Pular para o conteúdo principal
Ilia Topuria comemora após a vitória sobre Alexander Volkanovski no UFC 298, em fevereiro de 2024 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Eventos

Relembre a ascensão de Ilia Topuria até a conquista do cinturão peso-pena

Campeão peso-pena coloca o seu título em disputa pela primeira vez neste sábado (26), na luta principal do UFC 308

Campeão peso-pena, Ilia Topuria sobe ao Octógono montado em Abu Dhabi para defender o cinturão pela primeira vez na luta principal do UFC 308 que acontece neste sábado (26). Antes do duelo com o havaiano Max Holloway, antigo rei da categoria, “El Matador” construiu uma trajetória impressionante na organização com grandes triunfos, muitos deles conquistados pela via rápida, além de um jogo marcado por um boxe de alto nível e uma defesa de quedas quase intransponível.

Relembre a caminhada do espanhol no Ultimate até o ápice de sua carreira no UFC 298, quando se tornou o número um da divisão até 66 Kg.

A estreia 

Ilia Topuria estreou no Ultimate com vitória sobre Youssef Zalal no UFC Ilha da Luta 5 (Mike Roach/Zuffa LLC)

Ilia Topuria estreou no Ultimate com vitória sobre Youssef Zalal no UFC Ilha da Luta 5 (Mike Roach/Zuffa LLC).


Com passagem vitoriosas por outras organizações, Ilia Topuria chegou ao Ultimate em outubro de 2020 e já com a responsabilidade de abrir o card principal do UFC Fight Island 5, realizado em Abu Dhabi. O espanhol não sentiu a sua estreia no Octógono e bateu o marroquino Youssef Zalal por decisão unânime.

Dando sequência a sua ascensão meteórica, Topuria enfileirou Damon Jackson, Ryan Hall e Jai Herbert, o último faturando bônus de “Performance da Noite”, todos por nocaute no 1° round e passou a ser melhor observado entre os prospectos da divisão peso-pena.

Em dezembro de 2022, Ilia surpreendeu ao finalizar Bryce Mitchell no 2° round e tirar a invencibilidade do norte-americano no card principal do UFC 282, mais uma vez, levando os 50 mil dólares pelo prêmio de “Performance”. No mês de junho do ano seguinte, novo triunfo do “El Matador”: agora sobre o ex-desafiante ao cinturão interino Josh Emmett por decisão unânime.

A conquista do cinturão

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram momentos antes do duelo no UFC 298. (Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram momentos antes do duelo no UFC 298. (Chris Unger/Zuffa LLC)


No confronto seguinte, Topuria teria pela frente o maior e mais importante desafio de sua curta carreira: enfrentar o longevo campeão peso-pena Alexander Volkanovski - que buscava sua sexta defesa de cinturão - na luta principal do UFC 298, realizado em Anaheim, Califórnia, em fevereiro deste ano.

Após um 1° round equilibrado, um cruzado de direita do espanhol fez o então dono do cinturão desabar na parcial seguinte e Ilia precisou de mais alguns golpes no ground and pound até o árbitro interromper o confronto e decretar “El Matador” como novo campeão peso-pena do Ultimate e dar fim ao longo reinado de “Volka”, que havia começado em dezembro de 2019.

Ilia Topuria recebe o cinturão após vitória no UFC 298. (Chris Unger/Zuffa LLC)

Ilia Topuria recebe o cinturão após vitória no UFC 298. (Chris Unger/Zuffa LLC)


Pouco mais de oito meses após a grandiosa conquista, Ilia Topuria colocará o seu título em disputa pela primeira vez no UFC 308 diante do havaiano Max Holloway, que chega embalado pela atuação espetacular e o nocaute histórico diante de Justin Gaethje no UFC 300.

Às vésperas da primeira disputa de cinturão peso-pena no UFC sem a presença de Alexander Volkanovski desde dezembro de 2018, nós já conhecemos o maior vencedor da noite deste sábado (26): o assinante do UFC Fight Pass

O UFC 308: Topuria x Holloway foi um evento realizado em 26 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all