Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

PREVIEW UFC Sioux Falls, por Alexandre Matos

Alexandre Matos é fã de todos os esportes de combate e fundador do site MMA Brasil. Ele estará aqui toda semana para comentar e palpitar os eventos.

E aí, sobreviveram à Fight Week e ao histórico UFC 200? Então tratem de se recuperar porque quarta-feira tem mais. O octógono mais famoso do mundo desembarca pela primeira vez na Dakota do Sul, estado natal de Brock Lesnar, na cidade de Sioux Falls, conhecida reserva indígena americana, para o UFC Fight Night 91, que tem algumas boas atrações do peso leve para baixo. 
Na luta principal, John Lineker tem seu maior desafio no UFC. O paranaense vai encarar Michael McDonald, num combate em que o vencedor provavelmente ficará na boca da caçapa para o posto de desafiante, atrás apenas de TJ Dillashaw.

Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC 
Outro combate importante para quem tem aspirações de disputar cinturão envolverá Tony Ferguson, dono da maior série de vitórias do peso leve. Seu adversário será Lando Vannata, contratado em cima da hora para substituir o lesionado Michael Chiesa
O evento de estreia na Dakota do Sul terá ainda mais um brasileiro, o ás do jiu-jítsu Rani Yahya, que vai encarar o talentoso prospecto Matt Lopez
Vamos ver o que esperar para esses combates? 
Peso Galo: Michael McDonald vs. John Lineker 
McDonald já foi um dia o mais jovem do plantel do UFC e o prospecto mais quente das categorias mais leves. Suas vitórias o levaram à disputa do cinturão interino contra Renan Barão, em 2013. Ele até começou bem na luta, mas Barão cresceu e o finalizou no quarto assalto. Em seguida, Mike sofreu para vencer Brad Pickett, foi atropelado por Urijah Faber e ficou um tempo enorme sem lutar. Na volta, se complicou para finalizar Masanori Kanehara.

 

O caminho de Lineker até aqui contou com inúmeros problemas de balança e uma mudança de categoria. Como peso mosca, ele mesclava atuações sólidas com falhas nas pesagens. Isso fez com que o UFC o obrigasse a subir de categoria. Enfrentando gente maior ainda, ele se beneficiou do menor sofrimento no corte de peso e finalizou Cisco Rivera depois de um tiroteio de dois minutos, para em seguida dominar outro prospecto, Rob Font, em Curitiba. 
O que faz deste combate algo sensacional é juntar dois lutadores jovens, famintos, de mentalidades ofensivas, agressivos e muito talentosos. Os dois têm na troca de golpes em pé suas maiores ferramentas, com o brasileiro usando o boxe e o americano mesclando mais os chutes – ainda que seja fundamental dizer que Lineker tem chutado mais do que em outrora. McDonald tem o wrestling a seu favor, mas Lineker melhora a cada dia na defesa de quedas. Para completar, Mike mostrou muita ferrugem na última luta, sentindo a inatividade, enquanto John está ativo.

 

Caso McDonald repita a atuação anterior, terá muitos problemas, mas é bem provável que ele não lute tão mal como em janeiro. Ainda assim, ele vai encarar um modo diferente de quebrar movimentação, que são os socos no corpo de Lineker. O brasileiro já mostrou que encará-lo na pancadaria franca é prejuízo e McDonald não é tão rápido para uma tática de bater e sair, aproveitando a envergadura. A expectativa é que o duelo seja muito difícil, com McDonald precisando das quedas para variar o jogo. Lineker deve vencer por decisão. 
Peso Leve: Tony Ferguson vs. Lando Vannata 
Já se vão quatro anos desde que Ferguson perdeu sua única luta no UFC, diante de Michael Johnson. De lá para cá foram sete vitórias consecutivas, com finalizações sobre Edson Barboza e Gleison Tibau, além de um atropelamento contra Josh Thomson. A luta original contra Chiesa certamente lhe concederia o posto de desafiante em caso de vitória. Agora, contra um estreante, a briga com Khabib Nurmagomedov, que também tem sete vitórias seguidas, fica acirrada. 


Vannata fará sua estreia no UFC num duelo espinhoso. O rapaz foi encontrado no circuito regional americano e se destacou após atropelar Chad Curry, em novembro, pelo RFA 32, e fazer o mesmo com o veterano Ramico Blackmoon, em abril.
Quando apareceu (e venceu) no TUF 13, Ferguson era um lutador bom, mas simplório, que usava apenas o boxe e o wrestling. De lá para cá, evoluiu horrores. O boxe continua matador e em alto volume de golpes, o wresttling ainda é fundamental para definir onde a luta ficará, mas agora o “Bicho-Papão” também é bom no jiu-jítsu – ele chegou a vencer Danny Castillo praticamente lutando na guarda, além de ter finalizado o faixa-preta Tibau. O kickboxing também tem aparecido em seu jogo.

Confira o card completo do UFC Sioux Falls | Dê o seu palpite para todas as lutas do evento | Acesse o Canal do UFC no YouTube 
Do outro lado, Vannata é um atleta que desenvolve todos os aspectos do MMA com os excepcionais treinadores Greg Jackson e Mike Winkeljohn – Lando abandonou a faculdade, pela qual competia no circuito universitário de wrestling, para se juntar à Jackson-Wink. O ex-atendente das lanchonetes Subway é bom nas quedas provenientes da greco-romana e é faixa-roxa de jiu-jítsu.
Por mais que Vannata seja talentoso e agressivo, é difícil que ele dê conta de Ferguson. Já seria difícil com camp completo, imagine entrando de última hora. Deste modo, a expectativa é que Tony consiga uma interrupção ainda no primeiro assalto e jogue a pressão para cima de Nurmagomedov. 
Peso Galo: Rani Yahya vs. Matt Lopez
O brasiliense Yahya é um dos mais nobres representantes do jiu-jítsu no MMA, campeão mundial de pano e campeão do ADCC, principal competição sem quimono do mundo, em 2007. Ele está em ótima fase, com cinco vitórias em seis lutas desde que foi derrotado por Chad Mendes, em 2011.


Já Lopez é sua antítese, proveniente do wrestling, campeão no estilo livre e greco-romano e que competiu nas prestigiosas Arizona State (que revelou Cain Velasquez) e Cal-Poli (que revelou TJ Dillashaw). Matt fez carreira na RFA, um dos principais celeiros de talentos para o UFC na América do Norte. Na última luta, ele acabou aparecendo no documentário Looking for a Fight, de Dana White. 
Este duelo provavelmente será decidido nos scrambles, ou seja, nas trocas de posição na luta agarrada. Lopez é mais competente na troca de golpes em pé, mas Yahya sabe se embolar e levar o duelo para o chão, onde ele é muito perigoso quando cai por cima. Se escapar das primeiras investidas do brasileiro, o americano tem tudo para controlar o combate conforme ele se estenda até vencer na decisão dos juízes laterais.