Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Barboza vs Murphy, Live From UFC APEX In Las Vegas, Nevada On May 18, 2024
Análises

Raio-X: Edson Barboza x Lerone Murphy | UFC Vegas 92

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (18) baseada em dados dos atletas no Octógono

O brasileiro Edson Barboza fará sua 30ª apresentação no Octógono neste sabado (18), quando encara Lerone Murphy na luta principal do UFC Vegas 92. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 17 horas (horário de Brasília).

O confronto colocará frente a frente dois lutadores em situações diferentes em suas carreiras, visto que o brasileiro é um dos veteranos mais bem estabelecidos na organização, enquanto o inglês está em ascensão e busca seu lugar entre os melhores da categoria. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.

 

Edson Barboza

11º colocado no ranking peso-pena, 24-11 no cartel

Edson Barboza comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Edson Barboza comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Um dos grandes strikers na história do UFC, Edson Barboza chega neste sábado no Octógono em busca da terceira vitória seguida. O brasileiro terá pela frente mais uma vez um lutador crescendo na organização e, sem dúvidas, será o maior teste de Lerone Murphy até hoje no Ultimate.

Experiência

Aos 38 anos e lutando no UFC desde 2010, Edson se estabeleceu como um dos lutadores mais sólidos e perigosos da organização. O brasileiro fez 29 lutas no Octógono e durante esse período enfrentou a elite do peso-leve e do peso-pena. Além disso, o lutador liderou quatro eventos no Ultimate, o que dá a ele uma vantagem sobre seu adversário em lutas de cinco rounds.

Golpes poderosos

Edson Barboza é conhecido por seus golpes devastadores - especialmente os chutes. Seus seis knockdowns na categoria peso-pena estão empatados em 6º lugar na história da divisão, enquanto seus 10 knockdowns na categoria peso-leve estão empatados em 4º lugar. No total, Barboza registra 16 knockdowns, o quarto maior número na história do UFC. No peso-pena, sua média de 0,94 knockdowns por 15 minutos é a segunda maior entre lutadores, ficando atrás apenas de Josh Emmett (1,32).

Nocautes espetaculares

Além dos knockdowns, Edson Barboza se destaca por seus nocautes espetaculares. Ele ganhou 12 bônus pós-luta, o 10º maior número da história do UFC, e é conhecido por usar todas as ferramentas à sua disposição. Barboza é responsável por seis nocautes no UFC resultantes de chutes ou joelhadas, o segundo maior registro desse tipo na história da organização. Ele é o único lutador no UFC a ter nocautes por chutes na cabeça, no corpo e nas pernas, com seus dois nocautes por chutes na pernas sendo o maior número na história do UFC.

Números de Sucesso 

Golpes significativos por minuto  

  • Edson Barboza – 4,18

     
  • Média no UFC – 3,46 

Knockdowns a cada 15 minutos

  • Edson Barboza – 0,70

     
  • Média no UFC – 0,31

Defesa de quedas

  • Edson Barboza – 75%

     
  • Média no UFC – 62,4% 

 

Lerone Murphy

Não-ranqueado, 13-0-1 no cartel

Lerone Murphy comemora a vitória no UFC Londres. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Lerone Murphy comemora a vitória no UFC Londres. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Invicto na carreira e prestes a fazer sua primeira luta principal no UFC, Lerone Murphy terá a chance de entrar no ranking do peso-pena caso supere Edson Barboza neste sábado.

Pressão nos adversários

Desde que entrou para a divisão dos pesos-penas do UFC em 2019, Lerone Murphy mantém um cartel impecável de 5-0-1. Sua atual sequência de cinco vitórias é a terceira maior entre os atletas em atividade na divisão. Murphy também supera o número de golpes significativos de seus adversários. Seus maiores diferenciais vieram nas duas lutas mais recentes, com +24 contra Gabriel Santos e +36 contra Josh Culibao.

Defesa impecável

Lerone Murphy se destaca por sua notável capacidade defensiva, absorvendo apenas 2,4 golpes significativos por minuto. Esta taxa é a quinta melhor entre os pesos-penas em atividade e a décima melhor na história da divisão (mínimo de cinco lutas). Sua habilidade de evitar danos tem sido crucial para manter seu cartel invicto e consolidar sua posição entre as grandes revelações da categoria.

Dominância por cima

Murphy demonstra uma habilidade impressionante em manter-se por cima no solo durante suas lutas. Ele conquistou essa posição em 22,5% de seu tempo total no Octógono, a oitava maior proporção entre os pesos-penas ativos (mínimo de cinco lutas). Esta habilidade de controle tem sido um fator decisivo em suas vitórias e mostra a versatilidade de seu jogo.

Números de Sucesso 

Precisão de golpes 

  • Lerone Murphy – 50%

     
  • Média no UFC – 44,3%

Golpes Significativos Absorvidos por minuto

  • Lerone Murphy – 2,4

     
  • Média no UFC – 3,46

Tentativas de finalização a cada 15 minutos

  • Lerone Murphy – 0,86

     
  • Média no UFC – 0,55

 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Barboza – cabeça (43,9%), corpo (31,5%), pernas (24,6%) 

     
  • Murphy – cabeça (61%), corpo (26,8%), pernas (12,2%)     

Posição dos golpes 

  • Barboza – à distância (91,4%), clinch (4,4%), chão (4,2%) 

     
  • Murphy – à distância (65%), clinch (13,4%), chão (21,6%)     

Posição na luta 

  • Barboza – em pé (81,5%), por cima no chão (5%), por baixo no chão (13,5%)

     
  • Murphy – em pé (65,8%), por cima no chão (22,5%), por baixo no chão (11,7%) 

UFC Vegas 92: Barboza x Murphy foi um evento realizado em 18 de maio de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all