Pular para o conteúdo principal
Notícias

Raio-X: Edson Barboza x Dan Hooker

Em números, uma análise da vitória do brasileiro em Milwaukee

A vitória de Edson Barboza foi certamente um dos destaques do UFC Milwaukee. Conhecido por seu muay thai agressivo, o brasileiro dominou o duelo contra Dan Hooker na trocação, interrompendo a boa fase do adversário e voltando ao caminho das vitórias do jeito que gosta: com um nocaute.
 

A dominância pode ser comprovada em números e em uma comparação simples. O brasileiro conectou 126 de 226 golpes significativos (precisão de 55%), enquanto o neozelandês conectou 81 de 204 (precisão de 39%). Mas vamos a uma análise mais profunda.


Chutes na perna

Quando se fala em Edson Barboza, uma das primeiras coisas que vem em mente são os afiados e perigosos chutes que ele desfere nas pernas dos adversários. O brasileiro é um dos poucos a terem conseguido vencer uma luta por nocaute via "low kicks" no UFC, e em alguns momentos parecia que conseguiria o feito mais uma vez.

Ao todo, foram 19 chutes conectados nos membros inferiores de Hooker, sendo que 12 deles aconteceram no primeiro round. Para efeitos de comparação, o neozelandês também chutou as pernas do brasileiro, mas conectou apenas 10 golpes do tipo ao longo da luta.

Golpes na cabeça

Também no segundo round foi quando Barboza passou a mirar mais na cabeça do oponente. Com o boxe afiado, o brasileiro abalou visivelmente o adversário com as combinações de mão, desferindo um total de 41 golpes no local. No round seguinte, foram 17, até o momento do nocaute aos 2m19s.

Golpes no tronco

Depois de minar as pernas do adversário, Barboza usou nova estratégia no segundo round: acertar o tronco. Entre chutes e socos, 17 dos 36 golpes na linha de cintura de Hooker aconteceram na segunda parcial.