
Eventos
A brasileira Amanda Ribas mede forças com a ex-campeã peso-palha Rose Namajunas em duelo pelo peso-mosca na luta principal do UFC Vegas 89, que acontece em 23 de março no UFC Apex, em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 20 horas (horário de Brasília).
O confronto colocará frente a frente duas das lutadoras mais completas da atualidade, sendo perigosas tanto em pé quanto no solo. Confira abaixo os pontos fortes de cada uma.
Veja mais: Confira os perfis dos lutadores brasileiros do UFC Vegas 89
Amanda Ribas comemora a vitória no UFC Vegas 82. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
A brasileira Amanda Ribas chega ao UFC Vegas 89 vinda de um nocaute espetacular contra a compatriota Luana Pinheiro em novembro de 2023 e tentará dar sequência à sua boa fase. Ela ocupa o Top 10 do ranking peso-palha e do peso-mosca e um novo triunfo pode aproximá-la do Top 5. Confira abaixo seus pontos fortes:
Amanda Ribas mostrou um desempenho impressionante no UFC, com diferenciais de golpes significativos altos em suas lutas. Sua média de +2,49 por minuto a coloca como a quarta melhor na história do peso-palha, demonstrando sua eficácia tanto ofensiva quanto defensiva. Ribas também evita 63,1% dos golpes significativos de suas adversárias, a segunda melhor marca na história da divisão (mínimo de cinco lutas e 350 tentativas dos oponentes).
Ribas exibiu uma defesa consistente de quedas tanto no peso-palha quanto no peso-mosca.. Ela defendeu com sucesso 87,5% das tentativas de suas oponentes, totalizando 21 de 24 defesas bem sucedidas, colocando-a como a quarta melhor na história do UFC entre as mulheres (mínimo de cinco lutas e 20 tentativas de quedas dos oponentens).
Ribas conseguiu derrubar suas oponentes em nove das 10 lutas no UFC. Sua precisão de quedas de 51,7% supera a média do UFC que é de 37,6%. No chão, ela já conseguiu duas finalzações no Octógono e possui capacidade de controlar suas adversárias, além de nunca ter sido finalizada na carreira.
Rose Namajunas entrando no Octógono do UFC Paris. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
A ex-campeã peso-palha Rose Namajunas tenta se estabelecer no peso-mosca e terá a chance de conquistar a primeira vitória na categoria diante da brasileira Amanda Ribas na luta principal do UFC Vegas 89. Confira abaixo seus pontos fortes.
A carreira de Rose Namajunas no peso-palha é histórica. Suas nove vitórias nesta categoria a colocam empatada em quarto lugar como a maior vencedora na história da divisão, enquanto seus cinco triunfos pela via rápida a deixam empatada em 2º lugar. Além disso, Namajunas conquistou seis bônus pós-luta da divisão até 52 Kg, que também a colocam empatada em segundo lugar na história da categoria. Das suas nove vitórias nesta divisão, quatro foram em lutas pelo título, o que a deixam empatada em segundo lugar na história com mais vitórias em lutas valendo o cinturão peso-palha
Os golpes impactantes de Namajunas é outra característica notável da lutadora. Seus quatro knockdowns em no peso-palha a colocam em terceiro lugar na história da categoria. Destes, três foram em lutas pelo cinturão contra Joanna Jedrzejczyk, Jessica Andrade e Zhang Weili. Esses três knockdowns em lutas pelo título são o maior número registrado na divisão até 52 Kg e o segundo maior entre todas as mulheres em lutas valendo o cinturão na história do UFC, atrás apenas de Amanda Nunes, com seis.
Namajunas é uma das lutadoras mais eficazes na arte de derrubar no peso-palha.Ela alcançou uma precisão de 57,6% em suas tentativas de quedas na categoria, ocupando o terceiro lugar na história da divisão nesse aspecto (mínimo de 5 lutas e 20 tentativas). Suas 19 quedas como peso-palha a colocam empatada em sexto lugar na história da categoria.
O UFC Vegas 89: Ribas x Namajunas foi um evento realizado no dia 23 de março de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.