
Eventos
Atuais 2º e 10º colocados no ranking dos pesos-galo respectivamente, Cory Sandhagen e Umar Nurmagomedov fazem a luta principal do UFC Abu Dhabi, dia 3 de agosto nos Emirados Árabes Unidos. O UFC Fight Pass transmite o card completo com exclusividade em horário especial: a partir das 13 horas (horário de Brasília). Os canais UFC Brasil e GOAT no YouTube transmitem as três primeiras lutas.
Os dois chegam ao confronto vivendo ótima fase em suas carreiras. Enquanto o norte-americano vem de três vitórias seguidas em lutas principais, o russo não sabe o que é perder e acumula 17 triunfos em seu cartel. Confira abaixo os pontos fortes de cada um dos lutadores.
Cory Sandhagen comemora a vitória na luta principal do UFC San Antonio. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Desde que saiu derrotado para o ex-campeão Petr Yan em duelo válido pelo cinturão interino da categoria, em 2021, Cory Sandhagen tem dominado todos os seus adversários no Octógono, cimentando seu lugar no Top 5 de uma das divisões mais talentosas do UFC. O norte-americano utiliza um arsenal variado de estratégias em seus combates, sendo a luta em pé sua principal arma.
Cory Sandhagen é um dos strikers mais prolíficos do peso-galo, tendo acertado 825 golpes significativos, o oitavo maior número na história divisão. Ele tem uma média de 5,79 golpes significativos por minuto, a quinta maior taxa entre os lutadores ativos até 61 Kg e a oitava maior na história da categoria (mínimo de 5 lutas). Seu desempenho mais notável foi contra Petr Yan, onde desferiu 169 golpes significativos, o oitavo maior número em uma única luta na história do peso-galo.
Em lutas com duração superior a 1m30s, Sandhagen nunca foi superado em número de golpes, mesmo nas derrotas. Nos seus últimos quatro confrontos, ele apresentou diferenciais positivos de +20, +40, +70 e +25 contra adversários como Petr Yan, Song Yadong, Marlon Vera e Rob Font. A única exceção foi a derrota para o ex-campeão Aljamain Sterling, onde o norte-americano acertou um golpe significativo contra dois de Sterling.
Sandhagen é um lutador preciso e extremamente técnico, o que dificulta seus oponentes preverem de onde vem seus golpes. Ele acumulou cinco vitórias pela via rápida no UFC, sendo quatro por nocaute. A mais impressionante aconteceu em apenas 28 segundos contra Frankie Edgar, onde nocauteou o ex-campeão dos leves com uma joelhada voadora espetacular em 28 segundos. Este feito é a oitava vitória mais rápida na história dos pesos-galo e a segunda mais rápida por joelhada voadora na história do UFC, ficando atrás apenas de Jorge Masvidal, que venceu em 5 segundos.
Cory Sandhagen – 5,33
Média no UFC – 3,46
Cory Sandhagen – 0,34
Média no UFC – 0,31
Cory Sandhagen – 64,1%
Média no UFC – 62,4%
Umar Nurmagomedov comemora a vitória no UFC Vegas 87. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Umar Nurmagomedov é primo do ex-campeão peso-leve e Hall da Fama do UFC, Khabib Nurmagomedov. Assim como seu parente, o peso-galo russo traz para o Octógono um forte jogo de wrestling e grappling, dominando os rivais por cima sem se arriscar para perder a posição e controlando as ações até aparecer uma oportunidade de finalizar a luta.
Umar Nurmagomedov demonstrou um domínio impressionante em suas cinco lutas no UFC ao vencer todas - incluindo quatro na categoria peso-galo. Sua sequência de vitórias na divisão atualmente é a quarta mais longa entre os lutadores ativos. O controle de Nurmagomedov sobre seus oponentes é evidente em seu diferencial de golpes, que é de +4,19 por minuto, o quarto maior na história do UFC (mínimo de 5 lutas). Ele superou todos os adversários, registrando diferenciais de +17, +18, +33, +65 e +72 em suas lutas.
Não é apenas seu primo Khabib que tinha o wrestling como diferencial no Octógono. Umar mantém um controle significativo no chão durante suas lutas, com 53,1% de seu tempo de combate sendo na posição superior. Essa porcentagem é a quarta maior entre os lutadores ativos e a oitava maior de todos os tempos (mínimo de 5 lutas). Em suas lutas no UFC, ele conseguiu 14 quedas sem ser derrubado nenhuma vez.
Nurmagomedov reduz drasticamente as chances de seus adversários o acertarem com seu wrestling. Ele absorve uma média de apenas 0,56 golpes significativos por minuto, a melhor taxa registrada na história do UFC (mínimo de 5 lutas). Em quatro de suas cinco lutas no UFC, seus oponentes registraram menos de 10 golpes significativos: Sergey Morozov (3), Brian Kelleher (1), Nate Maness (2) e Bekzat Almakhan (3).
Umar Nurmagomedov – 69,9%
Média no UFC – 44,3%
Umar Nurmagomedov – 4,51
Média no UFC – 1,52
Umar Nurmagomedov – 100%
Média no UFC – 62,4%
Sandhagen – cabeça (67,8%), corpo (14,9%), pernas (17,3%)
Nurmagomedov – cabeça (75,6%), corpo (14,9%), pernas (9,5%)
Sandhagen – à distância (82,4%), clinch (3,6%), chão (14%)
Nurmagomedov – à distância (40,7%), clinch (5%), chão (54,3%)
Sandhagen – em pé (73,9%), por cima no chão (20,8%), por baixo no chão (5,3%)
Nurmagomedov – em pé (45,7%), por cima no chão (53,1%), por baixo no chão (1,2%)
O UFC Abu Dhabi: Sandhagen x Nurmagomedov foi um evento realizado em 3 de agosto de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.