Pular para o conteúdo principal
Eventos

Raio-X: Glover Teixeira x Ion Cutelaba

Glover Teixeira tem o seu nome escrito na história da categoria meio-pesado do UFC.

Neste final de semana, no UFC Ft. Lauderdale, o mineiro se tornou o atleta com mais vitórias por nocaute ou finalização na história da divisão (10), ao lado de Jon Jones, Chuck Liddell e Tito Ortiz, dividindo também com o campeão “Bones” o posto de maior finalizador de todos os tempos nos 93kg (5).

Com tantas marcas sendo alcançadas, é de se esperar que a luta do brasileiro tenha proporcionado números interessantes.

Vamos analisá-los?

De virada

Dizem que vitórias de virada são melhores. E certamente foi uma virada para o brasileiro, que começou a luta na desvantagem.

Cutelaba foi agressivo desde o início, e o alvo claro era a cabeça do brasileiro. O moldavo acertou a região em 32 ocasiões apenas na primeira parcial, variando entre chutes altos, joelhadas e até um soco rodado que resultou em knockdown e passou perto de encerrar o combate.

Ao todo, o europeu conectou 43/79 golpes significativos na primeira parcial, contra 10/22 de Glover. O brasileiro tentou mudar o nível da luta em algumas ocasiões, com 5 tentativas de quedas, mas não teve sucesso.

A mágica do MMA

Apesar de parecer mais cansado, Cutelaba seguiu tendo os melhores números no segundo round. O moldavo acertou 31/56 golpes significativos – 25 na cabeça e 6 no corpo do adversário.

Para efeitos de comparação, no round 2 Glover acertou 20/35 golpes significativos. Mas é aí que a mágica do MMA acontece: em um empurrão, o brasileiro conseguiu derrubar o rival e o jiu-jítsu de alto nível entrou em ação.

Glover passou a guarda e montou, como manda o figurino. Depois de alguns golpes no ground and pound (5 de um total de 8), Cutelaba virou as costas e teve o pescoço apertado em um mata-leão na única tentativa de finalização de toda a luta.