
Eventos
Atuais 5º e 9º colocados no ranking dos pesos-pena, respectivamente, Josh Emmett e Ilia Topuria fazem a luta principal do UFC Jacksonville, dia 24 de junho, na VyStar Veterans Memorial Arena. O UFC Fight Pass transmite o evento com exclusividade a partir das 12h30 (horário de Brasília).
O duelo entre ambos colocará frente a frente dois dos melhores lutadores do peso-pena, mas de gerações e abordagens diferentes. Confira abaixo uma análise dos pontos fortes de cada um.
Josh Emmett comemora no fim da luta contra Calvin Kattar no UFC Austin. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)
Josh Emmett é um dos grandes veteranos do peso-pena. O norte-americano retorna ao Octógono após perder o título interino para Yair Rodriguez no UFC 284 em busca de voltar à coluna das vitórias. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Falar da força dos punhos de Josh Emmett é uma necessidade nesta análise. Os punhos do norte-americano são uma ameaça constante em suas lutas e ele tem 11 knockdown no peso-pena, empatado com Jeremy Stephens como o recordista na história da categoria. De 2017 a 2021, ele conseguiu aplicar knockdowns em sete adversários consecutivos - a maior sequência na história do UFC, e os quatro knockdowns aplicado em Felipe Arantes em 2017 são a segunda maior marca em uma única luta no peso-pena.
Emmett raramente fica por baixo quando seus oponentes o derrubam. Juntando o tempo total de suas lutas no Octógono, o norte-americano ficou apenas 30 segundos sendo controlado por seus rivais - a menor marca entre os pesos-pena da atualidade. Se formos passar para porcentagem, ele passou 1,7% do tempo por baixo de seus oponentes.
Além de um ataque poderoso, Emmett também sabe se defender na luta em pé. Ele defendeu 61,5% dos golpes desferidos contra ele no peso-pena - a sétima maior marca entre os lutadores da atualidade na divisão.
Confira a vitória de Josh Emmett contra Felipe Arantes no UFC Fight Pass
Ilia Topuria comemora a vitória no UFC 282. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Uma das grandes promessas da categoria, Ilia Topuria fará neste sábado sua primeira luta principal no Octógono. Abaixo, separamos os pontos fortes do lutador da Geórgia.
Topuria não sabe o que é perder. Em 13 lutas na carreira, o lutador da Geórgia não saiu derrotado nenhuma vez. No Octógono, foram cinco lutas e cinco vitórias, sendo quatro delas no peso-pena. Além disso, ele venceu seus quatro últimos adversários pela via rápida, nocauteando três e finalizando um.
Topuria já enfrentou diversos wrestlers e todos tiveram dificuldades em colocá-lo para baixo. O lutador tem 92% de defesas de queda, incluindo oito das nove tentativas de Bryce Mitchell - seu último adversário. No Octógono, ele sofreu ao todo 14 tentativas de queda, defendendo 13 delas.
Além da dificuldade em colocá-lo para baixo, os adversários tem em Topuria um oponente com um grappling de elite. O peso-pena aproveita cada oportunidade que tem para tentar finalizar os oponentes. Prova disso foram as cinco tentativas de finalização contra Youssef Zalal. Entre os lutadores em atividade, Topuria é o 7° colocado em tentativas de finalização a cada 15 minutos, com 2,45.
Confira a vitória de Ilia Topuria contra Bryce Mitchell no UFC Fight Pass
O UFC Jacksonville: Emmett x Topuria foi um evento realizado em 24 de junho de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja o evento na íntegra no UFC Fight Pass.