Eventos
O UFC 247 marcou a terceira vez em que Valentina Shevchenko defendeu o cinturão do peso-mosca feminino, cimentando sua dominância na categoria até 57 Kg.
A vitória estabeleceu alguns bons números para a carreira da quirguiz. Agora, a campeã é a recordista de defesas de cinturão na categoria, além de ter o maior número de vitórias e a maior sequência ativa na divisão.
Confira abaixo os números da vitória da campeã peso-mosca.
As informações foram retiradas dos portais UFC Stats e MMA Junkie.
Golpes na cabeça
O número de golpes na cabeça dos atletas sempre chama a atenção, mas na batalha entre Shevchenko e Chookagian há um fato curioso: a desafiante simplesmente não conseguiu conectar nenhum golpe significativo na cabeça da campeã.
Foram 28 tentativas ao longo dos 11 minutos de luta, mas Chookagian conseguiu acertar apenas o corpo (5) e as pernas (12) da oponente.
Valentina, por outro lado, desferiu 26 golpes significativos na cabeça da adversária, 3 no corpo e 11 nas pernas.
Quedas
Quando se fala o nome da campeã, logo pensamos em sua técnica basicamente perfeita na luta em pé. Porém um dos diferenciais da luta do UFC 247 foi a habilidade de Valentina em mudar o nível da luta.
Das três tentativas de queda em Chookagian, “Bullet” teve 100% de aproveitamento. Uma vez no chão, Valentina acertou um total de 17 golpes: 1 no primeiro round, e 16 no terceiro – o que levou ao nocaute histórico.
Curiosidade: Valentina conseguiu pelo menos uma queda contra nove entre 10 oponentes no UFC.
Crucifixo
Por si só, a posição denominada “crucifixo” não é tão comum no MMA. Mais raro ainda é um nocaute acontecer nesta posição.
A vitória de Valentina sobre Chookagian marca a oitava vez em que uma luta do UFC acabou com um nocaute técnico no crucifixo. Antes dela, Gary Goodridge, Matt Hughes, Dong Hyun Kim, Paul Kelly, Jon Jones, Daniel Cormier e Tyson Pedro conquistaram tal feito.