
Eventos
Atuais 1º e 3º colocados no ranking dos pesos-mosca respectivamente, Brandon Moreno e Brandon Royval fazem revanche na luta principal do UFC México, dia 24 de fevereiro na Cidade do México. O UFC Fight Pass transmite o evento com exclusividade a partir das 21 horas (horário de Brasília).
O ex-campeão peso-mosca e o norte-americano se enfrentaram pela primeira vez em novembro de 2020, com o mexicano levando a melhor com triunfo por nocaute técnico no 1º round. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Veja mais: 10 lutas para assistir antes do UFC México
Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Ex-campeão da categoria até 56,7 Kg em duas oportunidades, Moreno luta em casa para se reabilitar após perder o título para o brasileiro Alexandre Pantoja em sua apresentação mais recente, em julho de 2023. O mexicano já venceu os principais nomes da categoria e espera que uma vitória neste sábado o leve a uma revanche com o brasileiro.
Brandon Moreno é um dos lutadores mais condecorados da história do peso-mosca. Suas seis vitórias pela via rápida estão em terceiro lugar como o maior número na história da categoria, e seus nove triunfos no Octógono estão em quinto na divisão. Ele venceu em três combates pelo título, o que o coloca em segundo lugar nesse quesito no peso-mosca, e seu total de sete bônus pós-luta é o segundo maior entre os lutadores até 56,7 Kg.
Brandon Moreno costuma ditar o ritmo de seus combates ficando sempre em cima de seus adversários. Os 887 golpes significativos desferidos por ele estão em segundo lugar na história dos pesos-mosca, atrás apenas de Demetrious Johnson (1059). Desses, 147 foram contra Alexandre Pantoja no UFC 290 - o terceiro maior número em uma luta na divisão até 56,7 Kg - e os 132 contra Deiveson Figueiredo no UFC 256 são o sétimo maior número em um confronto na categoria.
Moreno conseguiu 27 quedas no UFC, empatado com o sexto maior número na história do peso-mosca, mas onde o mexicano brilha é no domínio no solo. Ele tem 49m57s de controle sobre os rivais, o sétimo maior da categoria, e seus 42m52s na posição superior estão em quinto lugar na história da divisão até 56,7 Kg.
Brandon Royval comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Último desafiante ao cinturão peso-mosca, Royval quer voltar ao caminho das vitórias após perder para Alexandre Pantoja. O norte-americano é conhecido por terminar suas lutas pela via rápida e é perigoso tanto em pé, quanto no solo.
As lutas de Brandon Royval não costumam ser longas. Seu tempo médio dentro do Octógono é de 8m47s - o quinto mais curto entre os pesos-moscas ativos (mínimo de 5 lutas). Suas quatro vitórias pela via rápida estão em sétimo lugar na história da divisão e ele já foi recompensado com quatro bônus pós-luta, o que o deixa em quinto lugar na categoria até 56,7 Kg.
As três vitórias de Royval por finalização estão empatadas em quarto lugar na história dos pesos-moscas. Ele realiza 1,5 tentativas de finalização a cada 15 minutos de luta, a terceira maior taxa entre os lutadores ativos na categoria e a quinta maior taxa na história da divisão (mínimo de 5 lutas).
A taxa de absorção de golpes significativos de Royval é de 3,05 por minuto, a quinta menor entre os pesos-moscas ativos (mínimo de 5 lutas). Consequentemente, Royval ostenta um diferencial de golpes significativos de +0,75 por minuto, o quinto maior entre os lutadores da atualidade na categoria (mínimo de 5 lutas).
O UFC México: Moreno x Royval 2 foi um evento realizado em 24 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.