Pular para o conteúdo principal
UFC Black Logo Background
Entrevistas

Patrício Pitbull manda recado aos pesos-pena do UFC: “O novo rei chegou”

Brasileiro de 37 anos faz sua estreia no Octógono contra Yair Rodriguez no UFC 314, dia 12 de abril em Miami, nos Estados Unidos

A divisão peso-pena (até 65,7 Kg) do UFC ganhou um grande reforço na última semana, quando Dana White anunciou que o brasileiro Patrício “Pitbull” Freire fará sua aguardada estreia no Octógono em 12 de abril, enfrentando o ex-campeão interino Yair Rodriguez no UFC 314, em Miami, nos Estados Unidos.

Um dos maiores nomes do MMA fora do Ultimate até então, Patrício conversou rapidamente com a reportagem do UFC.com.br após a confirmação e comemorou sua chegada à organização.

“Finalmente, depois de anos de carreira profissional, estrear no UFC aos 37 anos, para mim, é motivo de orgulho. Chego com uma vasta experiência e vim para incomodar a categoria", disse. “Chego para dar uma esquentada no clima e trazer, se possível, o cinturão para o Brasil".

Patricio Pitbull em abril de 2016. (Ed Mulholland/Getty Images)

Patricio Pitbull em abril de 2016. (Ed Mulholland/Getty Images)


O evento em que o potiguar fará sua estreia no Octógono será justamente aquele no qual um novo campeão dos penas será conhecido. Na luta principal do UFC 314, o brasileiro Diego Lopes irá enfrentar o australiano Alexander Volkanovski, valendo o cinturão que está vago desde que o georgiano Ilia Topuria decidiu migrar para o peso-leve (até 70,3 Kg).

“A categoria peso-pena no UFC, com a saída do Topuria para os leves, me parece uma divisão aberta”, analisou Patrício. “Diego Lopes vai enfrentar Volkanovski pelo título e abaixo deles temos (Movsar) Evloev, Yair Rodriguez, quem eu vou enfrentar, Aljamain (Sterling)… alguns nomes interessantes, mas, na minha visão, nada especial".

“Nessa altura do campeonato, já enfrentei todo tipo de lutador, e minha vontade é somente de enfrentar o dono do cinturão, seja ele Diego Lopes ou Volkanovski", completou.

Antes de pensar na disputa de título, no entanto, o brasileiro terá um grande desafio diante do “Pantera”, atual 5º colocado no ranking da divisão, e que busca se reabilitar no Octógono após sofrer derrotas consecutivas para Volkanovski e Brian Ortega.

“É um cara muito dinâmico - na minha visão, o mais dinâmico da categoria: chuta, soca, joga cotovelada, joelhada voadora… e também joga nas duas bases. Mas tenho a estratégia certa para vencê-lo", garantiu Patrício. “Vou fazer o que os ‘pequenos’ fizeram com ele: encurtar a distância, bater, amassar e nocautear no ground and pound".

Yair Rodriguez comemora a conquista do cinturão interino no UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Yair Rodriguez comemora a conquista do cinturão interino no UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Com um cartel de 36 vitórias e sete derrotas, que inclui conquistas de cinturões em duas categorias de outra organização, Patrício dividirá o card do UFC 314 com outro velho conhecido: Michael Chandler, com quem tem um histórico de rivalidade desde 2019, quando venceu o norte-americano por nocaute em apenas 61 segundos em uma disputa de título.

Atual 7º colocado no ranking dos leves do Ultimate na atualidade, “Iron” Mike tem compromisso marcado contra Paddy Pimblett no evento do dia 12 de abril, mas Pitbull não escondeu que um novo encontro com o rival é uma possibilidade para o futuro.

“Nada me impede de subir de divisão e lutar contra qualquer um", disse. “Se for ele (Chandler), melhor ainda. Toda oportunidade que eu tiver de bater nele, vou bater".

Mas qualquer plano para o futuro de Patrício Pitbull no UFC passa necessariamente por sua estreia no UFC 314. Esbanjando a costumeira confiança, o brasileiro encerrou a conversa mandando um recado simples e direto para seus novos colegas de trabalho:

“Pesos-pena do UFC, se preparem, porque o novo rei chegou".

O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.