O brasileiro Alexandre Pantoja colocao cinturão do peso-mosca em disputa pela segunda vez contra o australiano Steve Erceg na luta principal do UFC 301 no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 19 horas (horário de Brasília).
O confronto colocará frente a frente dois lutadores distintos em experiência no Octógono, pois enquanto Pantoja tem mais de dez lutas realizadas, Erceg irá para seu quarto confronto na organização. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Veja mais: Cinco lutas de Alexandre Pantoja para assistir antes do UFC 301
Alexandre Pantoja
Campeão peso-mosca, 27-5 no cartel
Alexandre Pantoja comemora a conquista do cinturão peso-mosca no UFC 290. (Foto por Steve Marcus/Getty Images)
Atual campeão peso-mosca, o brasileiro Alexandre Pantoja busca sua segunda defesa de cinturão no duelo contra o australiano Steve Erceg, 10º colocado no ranking da categoria. Pantoja vive grande fase na organização, com cinco vitórias consecutivas, sendo duas por finalização e três bônus de Performance ou Luta da Noite em sequência.
Vitórias pela via rápida
Alexandre Pantoja solidificou sua posição como um dos melhores no peso mosca do UFC, acumulando 11 vitórias, das quais seis foram pela via rápida, colocando-o em terceiro lugar na história da divisão. Com um estilo agressivo de grappling, Pantoja também garantiu quatro finalizações no Octógono, empatando com o segundo maior número na história da categoria.
Quedas precisas
Pantoja teve sucesso em 48,1% de suas tentativas de queda, a segunda maior marca entre os pesos-mosca em atividade (mínimo de 5 lutas e 20 tentativas; Cody Durden, 60%). Suas 25 quedas conquistadas estão em 10º lugar na história da categoria. Pantoja também controlou seus oponentes por 29,9% de seu tempo total no Octógono, a quinta maior porcentagem entre os atletas da divisão em atividade (mínimo de cinco lutas).
Precisão de golpes
Pantoja desferiu 129 golpes significativos, o recorde em sua carreira, ao conquistar o cinturão contra Brandon Moreno no UFC 290. É o nono maior número de golpes significativos já desferidos em uma luta de pesos-mosca. Pantoja acerta 4,32 golpes significativos por minuto, a sexta maior taxa entre os lutadores ativos na divisão (mínimo de cinco lutas).
Números de Sucesso
Golpes significativos por minuto
- Alexandre Pantoja – 4,32
- Média no UFC – 3,46
Precisão de golpes
- Alexandre Pantoja – 49,4%
- Média no UFC – 44,3%
Precisão de quedas
- Alexandre Pantoja – 48,1%
- Média no UFC – 37,6%
Steve Erceg
10º colocado no ranking peso-mosca, 12-1 no cartel
Steve Erceg comemora a vitória no UFC Vegas 87. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O australiano Steve ocupa atualmente a 10ª colocação no ranking da categoria e terá contra Alexandre Pantoja seu maior desafio na carreira. Além de liderar um card numerado em somente sua quarta apresentação, esta também será a primeira luta principal de "Starboy" no Octógono.
Prodígio
Desde sua entrada na divisão peso-mosca do UFC, em 2023, Steve Erceg alcançou um sucesso notável, mantendo um recorde perfeito de 3-0. Suas performances impressionantes renderam dois bônus de Performance da Noite, incluindo o nocaute contra Matt Schnell em março deste ano.
Precisão na troca de golpes
A eficácia dos golpes de Erceg tem sido fundamental para seu sucesso no Octógono. Com uma impressionante média de 4,57 golpes significativos por minuto, ele supera a média do peso-mosca em 39,8%. Além disso, sua precisão de 48% nas tentativas de golpes representa uma superioridade de 12,4% em relação à média da categoria.
Defesa de quedas
Erceg demonstrou habilidades notáveis tanto no ataque quanto na defesa de quedas. Ofensivamente, ele obteve uma taxa de sucesso de 50%. Defensivamente, ele apresenta uma defesa impressionante, bloqueando sete das nove tentativas de seus oponentes, o que representa uma taxa de defesa de 77,8%.
Números de Sucesso
Golpes significativos por minuto
- Steve Erceg – 4,57
- Média no UFC – 3,46
Knockdowns a cada 15 minutos
- Steve Erceg – 0,42
- Média no UFC – 0,31
Defesa de quedas
- Steve Erceg – 77,8%
- Média no UFC – 62,4%
As estratégias
Alvos dos golpes
- Pantoja – cabeça (64,5%), corpo (20,8%), pernas (14,7%)
- Erceg – cabeça (57,4%), corpo (30,9%), pernas (11,7%)
Posição dos golpes
- Pantoja – à distância (80,6%), clinch (10,4%), chão (9%)
- Erceg – à distância (73,5%), clinch (22,8%), chão (3,7%)
Posição na luta
- Pantoja – em pé (67,5%), por cima no chão (23%), por baixo no chão (9,5%)
- Erceg – em pé (86,4%), por cima no chão (7%), por baixo no chão (6,6%)
O UFC 301: Pantoja x Erceg foi um evento realizado em 4 de maio de 2024 na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.