste ano e superou Kai Kara-France por decisão dividida em seu combate mais disputado no Octógono até o momento e iria enfrentar Brandon Moreno na luta principal do UFC México, mas acabou se lesionando e precisou sair do combate. O triunfo sobre o neo-zelandês colocou Albazi na elite do peso-mosca sem nenhuma dúvida, mas não é certa a data de seu retorno e contra quem ele irá medir forças.
4) Kai Kara-France
Última luta: derrota por decisão dividida para Amir Albazi (3/6/2023)
Próxima luta: a definir
Kai Kara-France vem de derrota para Amir Albazi na luta principal do UFC Vegas 74, mas ainda é um dos lutadores de elite da categoria. Por outro lado, o sonho de lutar mais uma vez pelo cinturão está mais distante por conta do revés em seu último compromisso. Ainda não há um novo combate marcado para o lutador, mas as chances de enfrentar alguém vindo de vitória do Top 10 são maiores do que uma chance pelo título em 2024.
5) Alex Perez
Última luta: vitória por nocaute contra Matheus Nicolau (27/4/2024)
Próxima luta: a definir
A vitória de Alex Perez sobre Matheus Nicolau foi crucial para o lutador voltar ao Top 5. Após três derrotas consecutivas para Deiveson Figueiredo, Pantoja e Mokaev, o ex-desafiante ao título finalmente interrompeu sua sequência negativa, consolidando assim sua posição. Embora ainda possa estar um pouco distante de uma oportunidade pelo título em comparação com os outros do Top 5, ele está de volta à disputa e é esperado que participe de lutas importantes em breve.
Menções Honrosas: Muhammad Mokaev, Manel Kape, Steve Erceg
Fora do Top 5, três lutadores merecem destaque no momento. Muhammad Mokaev, após vencer Alex Perez em março deste ano, deve enfrentar alguém do Top 5 em sua próxima apresentação. Manel Kape teve duas lutas canceladas neste ano, mas suas quatro vitórias consecutivas o mantêm relevante na divisão. Por fim, Steve Erceg deu trabalho ao campeão Alexandre Pantoja e com mais algumas lutas pode se posicionar na elite do peso-mosca.
Tags