Pular para o conteúdo principal
Amanda Lemos vs Virna Jandiroba
Análises

Raio-X: Amanda Lemos x Virna Jandiroba | UFC Vegas 94

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (20) baseada em dados das atletas no Octógono

Duas das melhores lutadoras brasileiras da atualidade lideram o UFC Vegas 94 no próximo sábado (20), com o retorno do Octógono ao UFC Apex. Amanda Lemos e Virna Jandiroba se enfrentam na luta principal do evento, podendo definir a próxima desafiante ao cinturão peso-palha.

O UFC Fight Pass transmite todas as lutas a partir das 18h30 (horário de Brasília). Os canais UFC Brasil e GOAT no YouTube transmitem as três primeiras lutas ao vivo e de graça. A Band transmite o card principal a partir das 21 horas (horário de Brasília). 

O confronto colocará frente a frente duas veteranas com estilos distintos, apesar de serem lutadoras completas. Confira abaixo os pontos fortes de cada uma.

 

3ª colocada no ranking peso-palha, 14-3-1 no cartel 

Amanda Lemos comemora a vitória no UFC 298. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Amanda Lemos comemora a vitória no UFC 298. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Amanda Lemos tem se consolidado como uma das figuras mais perigosas do peso-palha. A brasileira é ex-desafiante ao cinturão e desde sua estreia se mostrou uma lutadora explosiva, que gosta de terminar rapidamente seus confrontos. 

Mãos pesadas 

Amanda Lemos se destaca por seu impressionante poder de nocaute, algo raro entre as lutadoras do peso-palha. Ela detém o recorde de knockdowns na divisão, com seis, e uma média de 0,91 knockdowns a cada 15 minutos de combate – o que lhe dá a maior taxa de na história da categoria (mínimo de cinco lutas). 

Vitórias pela via rápida 

Como dito acima, Amanda Lemos possui mãos pesadas para o peso-palha. Com oito vitórias, ela está empatada na nona posição entre as lutadoras com mais triunfos na divisão. O mais impressionante é que cinco dessas vitórias vieram pela via rápida, o que a coloca empatada em segundo lugar na história da categoria. Seus três nocautes a posicionam logo atrás de Jessica Andrade, que tem quatro, como a maior da categoria nesse quesito. Essa capacidade de terminar lutas com golpes potentes faz dela uma das lutadoras mais temidas na divisão e um dos momentos que corroboram isso é a vitória contra Montserrat Conejo em apenas 35 segundos, que permanece como a quarta vitória mais rápida na história do peso-palha. 

Precisão cirúrgica 

Além de seu poder de nocaute, Amanda Lemos também se destaca pela eficiência de seus golpes. Com uma taxa de acerto de 53% em suas tentativas de golpes significativos, a paraense possui a quinta maior precisão na história da divisão peso-palha do UFC (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas de golpes significativos). Essa combinação de precisão e força é um dos fatores que a coloca entre as melhores strikers da divisão. 

Números de Sucesso  

Knockdowns a cada 15 minutos 

  • Amanda Lemos – 0,83
  • Média no UFC – 0,31 

Precisão de golpes 

  • Amanda Lemos – 53%  
  • Média no UFC – 44,3% 

Precisão de quedas 

  • Amanda Lemos – 63,6% 
  • Média no UFC – 37,6% 

5ª colocada no ranking peso-palha, 23-3 no cartel 

Virna Jandiroba comemora sua vitória no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Virna Jandiroba comemora sua vitória no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Virna Jandiroba se firmou como uma das principais grapplers do peso-palha. Faixa-preta de jiu-jitsu, a baiana é um perigo constante na luta de chão, com 13 de suas 20 vitórias na carreira por finalização. 

Controle no solo 

Virna Jandiroba aproveita ao máximo suas quedas, mantendo a posição superior por 31,7% do tempo total de suas lutas, a segunda maior porcentagem na história da divisão peso-palha (mínimo de cinco lutas). Sua capacidade de controlar o combate do topo é refletida em uma porcentagem de controle geral de 38,3%, a terceira maior na história da categoria. Esse domínio na posição superior tem sido um componente chave de sua estratégia de luta, permitindo-lhe ditar o ritmo e a direção dos combates. 

Ameaça nas finalizações 

Além de controlar suas rivais no solo, Virna Jandiroba já tentou nove finalizações no Octógono, o que a coloca empatada nesse quesito na quarta posição entre as lutadoras na história da divisão peso-palha. Sua técnica refinada no grappling faz dela uma das competidoras mais perigosas da categoria quando o combate se desenrola no chão. A baiana usa bem o seu jiu-jítsu para pressionar suas adversárias e procurar por brechas em busca da finalização, como foi o caso do mata-leão em Mallory Martin e da chave de braço em Felice Herrig. 

Melhor fase no UFC 

Com três vitórias consecutivas, Virna vive um ótimo momento na sua carreira no UFC. Essa série a coloca empatada na terceira posição entre as maiores sequências de vitórias entre as lutadoras ativas na divisão peso-palha. O wrestling tem sido fundamental para seu sucesso, com um saldo de oito quedas aplicadas e apenas uma sofrida em seus três últimos duelos. 

Números de Sucesso  

Média de quedas a cada 15 minutos 

  • Virna Jandiroba – 2,36 
  • Média no UFC – 1,52 

Golpes significativos absorvidos por minuto 

  • Virna Jandiroba – 2,96 
  • Média no UFC – 3,46 

Tentativas de finalização a cada 15 minutos 

  • Virna Jandiroba – 1,25 
  • Média no UFC – 0,55 

  

As estratégias   

Alvos dos golpes   

  • Lemos – cabeça (64,5%), corpo (21,8%), pernas (13,7%)  
  • Jandiroba – cabeça (84,7%), corpo (14,1%), pernas (1,2%)      

Posição dos golpes  

  • Lemos – à distância (70,8%), clinch (13,9%), chão (15,3%)  
  • Jandiroba – à distância (77,4%), clinch (12,5%), chão (10,1%)      

Posição na luta  

  • Lemos – em pé (63,9%), por cima no chão (13,7%), por baixo no chão (22,4%) 
  • Jandiroba – em pé (57,6%), por cima no chão (31,7%), por baixo no chão (10,7%) 

UFC Vegas 94: Lemos x Jandiroba foi um evento realizado em 20 de julho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all