Eventos
A International Fight Week retorna a Las Vegas e trará grandes duelos no UFC 290, dia 8 de julho, na T-Mobile Arena. Na luta principal, o campeão peso-pena Alexander Volkanovski encara o campeão interino Yair Rodriguez, valendo a unificação do título da categoria.
O duelo entre ambos colocará frente a frente dois dos melhores lutadores do peso-pena da atualidade, com estilos diferentes, mas ambos efetivos contra seus rivais. Confira abaixo uma análise dos pontos fortes de cada um.
Alexander Volkanovski
Campeão peso-pena, 25-2 no cartel
Campeão linear do peso-pena, Alexander Volkanovski é considerado um dos melhores lutadores da atualidade por diversas razões. O australiano tem um jogo completo e é letal em todas as áreas, além de apresentar uma inteligência acima da média em suas lutas. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Maior sequência de vitórias no peso-pena na atualidade
Além de ser campeão de uma das categorias mais disputadas da atualidade, os dez triunfos consecutivos de Volkanovski faz com que ele tenha a maior sequência de vitórias do peso-pena na atualidade, ficando atrás apenas de Max Holloway na história (13). Quando o assunto são defesas de cinturão, ele teve cinco defesas bem sucedidas, ficando atrás apenas de José Aldo na história (8).
Maior diferencial de golpes na história do peso-pena
O ritmo insano de Volkanovski em suas lutas faz com que ele tenha o maior diferencial de golpes na história do peso-pena. O campeão lança em média 7 golpes significativos por minuto e, em média, acerta três vezes mais golpes do que seus adversários por minuto. Prova disso é o diferencial de 126 golpes significativos que o australiano teve contra Brian Ortega - o 8° maior na história do UFC.
Precisão de golpes
Além de impor seu alto ritmo durante as lutas, Volkanovski também é muito preciso na hora de golpear. Ele acerta 56,6% dos golpes que lança em seus rivais, a terceira maior marca entre os pesos-pena na história. Com tanto volume e precisão, além de força, não há como negar que os números mostram o motivo dele ser o atual campeão.
Números de sucesso
Precisão de golpes
- Alexander Volkanovski – 56,6%
- Média no UFC – 46%
Golpes significativos por minuto
- Alexander Volkanovski – 6,35
- Média no UFC – 2,5
Defesa de quedas
- Alexander Volkanovski – 69,2%
- Média no UFC – 55%
Confira as melhores lutas de Alexander Volkanovski no UFC Fight Pass
Yair Rodriguez
Campeão interino do peso-pena, 16-3 no cartel
Um dos strikers mais dinâmicos do UFC, "El Pantera" Yair Rodriguez vai em busca de se tornar o campeão linear do peso-pena neste sábado. O mexicano é perigoso especialmente em pé, com uma variedade gigante de golpes - especialmente com os chutes. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Maior número de bônus na história do peso-pena
Essa marca diz muito sobre Yair Rodriguez. O mexicano entra para dar show no Octógono e prova disso são os momentos memoráveis feitos em seus duelos, como a cotovelada que nocauteou Chan Sung Jung no último segundo do embate entre ambos ou o nocaute espetacular contra Andre Fili. Tais performances fizeram com que ele seja o recordista de bônus na história do peso-pena, com nove.
Golpes potentes e significativos
Assim como Volkanovski, Rodriguez é um lutador com bastante volume de golpes e excelente precisão. Ele conectou ao todo 819 golpes significativos no UFC, a oitava maior marca na história do peso-pena. Uma grande arma que faz parte deste número são seus chutes nas pernas. Na luta contra Max Holloway, por exemplo, ele acertou o havaiano 57 vezes com esse golpe - uma marca impressionante.
Defesa de quedas
Boa parte das lutas de Rodriguez se passa em pé - e isso se deve muito por conta de sua defesa de quedas. O mexicano tem uma taxa de 63% de sucesso em quando os rivais tentam colocá-lo no solo, o que favorece o jogo em pé do campeão interino. Além disso, Rodriguez é perigoso no chão a luta vá para lá, especialmente com as pedaladas e por manter sempre sua guarda muito ativa.
Números de sucesso
Golpes significativos por minuto
- Yair Rodriguez – 4,78
- Média no UFC – 2,5
Defesa de quedas
- Yair Rodriguez – 63,8%
- Média no UFC – 55%
Relembre a vitória de Yair Rodriguez contra o Zumbi Coreano no UFC Fight Pass
As estratégias
Alvos dos golpes
- Volkanovski - cabeça (62,6%), corpo (11,2%), pernas (26,2%)
- Rodriguez - cabeça (55,8%), corpo (18,7%), pernas (25,5%)
Posição dos golpes
- Volkanovski - distância (75,3%), clinch (9,4%), chão (15,3%)
- Rodriguez - distância (79,8%), clinch (6,5%), chão (13,7%)
Posição na luta
- Volkanovski - em pé (84,9%), por cima no chão (10,5%), por baixo no chão (4,6%)
- Rodriguez - em pé (71,8%), por cima no chão (6,8%), por baixo no chão (21,4%)
Rivais em comum
Chan Sung Jung
- Volkanovski - vitória por nocaute técnico (UFC 273 – 9/4/2022)
- Rodriguez - vitória por nocaute (UFC Denver – 11/11/2018)
Max Holloway
- Volkanovski - vitória por decisão unânime (UFC 245 – 14/12/2019), vitória por decisão dividida (UFC 251 - 12/7/2020), vitória por decisão unânime (UFC 276 - 2/7/2022)
- Rodriguez - derrota por decisão unânime (UFC Vegas 42 – 13/11/2021)
Brian Ortega
- Volkanovski - vitória por decisão unânime (UFC 266 – 25/9/2021)
- Rodriguez - vitória por nocaute técnico (UFC Nova York – 16/7/2022)
O UFC 290: Volkanovski x Rodriguez foi um evento realizado em 8 de julho de 2023 na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.