
Eventos
Atuais 11º e 13º colocados no ranking do peso-pena, respectivamente, Sodiq Yusuff e Edson Barboza fazem a luta principal do UFC Vegas 81, dia 14 de outubro, no UFC Apex, em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo a partir das 17 horas (horário de Brasília).
O duelo colocará frente a frente dois dos melhores strikers no peso-pena da atualidade. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.
Sodiq Yusuff comemora a vitória no UFC Vegas 61. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Após um ano afastado do Octógono por conta de uma lesão, Sodiq Yusuff retorna neste sábado (14) para encarar Edson Barboza na luta principal do UFC Vegas 81. O nigeriano fez sete lutas na organização e acumula seis vitórias. Esta será a primeira vez que o peso-pena fará uma luta principal no Octógono. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Sodiq Yusuff venceu seis de suas sete aparições no UFC e a luta em pé, seu ponto forte, sempre desempenhou um papel importante. Yusuff acerta 4,82 golpes significativos por minuto, uma taxa 42% maior do que a média do UFC de 3,4 (mínimo de 5 lutas). Ambos os nocautes de Yusuff no UFC foram causados por golpes na cabeça, mas a este não é o único alvo de Yusuff. Seu total de 44 golpes nas pernas desferidos contra Alex Caceres está empatado com o 10º maior número de golpes já desferidos em uma luta dos pesos-pena do UFC.
Yusuff mostrou toda sua agressividade em sua luta mais recente. Ele acertou todas as suas nove tentativas de golpes antes de aplicar uma guilhotina contra Don Shainis. Yusuff conseguiu a vitória em apenas 30 segundos e essa foi a segunda finalização mais rápida da história dos pesos-pena do UFC (Skelly, 0:19). É também o sexto estrangulamento por guilhotina mais rápido da história do UFC.
Yusuff não deu aos grapplers muito tempo para trabalharem suas habilidades. Ele concedeu apenas 1m50s de tempo na posição inferior, a quinta menor quantidade entre os pesos-pena ativos (mínimo de 5 lutas). Esse tempo representa 2,74% de seu tempo de luta nos pesos-penas do UFC, a 6ª menor porcentagem entre os pesos-pena ativos (mínimo de 5 lutas).
Reveja a vitória de Sodiq Yusuff sobre Don Shainis no UFC Fight Pass
Edson Barboza comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Veterano de mais de 20 lutas na organização, Edson Barboza pode ter a possibilidade de encaixar uma sequência de vitórias caso supere Sodiq Yusuff na luta principal do UFC Vegas 81. O brasileiro é um dos strikers mais perigosos e empolgantes na história do UFC, tendo nocautes memoráveis no Octógono. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:
Edson Barboza é um dos strikers mais criativos da história do UFC. Das suas nove vitórias por nocaute no Octógono, seis resultaram de um chute ou de uma joelhadam. Essa é a segunda maior marca na história do UFC, atrás apenas de Donald Cerrone, com sete. O brasileiro é um dos 14 lutadores na história do UFC a conseguir um nocaute por chute rodado, fazendo isso contra Terry Etim. Ele é o único lutador na história do UFC a conseguir dois nocautes com chutes nas pernas, contra Mike Lullo e Rafaello Oliveira, e é o único lutador na história do UFC a conseguir um nocaute com chute na cabeça (Etim), chute no corpo (Evan Dunham) e chute nas pernas (Lullo e Oliveira).
Barboza tem consistentemente mandado seus oponentes ao chão com golpes poderosos. Ele conseguiu 15 knockdowns, ocupando o 4º lugar na história do UFC. Embora a maior parte de sua carreira no Octógono tenha sido como peso-leve, a proeza de Barboza em derrubar adversários também se aplica como peso-pena. O brasileiro tem uma média de 1,06 knockdowns a cada 15 minutos no peso-pena, a quinta maior taxa na história da categoria (mínimo de 5 lutas). Ele conseguiu knockdowns em quatro de seus seis adversários no peso pena.
Barboza sabe dar um show para os fãs. Ele ganhou 11 bônus pós-luta ao longo de sua carreira no UFC, empatado em 9º lugar na história da organização. Ele ganhou oito prêmios de "Luta da Noite", o que o deixa empatado com o maior número da história do Ultimate.
Reveja a vitória de Edson Barboza sobre Terry Etim no UFC Fight Pass
O UFC Vegas 81: Yusuff x Barboza foi um evento realizado em 14 de outubro. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.