Eventos
Uma nova estrela brilhou em Abu Dhabi. Ilia Topuria fez sua primeira defesa de título ao nocautear Max Holloway e ser o primeiro lutador a conseguir este feito contra o havaiano, consolidando ainda mais seu domínio na categoria. O triunfo impressionante se soma ao nocaute sobre Alexander Volkanovski, que lhe rendeu o cinturão e agora abre caminho para uma aguardada revanche com o australiano, garantida pelo CEO do UFC, Dana White. Confira abaixo a situação dos principais nomes da categoria apóso UFC 308.
Campeão: Ilia Topuria
Última luta: vitória por nocaute sobre Max Holloway (26 /10/2024)
Próxima luta: a definir
O invicto Ilia Topuria assumiu de vez o protagonismo do peso-pena ao nocautear Max Holloway em Abu Dhabi, no UFC 308, fazendo assim sua primeira defesa de título. No combate, o campeão demonstrou paciência e precisão ao desferir um golpe decisivo que abalou o havaiano antes de encerrar a luta com um cruzado de esquerda, tornando-se assim o primeiro lutador a vencer o ex-campeão desta forma. Após a vitória, "El Matador" rendeu homenagens a Holloway e a Alexander Volkanovski, que entrou no Octógono para uma conversa respeitosa. Uma revanche entre Topuria e o australiano é iminente, garantida pelo CEO do UFC, Dana White, e o georgiano parece destinado ao estrelato no MMA.
1) Alexander Volkanovski
Última luta: derrota por nocaute para Ilia Topuria (17/2/2024)
Próxima luta: a definir
Após duas derrotas por nocaute em quatro meses, quando perdeu para Islam Makhachev e Ilia Topuria, Alexander Volkanovski fez uma pausa estratégica e deu sinais de que deseja uma revanche com o atual campeão peso-pena. O australiano subiu ao Octógono no UFC 308 para uma conversa respeitosa com o georgiano, em uma cena que reflete a expectativa por uma nova disputa pelo título. Segundo o CEO do UFC, Dana White, "The Great" terá a chance de reconquistar o cinturão, mas o duelo ainda não tem data prevista.
2) Max Holloway
Última luta: derrota por nocaute para Ilia Topuria (26/10/2024)
Próxima luta: a definir
Em sua terceira tentativa de retomar o cinturão, Holloway sofreu o primeiro nocaute de sua carreira ao ser superado por Ilia Topuria na luta principal do UFC 308. Na coletiva pós-evento, ele mencionou buscar um “novo destino,” o que sugere uma possível mudança para o peso-leve. Com 32 anos, o havaiano ainda exibe um alto nível competitivo, como demonstrou em sua vitória pelo título BMF contra Justin Gaethje, no UFC 300, e possíveis confrontos com nomes da elite da categoria até 70 Kg, incluindo uma trilogia com Dustin Poirier, já despertam interesse em Holloway.
3) Diego Lopes
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Brian Ortega (14/9/2024)
Próxima luta: a definir
Brasileiro mais bem posicionado no ranking do peso-pena na atualidade, Diego Lopes rapidamente colocou-se entre os nomes mais promissores e empolgantes da categoria até 66 Kg, conquistando vitórias memoráveis contra nomes como Brian Ortega, Dan Ige e Sodiq Yusuff, que o impulsionaram para ficar cada vez mais próximo de uma disputa pelo título. O manauara era o reserva da luta principal do UFC 308, demonstrando sua proximidade com uma chance pelo cinturão, e uma vitória em seu próximo compromisso deve alçá-lo ao posto de desafiante número um.
4) Yair Rodriguez
Última luta: derrota por finalização para Brian Ortega (24/2/2024)
Próxima luta: a definir
Desde sua última derrota na luta principal do UFC México, quando foi finalizado por Brian Ortega no evento, Yair Rodriguez não voltou ao Octógono. Atualmente na quarta colocação do ranking da categoria e vindo de dois reveses consecutivos, o ex-campeão interino precisa voltar ao caminho das vitórias para sonhar com uma nova chance de conquistar o título. Ainda não há um adversário definido e nem uma data para seu próximo compromisso, mas um confronto contra Arnold Allen, por exemplo, poderia consolidá-lo no Top 5.
5) Movsar Evloev
Última luta: vitória por decisão unânime sobre Arnold Allen (20/1/2024)
Próxima luta: Aljamain Sterling (UFC 310 - 7/12/2024)
O russo Movsar Evloev fecha o Top 5 do panorama e é o único dos atletas da elite a ter um duelo marcado para os próximos meses. O lutador está invicto na carreira e sua jornada no UFC tem sido impressionante, com oito vitórias - todas por decisão. Agora no Top 5 do peso-pena, o lutador de 30 anos se posiciona como forte candidato ao título - e uma vitória sobre o ex-campeão peso-galo Aljamain Sterling pode colocá-lo ainda mais perto, embora talvez precise de mais um triunfo para assegurar a disputa pelo cinturão.
Menções Honrosas: Aljamain Sterling, Arnold Allen, Lerone Murphy
Fora do Top 5, três lutadores se destacam e podem entrar no seleto grupo dos cinco melhores da divisão nos próximos meses. A mudança de categoria de Aljamain Sterling trouxe novas oportunidades ao ex-campeão peso-galo, especialmente após sua vitória sobre Calvin Kattar no UFC 300. Caso supere Evloev, o norte-americano poderá entrar no Top 5 e nos debates pelo título em 2025. Já os britânicos Arnold Allen e Lerone Murphy avançam no ranking com triunfos sólidos em suas últimas performances. "Almighty", que já enfrentou alguns dos melhores da divisão, pode ter Yair Rodriguez em sua mira, enquanto "The Miracle", que venceu Dan Ige no UFC 308, chamou Josh Emmett para um duelo.
Tags