
Eventos
O cinturão peso-médio estará em jogo na luta principal do UFC 293, no próximo sábado (9). O campeão Israel Adesanya vai em busca de mais uma defesa de título e encara o norte-americano Sean Strickland em um combate programado para cinco rounds. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 19h30 (horário de Brasília).
O duelo colocará frente a frente dois lutadores fortes na luta em pé, mas com estilos completamente diferentes. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Israel Adesanya comemora a conquista do cinturão peso-médio no UFC 287. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Um dos campeões mais ativos do UFC, Israel Adesanya vai em busca da primeira defesa de cinturão em seu segundo reinado. O nigeriano recuperou o título dos leves ao nocautear o rival Alex "Poatan" Pereira no UFC 287 e é, sem dúvidas, um dos lutadores mais técnicos da organização quando o assunto é luta em pé. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Israel Adesanya é um dos maiores campeões que o peso-médio do UFC já teve. O nigeriano venceu oito lutas valendo o título, a segunda maior marca na história da categoria, ficando atrás apenas da lenda Anderson Silva, com 11. Além disso, o campeão tem oito bônus pós-luta, a segunda maior marca na história do peso-médio.
Adesanya tem cinco nocautes no UFC, o que prova sua força na trocação, mas o que surpreende mesmo é o número de knockdowns do campeão. Adesanya derrubou oponentes 13 vezes na trocação em seus combates, um recorde absoluto na categoria. Somente contra Kelvin Gastelum o nigeriano fez isso quatro vezes, o maior número em uma luta valendo o cinturão no UFC.
Não é novidade que Adesanya é um dos melhores strikers do UFC e os números provam isso. O nigeriano conectou 976 golpes significativos em seus duelos no Octógono, a terceira maior marca na história do peso-médio. Além dos golpes na cabeça, o nigeriano gosta de acertar as pernas de seus rivais. Em sua segunda luta contra Marvin Vettori, por exemplo, foram 41 chutes nas pernas do italiano.
Reveja todas as lutas do campeão Israel Adesanya no UFC Fight Pass
Sean Strickland comemora a vitória na luta principal do UFC Vegas 76. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Depois de um início irregular na organização no peso meio-médio, Sean Strickland se estabeleceu na categoria de cima, sendo um dos principais lutadores do peso-médio na atualidade. Com seu jogo baseado no volume de golpes na trocação, Strickland irá buscar surpreender Israel Adesanya na luta principal do UFC 293 e se tornar o novo campeão da divisão. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Conforme dito acima, Strickland tem seu jogo baseado na trocação, especialmente no volume de golpes. O norte-americano conecta uma média de 6,19 golpes significativos por minuto, a terceira maior marca entre os pesos-médios em toda a história. Prova disso são seus duelos contra Jack Hermansson, Uriah Hall e Jared Cannonier, onde ele acertou 153, 186 e 152 golpes significativos, respectivamente.
Além de um ataque sufocante, Strickland faz um trabalho exemplar quando o assunto são defender golpes dos rivais. Ele tem uma taxa de 65,4% de golpes defendidos, a maior marca entre os pesos médios da atualidade e a quinta maior na história.
Dificilmente Strickland terá que se preocupar em ser derrubado em sua luta com Adesanya, mas nem por isso essa estatística não deve ser citada. Além de ter uma taxa de 84% de sucesso quando o assunto é defender quedas, Strickland ficou apenas 49 segundos com as costas no chão em suas lutas no peso-médio, ou apenas 0,6% do seu tempo total de luta no Octógono.
Reveja a vitória de Sean Strickland contra Abus Magomedov no UFC Fight Pass
O UFC 293: Adesanya x Strickland foi um evento realizado no dia 9 de setembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa, e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.