Eventos
O campeão peso-pena Alexander Volkanovski coloca seu cinturão em disputa contra Ilia Topuria na luta principal do UFC 298, dia 17 de fevereiro em Anaheim, na Califórnia. O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 20h30 (horário de Brasília).
O duelo colocará frente a frente um dos maiores pesos-pena da história contra a maior estrela em ascensão da categoria. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Veja mais: A jornada do invicto Topuria até o cinturão
Alexander Volkanovski
Campeão peso-pena, 26-3 no cartel
Dono do cinturão da categoria desde 2019, Alexander Volkanovski poderá fazer sua sexta defesa de título caso supere Ilia Topuria na luta principal do UFC 298. O australiano venceu 23 de suas últimas 25 lutas e já superou praticamente toda a elite da divisão, batendo nomes como Max Holloway (3x), Yair Rodriguez, Brian Ortega e até mesmo a lenda José Aldo.
Campeão e vitorioso
Alexander Volkanovski continua a se firmar como um dos maiores pesos-penas do UFC. Sua atual sequência de 11 vitórias na divisão é a mais longa da atualidade e a segunda maior na história (atrás apenas de Holloway, com 13). Ele conquistou seis triunfos em disputas de título, a segunda maior quantidade na categoria (atrás apenas de Aldo, com oito), e quando o assunto é o número total de vezes em que saiu vencedor do Octógono, ele tem a quarta maior marca da divisão.
Uma máquina de pressionar adversários
Alexander Volkanovski tem dominado seus oponentes com um jogo de pressão avassalador. Seu diferencial de golpes significativos de +126 contra Brian Ortega é o nono maior da história do UFC em uma única luta. Mantendo uma média de diferencial de golpes significativos de +3,03 por minuto, ele tem a maior da história do peso-pena (mínimo de cinco lutas). Além disso, o australiano conecta em média 6,8 golpes significativos por minuto, a quarta maior taxa na história da divisão (mínimo de cinco lutas) e não diminui o ritmo no final da luta, com média de 7,52 golpes significativos por minuto no quinto round.
Precisão impressionante
Alexander Volkanovski demonstra uma precisão notável. Com uma taxa de acerto de 57,1% em suas tentativas de golpes significativos, o campeão ocupa a terceira posição na história da divisão dos penas em precisão (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas de golpes significativos). Até o momento, ele já conectou 1320 golpes significativos na categoria, o terceiro maior número na história dos 66 kg.
Números de Sucesso
Golpes por minuto
- Alexander Volkanovski – 6,19
- Média no UFC – 3,4
Precisão de golpes
- Alexander Volkanovski – 57%
- Média no UFC – 43,9%
Defesa de quedas
- Alexander Volkanovski – 70%
- Média no UFC – 62,2%
Ilia Topuria
3º colocado no ranking peso-pena, 14-0 no cartel
O invicto Ilia Topuria chega para a disputa de cinturão após sair vitorioso nas seis lutas que fez no Octógono. O georgiano venceu 12 vezes pela via rápida e é um lutador completo, mostrando boa trocação e jogo de chão em seus combates.
Sequência impecável
Ilia Topuria continua a construir uma carreira de sucesso no UFC. Desde sua estreia na organização, em 2020, o lutador acumula um impressionante cartel de 6-0, com cinco dessas vitórias conquistadas na categoria dos penas. Essa sequência na divisão está atualmente empatada como a terceira mais longa da atualidade. Ele também aplicou knockdowns em quatro de seus seis oponentes no Octógono, e sua média de quedas de 0,81 a cada 15 minutos de luta é a quinta maior entre os lutadores ativos nos 66 kg (mínimo de cinco lutas).
Defesa impressionante
Ilia Topuria demonstra uma defesa impressionante. Com uma taxa de 67,4% de sucesso em evitar tentativas de golpes significativos de seus oponentes, ele se destaca como o lutador com a melhor defesa entre os atletas que estão hoje na categoria e ocupa a terceira posição na história da divisão (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas de oponentes).
Busca pela finalização
Ilia Topuria possui um alto índice de tentativas de finalização. Ao longo de suas cinco lutas no peso-pena, ele tentou finalizar seus oponentes seis vezes, incluindo a vitória por triângulo de mão sobre Bryce Mitchell no UFC 282. Com uma média de 1,62 tentativas a cada 15 minutos de luta, Topuria se destaca como o quinto colocado do peso-pena nesse quesito na atualidade (mínimo de cinco lutas).
Números de Sucesso
Knockdowns a cada 15 minutos
- Ilia Topuria – 0,97
- Média no UFC – 0,31
Defesa de golpes
- Ilia Topuria – 67,1%
- Média no UFC – 56,1%
Defesa de quedas
- Ilia Topuria – 92,9%
- Média no UFC – 62,2%
As estratégias
Alvos dos golpes
- Volkanovski – cabeça (62,9%), corpo (11%), pernas (26,1%)
- Topuria – cabeça (74,8%), corpo (15,7%), pernas (9,5%)
Posição dos golpes
- Volkanovski – à distância (73,6%), clinch (9,3%), chão (17,1%)
- Topuria – à distância (73,7%), clinch (2,9%), chão (23,4%)
Posição na luta
- Volkanovski – em pé (83,4%), por cima no chão (12,4%), por baixo no chão (4,2%)
- Topuria – em pé (73,3%), por cima no chão (24,3%), por baixo no chão (2,4%)
O UFC 298: Volkanovski x Topuria foi um evento realizado em 17 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.