Eventos
Uma aguardada revanche irá marcar a luta principal do UFC Vegas 84, neste sábado (13). O brasileiro Johnny Walker encara o russo Magomed Ankalaev no card que será realizado no UFC Apex, em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo a partir das 18 horas (horário de Brasília).
O duelo colocará frente a frente dois dos lutadores mais perigosos e empolgantes do peso meio-pesado. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Magomed Ankalaev
3° lugar no ranking peso meio-pesado, 18-1-1, 1 NC no cartel
Atual 3º colocado no ranking da categoria, Magomed Ankalaev sabe da importância em vencer a luta deste sábado para ter uma nova chance de lutar pelo cinturão. O russo já travou grandes duelos no Octógono e foi apenas superado em sua estreia, quando foi finalizado por Paul Craig. Confira abaixo os pontos fortes do lutador:
Mais UFC Vegas 84: Conheça os lutadores brasileiros do evento
Maior sequência invicta da categoria
Ankalaev é o dono da maior sequência invicta entre todos os atletas da categoria na atualidade. O russo não foi derrotado em nenhum de seus últimos 11 duelos, com nove vitórias, um empate e uma luta sem resultado. Quando falamos de todos os lutadores da atualidade que estão na organização, ele tem a quarta maior sequência de invencibilidade.
Golpes potentes e estratégia defensiva
O sucesso para que Ankalaev consiga superar seus rivais parte de dois fundamentos importantes no MMA: acertar golpes potentes e, em contrapartida, receber poucos golpes. O russo tem cinco vitórias por nocaute na organização, sendo o terceiro maior número entre os lutadores em atividade na categoria, e um deles, contra Dalcha Lungiambula, foi com um chute frontal. Uma raridade, já que apenas dez nocautes desse tipo foram registrados na história do UFC. Além disso, o lutador brilha quando o assunto é se defender. Ankalaev absorve apenas 2,2 golpes significativos por minuto, a menor taxa entre os meio-pesados da atualidade (mínimo de 5 lutas).
Defesa de quedas eficientes
Quem pensa em colocar Magomed Ankalaev para baixo precisa contar com grande habilidade para tal. O russo defendeu 19 das 22 tentativas de queda contra ele, uma tava de sucesso de 86,4%. Se contar em toda a história do peso meio-pesado, ele tem a quarta maior marca da história (mínimo de 5 lutas e 20 tentativas).
Números de sucesso
Precisão de golpes
- Magomed Ankalaev – 52,6%
- Média no UFC – 42%
Golpes significativos absorvidos por minuto
- Magomed Ankalaev – 2,2
- Média no UFC – 2,5
Defesa de quedas
- Magomed Ankalaev – 86,4%
- Média no UFC – 55%
Johnny Walker
7° lugar no ranking peso meio-pesado, 21-7, 1 NC no cartel
Johnny Walker é, sem dúvidas, um dos lutadores mais empolgantes da atualidade. Ganhando ou perdendo, o brasileiro sempre dá show no Octógono e sabe que uma vitória contra Magomed Ankalaev pode levá-lo ao Top 5 do peso meio-pesado. Confira abaixo os pontos fortes do lutador.
Nocautes plásticos e variados
Raramente você verá Johnny Walker fazendo uma luta pragmática. O estilo imprevisível do brasileiro lhe rendeu cinco nocautes no UFC, empatado com Magomed Ankalaev como o terceiro maior número entre os lutadores em atividade na categoria. O que impressiona em seu currículo nesse sentido é a variedade: Johnny tem nocautes por cotoveladas, soco rodado, joelhada voadora e golpes diretos, sendo um dos seis lutadores na história do UFC a nocautear rivais com quatro tipos de golpes diferentes.
Vitórias rápidas
Normalmente, as lutas de Johnny Walker não demoram muito para acabar. Ele tem uma média de 6m18s de tempo de luta no UFC, a terceira menor entre os lutadores do peso meio-pesado na atualidade (mínimo de cinco lutas). Sua vitória mais rápida veio contra Justin Ledet, onde ele nocauteou o rival em apenas 15 segundos. Foi o quinto triunfo mais rápido na história do peso meio-pesado.
Precisão de golpes
As técnicas pouco convencionais de Walker muitas vezes mascaram que o brasileiro é um striker muito eficiente. Ele acerta 53,3% de seus golpes significativos, a sexta maior marca entre os lutadores da atualidade na categoria (mínimo de cinco lutas e 350 golpes significativos). O destaque fica para os chutes nas pernas, que acabam ditando o ritmo de suas lutas. Contra Anthony Smith, por exemplo, o brasileiro acertou 51 golpes desse tipo - a terceira maior marca na categoria.
Números de sucesso
Precisão de golpes
- Johnny Walker – 53,3%
- Média no UFC – 42%
Golpes significativos por minuto
- Johnny Walker – 3,57
- Média no UFC – 2,5
Porcentagem de quedas bem sucedidas
- Johnny Walker – 100%
- Média no UFC – 45%
As estratégias
Alvos dos golpes
- Ankalaev - cabeça (64,1%), corpo (25,7%), pernas (10,2%)
- Walker - cabeça (59,4%), corpo (10%), pernas (39,6%)
Posição dos golpes
- Ankalaev - à distância (64,9%), clinch (9,8%), chão (25,3%)
- Walker - à distância (68,5%), clinch (9,3%), chão (22,2%)
Posição na luta
- Ankalaev - em pé (76,6%), por cima no chão (21,6%), por baixo no chão (1,8%)
- Walker - em pé (72,7%), por cima no chão (6,7%), por baixo no chão (20,6%)
Números da primeira luta
- Golpes significativos: Ankalaev (13) x Walker (14)
- Quedas: Ankalaev (1) x Walker (0)
- Tentativas de finalização: Ankalaev (0) x Walker (0)
- Controle no solo: Ankalaev (1m06s) x Walker (0s)
O UFC Vegas 84: Ankalaev x Walker 2 foi um evento realizado no dia 13 de janeiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.