Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC 304: Edwards vs Muhammad 2, Live From Co-Op Live In Manchester, England On July 27, 2024
Análises

Raio-X: Leon Edwards x Belal Muhammad | UFC 304

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (27) baseada em dados dos atletas no Octógono

Uma revanche valendo o cinturão do peso meio-médio irá liderar o card do UFC 304 neste sábado (27) em Manchester, na Inglaterra. O campeão meio-médio Leon Edwards reencontra Belal Muhammad na luta principal do evento, em um duelo programado para cinco rounds. 

O UFC Fight Pass transmite o card completo a partir das 19h15 (horário de Brasília). O canal do UFC Brasil no YouTube transmite as três primeiras lutas, e o canal GOAT transmite o card preliminar na íntegra.

Edwards e Muhammad se enfrentaram pela primeira vez em 2021, em duelo que terminou sem resultado após uma dedada acidental no olho desferida pelo britânico, que incapacitou o adversário de seguir no confronto. Confira abaixo os pontos fortes de cada um dos lutadores antes da revanche.

 

Campeão peso meio-médio, 20-3-1 NC no cartel

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Atual dono do cinturão, Leon Edwards tem se destacado pela sua habilidade técnica e versatilidade dentro do Octógono. O britânico combina striking preciso com um jogo de grappling sólido, conseguindo se adaptar ao adversário em diversos momentos da luta. 

Oito anos sem ser derrotado

Leon Edwards não perde uma luta desde 2016. Ele está em uma sequência invicta de 13 lutas no UFC (12 vitórias e 1 NC), a terceira maior ativa na organização, atrás apenas de Jon Jones (19) e Islam Makhachev (14). Essa também é a segunda maior invencibilidade na história da divisão meio-médio, ficando atrás apenas de Kamaru Usman, que acumulou 15 triunfos seguidos. 

Precisão e eficiência na defesa

Mesmo sendo um lutador completo, Edwards mostra que seu striking é a parte mais perigosa de seu jogo, acertando 53,3% de seus golpes significativos, a sétima maior precisão entre os meio-médios ativos (mínimo de 5 lutas e 350 tentativas). Além disso, ele absorve apenas 2,34 golpes significativos por minuto, a terceira melhor taxa entre os meio-médios ativos (mínimo de 5 lutas). Essa combinação de fatores, além da envergadura de 1,88m, faz com que seja difícil trocar golpes com o campeão. 

Perigoso em todas as fases da luta

Você jamais deve baixar a guarda contra Leon Edwards. Seu nocaute em 8 segundos contra Seth Baczynski é o terceiro mais rápido na história dos meio-médios. Além disso, o nocaute contra Peter Sobotta, com apenas um segundo restante de luta, detém o recorde de vitória pela via rápida mais tardia em uma luta dos meio-médios. Edwards também protagonizou uma das vitórias mais icônicas em lutas pelo título do UFC, com um chute na cabeça no 5º round que nocauteou Kamaru Usman e lhe garantiu o cinturão. Ele terminou essa luta com um déficit de 28 golpes significativos, a quarta maior reviravolta estatística na história da categoria. 

Números de Sucesso

Precisão de golpes  

  • Leon Edwards – 53,3%

  • Média no UFC – 44,3% 

Golpes absorvidos por minuto 

  • Leon Edwards – 2,34%   

  • Média no UFC – 3,46%  

Defesa de quedas 

  • Leon Edwards – 70,2%  

  • Média no UFC – 62,4%  

   

2º colocado no ranking peso meio-médio, 23-3, 1 NC no cartel

Belal Muhammad durante sua entrada na luta contra Gilbert Burns no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Belal Muhammad durante sua entrada na luta contra Gilbert Burns no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Conhecido por sua abordagem estratégica e determinação no Octógono, Belal Muhammad terá pela primeira vez a chance de lutar pelo título no UFC. O norte-americano tem um estilo fortemente baseado no wrestling e usa seu volume de golpes para pressionar os rivais. 

Melhor fase da carreira

Belal Muhammad está em uma sequência invicta de 10 lutas, a quinta maior entre os lutadores ativos do UFC e a quarta maior na história dos meio-médios. Ele acumula 14 vitórias no Octógono, empatado na oitava posição na história da divisão até 77 Kg. Sua consistência e determinação têm sido evidentes ao longo de sua carreira, consolidando-se como um dos principais competidores da categoria. 

Volume de golpes e cardio

Apesar de ser conhecido pelo seu wrestling, Belal Muhammad se destaca como um dos strikers mais prolíficos na história dos meio-médios em termos de pressão e volume. Com 1.173 golpes significativos conectados, ele ocupa a oitava posição nesse quesito na história da categoria. Na sua luta mais recente, Muhammad estabeleceu seu recorde pessoal no UFC ao conectar 132 golpes significativos em Gilbert Burns. Ele também é eficaz no chão, como demonstrado ao acertar 55 golpes significativos no solo contra Stephen Thompson, o sétimo maior número em uma luta de meio-médios. 

Defesa de quedas impressionante

O wrestling de Muhammad é seu grande trunfo. Ele evitou com sucesso 93,3% das tentativas de queda de seus oponentes no Octógono, a segunda maior taxa na história dos meio-médios e a terceira maior em toda a história do UFC, atrás apenas de Julio Arce (96,2%) e Jon Jones (95%) (mínimo de 5 lutas e 20 tentativas de queda). Em 18 lutas no UFC, ele foi derrubado apenas três vezes. Ofensivamente, o lutador também utiliza o wrestling em suas estratégias, conseguindo 34 quedas, o quarto maior número entre os meio-médios ativos. 

Números de Sucesso   

Golpes significativos por minuto  

  • Belal Muhammad – 4,55 

  • Média no UFC – 3,46 

Tentativas de quedas a cada 15 minutos 

  • Belal Muhammad – 1,98   

  • Média no UFC – 1,52  

Defesa de quedas 

  • Belal Muhammad – 93,3%  

  • Média no UFC – 62,4% 

 

As estratégias

Alvos dos golpes

  • Edwards – cabeça (56,1%), corpo (23,2%), pernas (20,7%)   

  • Muhammad – cabeça (76%), corpo (14,4%), pernas (9,6%)       

Posição dos golpes

  • Edwards – à distância (76,5%), clinch (12,6%), chão (10,9%)   

  • Muhammad – à distância (85,9%), clinch (4,6%), chão (9,5%)       

Posição na luta

  • Edwards – em pé (73,9%), por cima no chão (13,3%), por baixo no chão (12,8%)  

  • Muhammad – em pé (83,7%), por cima no chão (14,8%), por baixo no chão (1,5%) 

O UFC 304: Edwards x Muhammad 2 foi um evento realizado em 27 de julho de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no  UFC Fight Pass.

News and announcements

View all