Pular para o conteúdo principal
Paulo Costa of Brazil celebrates his win over Uriah Hall of Jamaica in their middleweight fight during the UFC 226 event inside T-Mobile Arena on July 7, 2018 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)
Atletas

Paulo Borrachinha vê "apenas coisas boas chegando"

Apesar da semana turbulenta, o brasileiro está pronto para enfrentar Marvin Vettori e vê apenas coisas boas em seu caminho para uma nova disputa de cinturão no peso-médio

Em todas as seis vezes em que Paulo Borrachinha pisou no Octógono anteriormente, todos que assistiam tinham a mesma pergunta: como esse cara consegue lutar no peso-médio?

Inscreva-se para receber a Newsletter do UFC

E em todas as primeiras seis vezes que ele lutou, o brasileiro de 30 anos conseguiu subir na balança e bater o peso da categoria.

Mas não desta vez.

Na tarde da última quarta-feira (20), Borrachinha comentou em entrevistas para a imprensa geral que não conseguiria chegar no limite do peso-médio para a luta principal contra Marvin Vettori no UFC Vegas 41, neste sábado (23), em Las Vegas. Ele então esperava que o duelo fosse em peso-casado.

"Foi uma mistura de coisas", disse o brasileiro na quarta-feira ao ser questionado sobre o motivo de estar com um peso tão elevado apenas 48 horas antes de subir na balança. "Teve a viagem, a falta de sono, tudo se juntou aqui."

"Acho que será uma luta melhor com nós dois nesse peso", ele acrescentou, promovendo o combate. "Acho que ambos terão mais força e será mais empolgante."


Na quinta-feira à noite, os dois atletas combinaram de fazer o duelo no peso meio-pesado, mantendo assim a luta principal do evento e dando a oportunidade de Borrachinha lutar após um ano.

A última vez que o brasileiro pisou no Octógono foi em setembro do ano passado, no UFC 253, quando ele enfrentou o campeão Israel Adesanya pelo cinturão dos médios.

Na época, ele estava invicto com 13 vitórias, sendo suas 12 primeiras por nocaute ou finalização - as cinco últimas no UFC. Ele conquistou essa oportunidade após vencer Yoel Romero no UFC 241.

Adesanya e Borrachinha trocaram farpas nas redes sociais e prometeram que a luta acabaria rápido. Porém, assim que a porta do Octógono fechou, foi o nigeriano que saiu vitorioso após um nocaute no segundo round.


"Não me mudou", disse Borrachinha sobre sua primeira derrota como profissional. "Aquela luta foi esclarecedora e apenas tenho a certeza de que aquilo não acontecerá de novo".

"Estou apenas cuidando da minha alimentação, meu peso, minha recuperação e focado em lutar bem, como sempre fiz antes de enfrentar o Adesanya".

A única exceção, neste caso, foi não bater o peso dessa vez.

Esse é o lado contraditório do brasileiro. Ele continua afirmando que irá manter sua alimentação e peso de forma regrada e que irá continuar lutando nos médios, apesar do peso meio-pesado estar aí, sempre precisando de novos talentos.

"Quem sabe, né?", afirmou Borrachinha dando risada quando perguntado sobre qual seria o próximo capítulo de sua história. "Eu não sei, mas espero coisas muito, muito boas mesmo, cara".

"Acredito muito em mim mesmo. Sei do meu potencial, dos meus pontos fortes, da minha mentalidade. Amo lutar, amo treinar, amo fazer exercícios. Só consigo ver coisas boas chegando".

Ao ser perguntado se pensa em subir de categoria, ele foi bem claro. "Não, não - eu vou continuar lutando nos médios. Vou conquistar o cinturão, defendê-lo algumas vezes e, após isso, pensar em uma mudança".

Assim como Borrachinha, Vettori também vem de uma derrota em um combate valendo o cinturão contra Adesanya. O italiano perdeu por decisão unânime para o nigeriano em junho.

Foi a segunda vez que Vettori saiu derrotado para o campeão, interrompendo uma sequência de cinco vitórias que o italiano tinha antes do duelo.

"Será uma nova luta", disse Borrachinha sobre como irá abordar o combate contra o italiano. "Não vi nada de especial nele, mas será uma luta difícil e farei o meu melhor para nocauteá-lo".

"Esse é o meu objetivo. Esse sempre é o meu objetivo".

Caso ele nocauteie Vettori no sábado, ele irá atrás de sua grande meta, que é uma revanche contra Adesanya. E ele garantiu que irá pedir por ela neste final de semana assim que sair vitorioso.

"Quando essa luta acabar, vou dizer para todos que quero lutar pelo título", ele disse de forma confiante.

Se irá acontecer?

Bem, Borrachinha deu a melhor resposta para isso - quem sabe?

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube