
Eventos
Confira uma análise do evento que aconteceu no último sábado
Antes mesmo que o card principal começasse, já tínhamos um candidato a Nocaute do Ano, uma vitória de virada por nocaute e uma vitória em 24 segundos.
O mundo dos esportes de combate pareceu mais focado em uma das principais lutas de boxe dos últimos tempos, o duelo entre Gennady Golovkin e Canelo Alvarez que terminou em empate no sábado em Las Vegas, mas, em Pittsburgh, o card do UFC entregou em grande estilo.
Tudo sobre UFC Pittsburgh: Fatos para a história | Rockhold vence a luta principal | Durinho nocauteia no card preliminar | Bônus da Noite
Oito das 10 lutas da noite terminaram em nocaute ou finalização, e o ex-campeão dos médios Luke Rockhold se reestabeleceu como uma força na divisão antes do confronto entre Michael Bisping e Georges St-Pierre no Madison Square Garden, dia 4 de novembro.
A estrela de Mike Perry continua a crescer após um nocaute com joelhada nos primeiros minutos da luta co-principal. E falando de estrelas em ascensão, o meio-médio Kamaru Usman aplicou um nocaute no primeiro round que deixou toda a divisão dos meio-médios em alerta.
Estes são os Pontos de Discussão do UFC Pittsburgh
Rockhold, ainda na elite, alerta GSP sobre mudança para os médios
A caminho desta luta, parecia que as pessoas tinham se esquecido o quão bom Luke Rockhold vinha sendo ao longo de sua excelente carreira no MMA. Ele venceu os melhores dos melhores e deu ao ex-campeão Chris Weidman - o mesmo que encerrou o reinado do lendário Anderson Silva - sua primeira derrota profissional.
David Branch estava dando um grande passo contra Rockhold, que disse nos treinos abertos que daria as boas-vindas a Branch das ligas menores. O ex-campeão do World Series of Fighting foi bem no primeiro round, conectando grandes golpes enquanto Rockhold estava de costas contra a grade e foi obrigado a se ajustar.
Mas não foi nada que ele não havia visto antes.
“Este não foi meu primeiro rodeio”, disse Rockhold, “Eu espero e acho meu timing. Encontrar o timing e a distância, é assim que fazemos na elite do esporte. Você dá aberturas quando vai para cima desta forma. Ele veio para frente e eu não estava esperando. Ele me forçou a voltar com meu gancho de direita e eu o acertei algumas vezes”.
No que diz respeito ao futuro de Rockhold, ele está de olho na luta de GSP e Bisping agendada para o retorno do UFC a Nova York. Ele está determinado a recuperar seu cinturão e mandou um aviso a St-Pierre sobre a mudança para a divisão dos médios.
“GSP será destruído”, disse Rockhold, “Sua estratégia não vai funcionar contra Bisping, por mais que eu não goste do outro cara - ele vai perder… Se GSP vencer de alguma forma, ele não vai enfrentar nenhum de nós. Estou tentando inspirá-lo de todas as formas a cair fora. Esta é minha luta e estarei pronto”.
Perry cacareja como uma galinha após demolição
Mike Perry literalmente imitou uma galinha no octógono após sua vitória rápida na luta co-principal. É difícil culpá-lo por aproveitar o momento e celebrar seu bom trabalho.
Em cinco aparições no octógono, ele tem quatro vitórias por nocaute e dois bônus de performance. A personalidade forte de Perry e a promessa de agressividade excessiva toda vez que ele luta fez dele um dos lutadores mais empolgantes do UFC.
“Sou o melhor nocauteador da divisão e quero lutar no card em Detroit, estou pronto para lutar novamente”, disse Perry, “Quero lutar novamente o quanto antes. Dana White, Sean Shelby, por favor, quero voltar”.
Gillespie continua a receber cheques gordos
Em três lutas no UFC, Gregor Gillespie segue invicto e já conquistou dois bônus de performance.
A habilidade de Gillespie no wrestling permite que ele faça loucura em pé, dite o ritmo e atire grandes bombas. Ele foi acertado com alguns chutes altos, mas seguiu pressionando e conectando boas combinações de golpes. Seu wrestling foi decisivo em sua finalização sobre Jason Gonzalez no segundo round, mas o jovem nova-iorquino tem mostrado um jogo versátil.
“Acho que mostrei que sou um lutador completo. Fiz o que vinha fazendo no sparring, meu técnico de trocação tem me preparado da forma certa para lutar em pé”, disse Gillespie, “Todos gostam de dizer que essa divisão é muito profunda, mas não tenho que lutar com todos da divisão de uma vez. Tenho apenas que lutar com o próximo da fila”.
Usman mira o Top 10 dos meio-médios
Kamaru Usman tem um bom ponto quando se pergunta como seu cartel de 6-0 no UFC ainda não lhe rendeu uma posição no Top 10. Isso pode mudar após a próxima atualização dos rankings, mas Usman mostrou o quão perigoso ele se tornou na luta contra Serginho Moraes.
Conhecido por seu wrestling, Usman trabalha com Henri Hooft e companhia na Flórida e agora se tornou um lutador perigoso em todas as áreas.
“Esta era a grande impressão que eu queria deixar. Se as pessoas ao redor do mundo pensam que não sou o cara que pode tirar o cinturão de (Tyron) Woodley, estão loucas”, disse Usman, “Quero RDA (Rafael dos Anjos) e acho que depois do RDA é uma luta pelo title-shot contra o vencedor de Colby Covington e Demian Maia. Quero vencer RDA antes do fim do ano, conquistar o title-shot no início do próximo ano e, no meio do ano que vem, quando Woodley estiver saudável, vou tirar o cinturão dele”.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC