
Eventos
O novo campeão dos meio-pesados será conhecido no dia 11 de novembro, quando Jiri Prochazka e Alex "Poatan" Pereira se enfrentam na luta co-principal do UFC 295, no Madison Square Garden, em Nova York. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo a partir das 20 horas (horário de Brasília).
O duelo colocará frente a frente dois dos lutadores mais perigosos da atualidade. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Jiri Prochazka em sua entrada para a luta principal do UFC 275. (Foto por Yong Teck Lim/Getty Images)
Com apenas três lutas no Octógono, Jiri Prochazka conquistou o cinturão do peso meio-pesado no UFC. No entanto, o lutador da República Tcheca não teve como defender seu título após sofrer uma séria lesão, que o fez vagar o posto mais alto da categoria. Ele agora retorna no UFC 295 para tentar reconquistar o posto de homem mais temido da divisão. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Jiri Prochazka venceu seus três duelos no UFC pela via rápida, incluindo Glover Teixeira para conquistar o cinturão da categoria. A sequência é a quarta maior entre os lutadores da divisão na atualidade. Além disso, Prochazka conquistou quatro bônus pós-luta, com destaque para os bônus de Performance e Luta da Noite quando nocauteou Dominick Reyes com uma cotovelada rodada - uma das sete vitórias por esta via no Octógono.O triunfo contra Glover aos 4m32s do quinto round também foi o segundo mais tardio em lutas pelo título no Ultimate.
Prochazka conectou 5,77 golpes significativos por minuto, uma média 69,7% maior do que a de todos os lutadores do UFC com 3,4. Além disso, o ex-campeão é preciso, acertando 55% de seus golpes e com dois knockdowns no Octógono.
Alex Poatan comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Com uma ascensão meteórica no Octógono, Alex "Poatan" Pereira vai em busca do segundo cinturão neste sábado (11), quando enfrenta Jiri Prochazka na luta principal UFC 295. O ex-campeão peso-médio é um dos strikers mais perigosos da atualidade, nocauteando em três das seis lutas que fez. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Poatan tem dominado seus rivais no UFC com um kickboxing de elite. Um dos motivos para seu sucesso no Octógono é a precisão, acertando 62% de golpes significativos desferidos - a quarta maior marca na história do UFC (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas de golpes). A envergadura do brasileiro o ajuda muito, já que 59,6% desses golpes foram disparados na distância. Em suas seis lutas no UFC, ele nunca teve precisão menor do que 57%.
Além da precisão, Poatan não economiza quando o assunto é volume de golpes. No peso-médio, ele conectou 5,23 golpes significativos por minuto, a oitava maior marca na história da categoria (mínimo 5 lutas).
É verdade que já falamos acima que o brasileiro é um dos melhores e mais perigosos strikers na atualidade, e com os números fica impossível negar como ele se sente à vontade em trocar golpes com os rivais. De seus 284 golpes significativos no peso-médio, 281 foram na luta em pé, ou 99,3%. É a segunda maior proporção na história da categoria, atrás apenas de Jamie Pickett com 100% (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas de golpes).
O UFC 295: Procházka x Pereira foi um evento realizado em 11 de novembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.