Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC 300: Pereira vs Hill, Live From T-Mobile Arena In Las Vegas, Nevada On April 13, 2024
Análises

Raio-X: Alex "Poatan" Pereira x Jamahal Hill | UFC 300

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (13) baseada em dados dos atletas no Octógono

O brasileiro Alex "Poatan" Pereira coloca a coroa dos meio-pesados em disputa pela primeira vez contra o ex-detentor do título, o norte-americano Jamahal Hill, na luta principal do UFC 300 no dia 13 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 19 horas (horário de Brasília).

Garanta já o seu ingresso para o UFC 301

O confronto colocará frente a frente dois dos mais perigosos strikers da divisão, que juntos possuem uma taxa de 68% de vitórias por nocaute. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.

Veja mais: Confira os perfis dos lutadores brasileiros do UFC 300

 

 

Alex "Poatan" Pereira

Campeão peso meio-pesado, 9-2 no cartel

Alex "Poatan" Pereira comemora a conquista do cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira comemora a conquista do cinturão do peso meio-pesado no UFC 295. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Ex-campeão peso-médio e atual campeão dos meio-pesados, Alex "Poatan" Pereira vai em busca da sua primeira defesa de cinturão contra Jamahal Hill na luta principal do UFC 300. O brasileiro se mostrou um verdadeiro fenômeno desde sua chegada na organização, tendo conquistado dois cinturões em apenas oito combates no Octógono.

Campeão nato

Poatan tornou-se o nono lutador na história do UFC a conquistar o cinturão em duas divisões com seu nocaute sobre Jiri Prochazka no UFC 295, onde faturou o título dos pesos meio-pesados. O brasileiro precisou de apenas 11 lutas profissionais de MMA para tal feito, mais rápido do que os oito outros lutadores que tiveram a mesma conquista. Além disso, o paulista foi campeão dos pesos-médios depois de apenas oito lutas na carreira, o segundo menor número de lutas de um campeão do UFC (Lesnar, 4).

Precisão de golpes

Poatan tem demonstrado uma precisão de golpes que faz toda a diferença em sua jornada no UFC. Ele acertou pelo menos 56% de suas tentativas de golpes significativos em cada uma de suas sete lutas no Octógono. Sua precisão de 59,3% como peso-médio do UFC ocupa o segundo lugar na história da divisão até 84 Kg, e sua precisão geral de 62% ocupa o segundo lugar entre os lutadores da atualidade e o quarto maior de todos os tempos (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas de golpes).

Golpes à distância

Não há dúvidas de que Poatan é um kickboxer de elite. De seus 284 golpes significativos desferidos no UFC, 282 deles foram à distância ou no clinch. Essa proporção de 99,3% de golpes em pé é a segunda maior da história dos pesos-médios (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas de golpes). Quando o assunto é precisão nos golpes à distância, o brasileiro acertou 58,9% de suas tentativas, a quarta maior média da história do UFC (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas de golpes).

Números de Sucesso 

Golpes significativos por minuto  

  • Alex Poatan – 5
     
  • Média no UFC – 3,46 

Precisão de golpes 

  • Alex Poatan – 62%
     
  • Média no UFC – 44,3%

Knockdowns a cada 15 minutos

  • Alex Poatan – 0,57
     
  • Média no UFC – 0,31

 

Jamahal Hill

1º colocado no ranking peso meio-pesado, 12-1, 1 NC no cartel

Jamahal Hill durante a luta contra Thiago Marreta no UFC Vegas 59. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Jamahal Hill durante a luta contra Thiago Marreta no UFC Vegas 59. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Ex-campeão peso meio-pesado, Jamahal Hill terá a chance de reconquistar seu posto neste sábado contra o brasileiro Alex "Poatan" Pereira. O norte-americano foi o primeiro lutador vindo do Dana White's Contender Series a conquistar um cinturão do Ultimate e só conheceu a derrota uma vez em toda sua carreira.

Recordista em diferencial de golpes

Jamahal Hill fez história ao conquistar o título do peso meio-pesado com uma vitória dominante sobre Glover Teixeira. Acertando um total de 232 golpes significativos, o norte-americano registrou a maior diferença de golpes já vista na categoria até 93 Kg. Seu diferencial de +157 na luta é o maior já registrado na divisão e o quarto maior na história da organização, solidificando seu domínio no Octógono.

Volume e potência de golpes

Com uma média de 6,99 golpes significativos por minuto, Jamahal Hill apresenta a segunda maior taxa na história do peso meio-pesado. Além disso, sua precisão de 52,8% o coloca entre os melhores da categoria até 93 Kg, enquanto sua taxa de 0,81 knockdowns a cada 15 minutos o posiciona em sexto lugar na divisão. Todos esses dados mostram como o norte-americano é um atleta versátil e letal para seus oponentes.

Domínio no Octógono

Durante sua vitória sobre Glover Teixeira, Jamahal Hill não apenas estabeleceu um recorde de golpes significativos, mas também demonstrou precisão em seus ataques. Com 180 golpes na cabeça, o norte-americano registrou uma nova marca a ser batida na divisãp. Além disso, seus 42 golpes no corpo contra Teixeira e 40 contra Darko Stosic demonstram sua habilidade em atacar diferentes regiões do corpo, sempre deixando seus adversários em dúvidas sobre qual área defender.

Números de Sucesso 

Golpes significativos por minuto  

  • Jamahal Hill – 6,99
     
  • Média no UFC – 3,46 

Knockdowns a cada 15 minutos

  • Jamahal Hill – 0,81
     
  • Média no UFC – 0,31

Precisão de golpes

  • Jamahal Hill – 52,8%
     
  • Média no UFC – 44,3% 

 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Poatan – cabeça (42,3%), corpo (32,7%), pernas (25%) 
     
  • Hill – cabeça (68,3%), corpo (24,1%), pernas (7,6%)     

Posição dos golpes 

  • Poatan – à distância (82,4%), clinch (13,8%), chão (3,8%) 
     
  • Hill – à distância (81,4%), clinch (9,1%), chão (9,5%)     

Posição na luta 

  • Poatan – em pé (83%), por cima no chão (0,7%), por baixo no chão (16,3%)
     
  • Hill – em pé (85,1%), por cima no chão (7,2%), por baixo no chão (7,7%) 

News and announcements

View all