Um dos principais nomes da história do jiu-jitsu, o brasileiro Marcus Buchecha faz sua estreia no Octógono neste sábado (26), no card preliminar do UFC Abu Dhabi, diante do eslovaco Martin Buday, em duelo válido pela divisão peso-pesado.
No esquenta para a primeira apresentação da lenda da arte suave no Ultimate, a equipe do UFC.com.br conversou com algumas personalidades da arte suave sobre suas expectativas em relação a Buchecha no Octógono.
Marcus Buchecha estreia no UFC Abu Dhabi contra o eslovaco Martin Buday. (Foto por Savannah Alarcon/Zuffa LLC).
Membro do Hall da Fama da IBJJF e do ADCC, André Galvão fez questão de exaltar as características e pontos fortes do atleta 13 vezes campeão mundial: “O Buchecha no MMA tem uma vantagem: o jiu-jitsu. Já foi provado que sem ele, você não consegue lutar MMA. Claro que o wrestling ajuda, você precisa ter um bom striking, mas, só o jiu-jitsu salva”, disse. “Além disso, ele é um cara super talentoso, muito explosivo, tem um atleticismo muito bom, já lutei contra ele, já fui corner de alunos que estavam enfrentando ele. É isso, ele é um cara muito diferenciado”.
Mais UFC Abu Dhabi: Cinco motivos para assistir ao UFC Abu Dhabi
Integrante do plantel peso-médio do UFC e "rival" histórico de Buchecha em diversas finais de competições da arte suave, Rodolfo Vieira comemorou a chegada do amigo à organização.
“Eu fiquei muito feliz com essa chegada do Buchecha no UFC. Eu fiquei super contente, super feliz, ele é um cara que merece muito, foi o meu maior adversário na época que a gente lutava jiu-jítsu, foi o rival que mais me ganhou”, revelou Rodolfo. “Mas também foi um dos melhores amigos que fiz no esporte e, desde que eu migrei pro MMA, eu sempre botava pilha nele, dizendo que ele tinha que vir também. Eu sabia que ele iria ter muito sucesso, por eu conhecer ele. Eu acredito que o Buchecha vá ter muito sucesso e com boas chances de ser campeão”.
Marcus Buchecha posa com as luvas do UFC antes de sua estreia no UFC Abu Dhabi, em julho de 2025. (Mike Roach/Zuffa LLC)
Ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios e um dos atletas mais bem sucedidos na transição da arte suave para o MMA, Gilbert “Durinho” Burns disse não ter dúvidas do sucesso da trajetória de Marcus no Octógono: “A impressão que eu tenho é que o Buchecha vai fazer muito barulho no UFC. Ele vai estrear contra um adversário bom, o Martin Buday, lutador que tem um cartel de 6-1 no UFC. Eu acho que o Buchecha vai bater em pé, vai derrubar e vai conseguir uma finalização ou um nocaute. Pode esperar que ele vai voar na divisão peso-pesado”, garantiu.
Leia também: Conheça os lutadores brasileiros do UFC Abu Dhabi
Mestre de Buchecha, o campeão mundial de jiu-jítsu Rodrigo Cavaca também falou com orgulho sobre o pupilo: “A organização com certeza está ganhando um atleta diferenciado, assim como todos nós do jiu-jitsu já vimos. Agora, toda a comunidade do MMA vai ter a oportunidade de conhecer. O Buchecha sempre se destacou pelas suas habilidades técnicas, elas sempre foram diferenciadas, mas também, pela sua força de vontade”, elogiou. “Ele é o maior exemplo de atleta talentoso e esforçado, que são os lutadores acima da média. Eu tenho certeza que no UFC, ele vai repetir os feitos do jiu-jitsu, vai ser um dos grandes nomes da categoria e com certeza trará muitas alegrias para o povo brasileiro”, finalizou.
O UFC Abu Dhabi: Whittaker x De Ridder foi um evento realizado em 26 de julho de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.