Pular para o conteúdo principal
Eventos

Relembre 10 fatos e curiosidades sobre o UFC RIO

Evento comemora 10 anos nesta sexta-feira (27)

Há exatamente 10 anos, o Octógono era montado na cidade do Rio de Janeiro para receber um evento histórico.

O UFC 134, conhecido como UFC Rio, ficará para sempre marcado na memória dos fãs brasileiros. Ali, tivemos a oportunidade de ver de perto as performances de alguns dos maiores monstros sagrados do MMA brasileiro, e para celebrar a data, vamos relembrar 10 fatos sobre o evento.

Cadastre-se para receber as novidades do UFC

1 – Foi o primeiro evento do UFC no Rio de Janeiro

Apesar de ser a cidade onde o Vale-Tudo surgiu, o Rio de Janeiro nunca tinha sido palco para o maior evento de MMA do mundo. O fator histórico, e a cultura local de artes marciais só aumentou a importância do UFC 134.

2 – Foi o retorno do UFC ao Brasil após 13 anos

A primeira cidade a receber um card do Ultimate foi São Paulo, em 1998. O UFC 17.5 aconteceu no Ginásio da Portuguesa, e entre outras lutas teve a icônica vitória de Vitor Belfort sobre Wanderlei Silva.

Os fãs precisaram esperar por 13 anos para acompanhar um evento de perto.

3 – Os ingressos esgotaram em menos de duas horas

A expectativa era tão grande que foi preciso ser muito rápido (e ter um pouco de sorte) para conseguir um ingresso. Isso porque as 14 mil entradas disponibilizadas ao público geral esgotaram em pouco mais de uma hora.

4 – Estrangeiro x Estrangeiro

Agora que vários eventos do UFC foram realizados no Brasil, nós sabemos que lutas que não envolvem brasileiros são uma raridade nos eventos do país. Assim, é curioso ver que a primeira luta do UFC Rio foi entre o haitiano radicado no Canadá Yves Jabouin e o norte-americano Ian Loveland.

5 – Brasil vencedor

Nas 8 lutas que tinham um brasileiro contra um estrangeiro, os atletas da casa venceram em 7 ocasiões – para a alegria da torcida. Nos duelo exclusivamente brasileiros, Raphael Assunção venceu Johnny Eduardo, Erick Silva superou Luis Ramos, e Iuri Marajó ganhou de Felipe "Sertanejo". 

Adicione os eventos do UFC ao seu calendário

6 – Spider x Okami foi uma revanche

Em 2011, Anderson Silva era o campeão peso-médio do UFC e já era considerado um dos melhores de todos os tempos. Assim, a batalha contra Yushin Okami tinha um sabor especial: o japonês havia sido o último a conseguir uma vitória sobre o Spider – uma desclassificação após um golpe ilegal do brasileiro no evento Rumble on the Rock, em 2006.

Na revanche, Anderson Silva não deu chances ao rival, vencendo por TKO aos 2m04s do segundo round.

7 – Shogun x Griffin também foi uma revanche

A segunda luta principal do evento também foi um reencontro. Quando Mauricio Shogun estreou no UFC, em 2007, Forrest Griffin finalizou e deu ao brasileiro a terceira derrota da carreira.

Na revanche, Shogun foi brutal. Em apenas 1m53s, o curitibano nocauteou Griffin de maneira impressionante.

8 – Rodrigo Minotauro lutou após fazer três cirurgias

A luta contra Brendan Schaub foi uma verdadeira superação para Rodrigo “Minotauro”. O baiano estava parado havia mais de um ano, e tinha passado por três cirurgias que o deixaram de muletas até pouco tempo antes do combate.

O próprio Minotauro conta melhor aqui.


9 – Minotauro e Barboza premiados

Na época, os bônus eram separados em Nocaute, Finalização e Luta da Noite. Com a vitória sobre Schaub, Minotauro faturou o prêmio de KO, e Edson Barboza e Ross Pearson fizeram a Luta da Noite, vencida pelo brasileiro em uma decisão dividida. O UFC 134 não teve nenhuma finalização.

10 – Primeiro evento na TV Aberta brasileira

O UFC 134 foi o primeiro do Ultimate a ter seu card principal transmitido ao vivo em um canal de TV aberta no Brasil. Histórico!

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube