Eventos
O brasileiro Paulo "Borrachinha" Costa terá a dura missão de encarar o ex-campeão peso-médio Sean Strickland em um duelo de cinco rounds na luta co-principal do UFC 302, neste sábado (1º) em Newark, nos Estados Unidos.
Apesar do revés sofrido para o também ex-campeão Robert Whittaker em sua última apresentação, em fevereiro deste ano, Borrachinha acredita que um triunfo sobre o atual 1º colocado no ranking da categoria possa servir como um atalho rumo a uma nova disputa pelo cinturão da divisão.
"É uma luta muito importante, que pode definir o próximo a lutar pelo título", disse o mineiro em entrevista ao UFC Brasil. "Estou lutando contra o número um, o que vai me impulsionar em caso de vitória. A pressão sempre existe, mas isso não é algo decisivo. Minha cobrança interna é maior do que qualquer cobrança externa - independente de quem seja o adversário".
Borrachinha lutou pelo título dos médios em 2020, quando desafiou o então campeão Israel Adesanya, mas foi derrotado. Três anos depois, Strickland teve sua chance contra o "Stylebender" e aproveitou, protagonizando uma das grandes surpresas da história recente do esporte ao tomar o cinturão do nigeriano.
Logo em sua primeira defesa, no entanto, o norte-americano foi surpreendido pelo sul-africano Dricus Du Plessis e perdeu a coroa; cinco meses depois, Strickland volta à ação para defender seu posto no topo da lista da categoria e provar que ainda deve ser considerado um desafiante em potencial.
"É muito difícil se preparar para ele, porque ele tem um jeito único de lutar, mas fizemos um trabalho bem específico direcionado para esse estilo", disse Borrachinha, analisando o adversário. "Sabemos que o jab sai muito rápido e também o direto, mas fora isso, não tem muito mais. Não é um cara que dá chute rodado, chute na cabeça. Ele tem poucas armas, mas muito boas".
Além de Strickland e Paulo Borrachinha, outras duas importantes lutas na briga pelo cinturão dos médios acontecem neste mês de junho: Jared Cannonier (4º) encara Nassourdine Imavov (8º) no UFC Louisville, dia 8, enquanto Robert Whittaker (3º) enfrenta Khamzat Chimaev (10º) no UFC Arábia Saudita, dia 22.
O UFC 302 será liderado pelo duelo entre Islam Makhachev e Dustin Poirier, valendo o cinturão dos pesos-leves. O UFC Fight Pass transmite o card completo neste sábado, 1º de junho, a partir das 19h30 (horário de Brasília).
Confira a entrevista completa de Paulo Borrachinha abaixo:
O UFC 302: Makhachev x Poirier foi um evento realizado em 1º de junho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Tags