
Comunicados oficiais
O Octógono retorna à maior cidade da América Latina em 4 de novembro, quando Jailton "Malhadinho" Almeida e Derrick Lewis fazem a luta principal do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.
Esta será a 9ª passagem do Ultimate pela capital paulista e a primeira desde 2019. Abaixo, relembramos todos os eventos realizados na cidade.
Nem todos se recordam, mas o primeiro evento da história do UFC no Brasil aconteceu em São Paulo, em 1998. Na luta principal da noite, Frank Shamrock defendeu o cinturão dos meio-pesados com vitória sobre John Lober, mas o embate mais marcante da noite foi entre as futuras lendas do esporte Vitor Belfort e Wanderlei Silva, que terminou com triunfo do "Fenômeno" em apenas 44 segundos.
Vitor Belfort aplica chute em Michael Bisping no UFC São Paulo, em janeiro de 2013. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Após longos 15 anos de espera, o Octógono retornou à cidade em 2013, novamente com Belfort em destaque. Na principal atração da noite, Vitor nocauteou o futuro campeão peso-médio Michael Bisping no 2º round. O evento teve ainda outros nomes importantes em ação, como Gabriel "Napão", Edson Barboza, e uma promessa russa que fazia apenas sua terceira luta na organização: Khabib Nurmagomedov.
No ano seguinte, quem passou por São Paulo foi o futuro campeão peso-pesado Stipe Miocic, que originalmente enfrentaria Júnior "Cigano" dos Santos na luta principal. Lesionado, Cigano deu lugar ao "Caipira de Aço" Fábio Maldonado, que acabou superado ainda no 1º round. O evento teve ainda as finais do TUF Brasil 3, vencidas por Antônio "Cara de Sapato" Júnior (peso-pesado) e Warlley Alves (peso-médio).
Vitor Belfort voltou a liderar um evento em São Paulo em 2015, quando encerrou a trilogia com a lenda Dan Henderson com nova vitória por nocaute. Na luta co-principal da noite, o futuro campeão dos meio-pesados Glover Teixeira venceu Patrick Cummins por nocaute técnico.
No ano seguinte, foi a vez de Ryan Bader e a lenda Rogério "Minotouro" liderarem o show. O norte-americano superou o brasileiro por nocaute técnico no 3º assalto. A noite, no entanto, teve bastante comemoração brasileira com vitórias de Thominhas Almeida, Cláudia Gadelha, entre outros. Quem também se apresentou naquela edição foi o futuro campeão meio-médio Kamaru Usman, que venceu Warlley Alves em sua quarta luta no Ultimate.
Derek Brunson venceu a lenda Lyoto Machida na luta principal do estrelado UFC São Paulo em 2017, que contou com o duelo entre Colby Covington e Demian Maia na luta co-principal, além de presenças como Pedro Munhoz, Francisco Massaranduba, Jim Miller, Thiago Marreta, Marlon Vera, Vicente Luque, Deiveson Figueiredo, entre outros.
O UFC SP de 2018 sofreu algumas mudanças importantes às vésperas do evento. Originalmente, Glover Teixeira e Jimi Manuwa fariam a luta principal, mas a cerca de um mês do evento, Glover se lesionou, sendo substituído por Marreta; então, faltando poucos dias para o card, Manuwa também se machucou, e em seu lugar entrou Eryk Anders. Marreta venceu a luta por nocaute técnico no 4º round. Outro destaque da noite foi Charles "do Bronxs" Oliveira, que quebrou o recorde de finalizações no Ultimate, que pertencia a Royce Gracie, na vitória sobre Christos Giagos.
O último evento realizado na cidade até então teve o polonês Jan Blachowicz enfrentando o brasileiro Ronaldo Jacaré em sua estreia no peso meio-pesado na luta principal. O brasileiro levou a pior na luta principal e saiu derrotado por decisão dividida. Apesar do balde de água fria no duelo que liderou o evento, oito lutadores do país saíram vitoriosos, incluindo a Charles "do Bronxs" Oliveira.
O UFC São Paulo: Almeida x Lewis foi um evento realizado em 4 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.