Eventos
Israel Mobolaji Temitayo Odunayo Oluwafemi Owolabi Adesanya x Dricus Du Plessis. No confronto entre ídolos do continente africano, se o tamanho do nome definisse a luta, já teríamos um vencedor. Porém, para a nossa sorte, é preciso muito mais do que isso quando se colocam dois dos mais letais de sua espécie para se confrontarem na jaula mais famosa do mundo, no UFC 305.
Dricus Du Plessis x Israel Adesanya
O main event do UFC 305 conta com dois lutadores que vêm de retrospectos bem diferentes em suas últimas lutas. Adesanya acumula dois reveses em suas quatro últimas aparições, enquanto Du Plessis soma quatro triunfos em suas quatro últimas apresentações. Da última vez que vimos Israel Adesanya lutar após um revés, o seu orgulho ferido se mostrou um grande aliado, dando-lhe a possibilidade de recuperar o cinturão contra aquele que era o seu maior algoz, Alex Poatan, que possuía três vitórias sobre ele, sendo duas por nocaute. Israel Adesanya deu a volta por cima e nocauteou Alex Poatan naquela que poderia ter sido a última luta de sua carreira.
Não perca o UFC 305, dia 17 de agosto, com exclusividade no UFC Fight Pass.
Dricus Du Plessis, por sua vez, vem embalado por sete vitórias, mantendo-se invicto no UFC, com sua última luta rendendo-lhe o cinturão da categoria justamente contra o último algoz de Israel Adesanya, Sean Strickland. Em sua penúltima luta, venceu Robert Whittaker por nocaute e vive um momento de plena confiança e crescimento na categoria.
Ao considerar o momento de cada um e as motivações, acredito que o estilo não ortodoxo de Dricus Du Plessis, que se misturar os níveis de luta no timing certo, colocando Adesanya para baixo nas oportunidades que surgirem e levando o duelo para o 5º round, acabará a noite se sagrando campeão e mantendo o cinturão por decisão unânime.
Palpite Oficial: Dricus Du Plessis vence Israel Adesanya por decisão unânime.
Kai-Kara France x Steve Erceg
No co-main event, temos o duelo no peso mosca entre Steve Erceg e Kai Kara-France. Erceg conquistou o respeito do público brasileiro a partir de uma derrota — a sua única no UFC. O revés para Alexandre Pantoja foi tão valorizado por todos os brasileiros que assistiram ao main event do UFC 301, que o australiano hoje é visto por nós como uma grata surpresa na categoria. Na opinião deste entusiasta que vos fala, Erceg entra como favorito contra o também duríssimo Kai Kara-France.
Veja também: 10 lutas que você precisa assistir antes do UFC 305
Ambos vêm de derrotas em suas últimas lutas, ambos vêm de disputas de cinturão, ambos possuem poder nas mãos, apesar de serem pesos mosca. Contudo, no duelo desses dois "gigantes", aposto na maior habilidade na luta de solo de Steve Erceg e em sua capacidade de integrar o striking e o grappling de maneira mais fluída do que seu adversário, o também "brabo" Kai Kara-France.
Palpite Oficial: Steve Erceg vence Kai-Kara France por decisão unânime.
Mateusz Gamrot x Dan Hooker
No duelo da categoria mais disputada do UFC, o peso-leve, teremos o 5º do ranking contra o 11º. Mateusz Gamrot enfrenta Dan Hooker e, nesse típico duelo de estilos, tenho fortes razões para acreditar que o grappling de Gamrot prevalecerá, nessa que promete ser uma luta duríssima para ambos.
Para Hooker, é uma baita oportunidade de subir no ranking, caso apresente uma vitória arrasadora contra Gamrot, mas o experiente striker da City Kickboxing dificilmente parará o wrestling do polonês e será vencido após uma guerra de três rounds por vitória unânime.
Palpite Oficial: Mateusz Gamrot vence Dan Hooker por decisão unânime.
Tai Tuivasa x Jairzinho Rozenstruik
No duelo de pesos-pesados entre Tai Tuivasa e Jairzinho Rozenstruik, fico com a maior envergadura (lá ele) do kickboxer surinamês, que vive um melhor momento do que Tuivasa, que vem de três derrotas consecutivas, sendo a última por finalização e as outras por nocaute.
Palpite Oficial: Jairzinho Rozenstruik vence Tai Tuivasa por nocaute.
Li Jingliang x Carlos Prates
Temos também a participação do brasileiro Carlos Prates no card principal, chamado carinhosamente de "Capitão Pulmão" no último episódio da Roda da Discórdia no canal deste entusiasta que vos fala. Na minha humilde opinião, ele nos brindará com mais uma performance digna da Fighting Nerds e aplicará um nocaute contra o chinês Li Jingliang.
Palpite Oficial: Carlos Prates vence Li Jingliang por nocaute.
Mais UFC 305: Conheça todos os brasileiros que estarão em ação
E você, como estão seus palpites para o card principal do UFC 305? Vá no UFC Fantasy, preencha seus palpites para este card, concorra a prêmios inteiramente grátis e teste seus conhecimentos sobre o esporte que mais cresce no mundo, no maior evento de MMA do mundo: o UFC.
*Alexandre Lemos, ex-bancário, apaixonado por lutas e host do maior podcast de MMA do Brasil (Connect Cast).
Não perca o UFC 305: Du Plessis x Adesanya, dia 17 de agosto, com exclusividade no UFC Fight Pass. O card preliminar começa às 19h30 e o card principal tem início às 23 horas (horários de Brasília).