Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Pesos-galo em foco no UFC 212

Brasil terá diversos representantes ranqueados da divisão em ação neste sábado

Todos já sabem que o UFC 212, que acontece neste sábado (3) no Rio de Janeiro, vai definir o campeão linear da divisão dos penas no duelo entre o brasileiro Jose Aldo e o norte-americano Max Holloway, além de colocar frente a frente as duas primeiras colocadas no ranking do peso-pelha: a brasileira Claudia Gadelha e a polonesa Karolina Kowalkiewicz.
Mais UFC 212: Cinco motivos para não perder | Aldo emociona e Holloway provoca no treino aberto | Enquete: quem vence? | Relembre as vitórias do "Rei do Rio" | Olho Neles! | Top 10 momentos de Belfort | A encarada mais alta da história
Entretanto, o evento também será de suma importância para o futuro da divisão dos galos, já que terá, no card preliminar, três brasileiros ranqueados em ação, além de um estreante com aspiração ao título. Saiba um pouco mais sobre estes duelos.

Raphael Assuncao x Marlon Moraes
O nome do pernambucano Raphael Assunção já é bastante conhecido entre os fãs do Ultimate. O lutador de 34 anos já soma 10 combates no octógono, com oito vitórias conquistadas - sobre nomes do alto escalão, como o ex-campeão TJ Dillashaw, Aljamain Sterling, Bryan Caraway e Pedro Munhoz. Este retrospecto deu a Raphael, atualmente, a terceira posição no ranking da categoria.
Neste final de semana, ele terá mais uma pedreira pela frente, no combate contra seu compatriota Marlon Moraes. Apesar de ser estreante no Ultimate, o friburguense defende invencibilidade de 13 lutas na carreira, tendo sido derrotado pela última vez em 2011. Desde 2014, Marlon era o campeão da divisão no World Series of Fighting, tendo defendido seu título em cinco oportunidades.
O duelo será um dos mais importantes da noite, pois pode colocar o vencedor muito perto de uma chance de, em breve, brigar pelo cinturão dos galos do UFC.

Johnny Eduardo x Matthew Lopez
Com mais de 20 anos de carreira e quase 40 lutas profissionais no cartel, Johnny Eduardo é um representante da velha guarda do MMA que continua tendo performances do mais alto nível contra alguns dos melhores nomes do Ultimate.
O brasileiro é o 10º colocado entre os galos e, em sua última luta, conquistou grande vitória ao nocautear Manny Gamburyan no último mês de novembro.
Para seguir sua escalada, Johnny terá que passar por Matthew Lopez, norte-americano de 30 anos, que busca um lugar no disputado Top 15 da categoria.
Lopez estreou no Ultimate perdendo para Rani Yahya - a primeira derrota de sua carreira - no ano passado, mas se recuperou ao bater Mitch Gagnon e, agora, busca contra o brasileiro uma chance de provar que pode corresponder às expectativas depositadas nele ao chegar no UFC.

Iuri Alcantara x Brian Kelleher
Por último, mas não menos importante, será o duelo de Iuri Marajó, o paraense de 36 anos que é figurinha carimbada nos eventos do Ultimate no Brasil - esta será sua 10ª apresentação pela organização no país.
Atual 13º no ranking da divisão, ele estava escalado para fazer uma revanche entre compatriotas contra Felipe Sertanejo, quem derrotou em sua estreia no octógono, em 2011, mas, após uma lesão do adversário, foi incumbido de dar as boas-vindas ao norte-americano Brian Kelleher no UFC.
Enquanto o brasileiro vem embalado por grandes apresentações - finalizou Luke Sanders e Brad Pickett, conquistando bônus de “Performance da Noite” em ambas as lutas -, Kelleher, de 30 anos, soma seis vitórias seguidas no circuito regional, retrospecto que lhe rendeu a chance de brigar por um lugar no Top 15 já em sua estreia no octógono.
Atualmente, seis brasileiros ocupam posições entre os 15 melhores pesos-galo do Ultimate, e três deles entrarão em ação no UFC 212. Além disso, um dos principais prospectos da categoria no mundo, Marlon Moraes, terá a chance de mostrar que seu sucesso fora do octógono poderá se repetir no maior palco do mundo. Ingredientes mais do que suficientes para bagunçarem toda a divisão neste sábado.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC