Prestes a estrear no UFC, Poliana Botelho supera lesões e se diz "nova pessoa"
Brasileira faz sua primeira luta no octógono neste sábado (7), no UFC 216
Contratada pelo UFC no primeiro semestre de 2016, Poliana Botelho passou mais de um ano aguardando por sua estreia enquanto lidava com lesões e problemas familiares.
Mas o dia de pisar no octógono finalmente está próximo, e neste sábado (7) a mineira de 28 anos faz sua estreia no Ultimate em duelo contra Pearl Gonzalez pelo peso-palha no UFC 216, e garante que está dosando a expectativa.
“Eu divido minha ansiedade por partes”, explicou Poliana em conversa com a reportagem do UFC Brasil, “Independentemente do que passei, a primeira parte é do treinamento para a luta, em que me dediquei a tudo que vou precisar fazer da melhor forma. E agora a preocupação é perder peso, o que estou fazendo bem, forte, como quando estava treinando. E quando eu bater o peso, aí vou entrar na preparação para a luta”.
A preocupação com o peso é válida, uma vez que a brasileira chegou ao Ultimate após conquistar o cinturão peso-mosca do XFC, e agora está prestes a competir com cerca de 5kg a menos. Entretanto, ela diz não estar sentindo os feitos da perda de peso extra.
“Há um tempo atrás, eu estava até falando sobre subir para 57kg (peso-mosca), mas estou batendo o peso super bem, super forte, até melhor do que eu batia em 57kg”, disse, “Agora, tenho que ver como vou me sentir na luta”.
Especialista na trocação, Poliana tem um cartel de cinco vitórias - todas por nocaute - e apenas uma derrota. Por isso, acredita que Gonzalez vá buscar a luta agarrada desde o início: “Ela vai querer fazer o jogo dela, eu vou querer fazer o meu, mas a luta começa em pé”.
Mais empolgada do que nervosa para finalmente estrear no maior palco do MMA mundial, Poliana enxerga o lado positivo de não entrar em ação desde 2015: para a brasileira, todo esse tempo foi utilizado da melhor forma para desenvolver seu jogo e melhorar como atleta, e o resultado, segundo ela, será uma apresentação memorável no UFC 216.
“Fiquei muito tempo parada, mas agora vocês vão ver uma nova Poliana Botelho”, disse, “Mudei muito minha estratégia, meu jogo, sou uma nova pessoa agora. Essa vai ser a Poliana na melhor forma”.