Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Renan Barão quer vitória para coroar evolução e nova vida nos Estados Unidos

Brasileiro está morando com norte-americanos, evoluindo no esporte e aprendendo a falar inglês 

O brasileiro Renan Barão ganhou fama entre os fãs de MMA ao chegar para disputar o cinturão interino do UFC com quase 30 vitórias consecutivas. Considerado uma fera dentro do octógono, ele venceu Urijah Faber e ficou com o título interino, enquanto Dominick Cruz se recuperava de lesão. Neste sábado, ele volta ao octógono para enfrentar Aljamain Sterling no UFC 214, em Anaheim, Califórnia.
Mais UFC 214: Seis capítulos da rivalidade | Jones tieta brasileiros do evento | DC e Jones discutem revanche | Cinco motivos para não perder | Quem vence a luta principal? | Cyborg quer mostrar serviço | Confira o card completo

Muita coisa aconteceu desde então. Barão virou campeão linear, perdeu o cinturão, mudou de categoria e agora vive uma nova fase em sua vida voltando a lutar nos galos. Como muitos pediam, para aumentar sua evolução no esporte, ele mudou-se para os Estados Unidos, no estado do Arizona, e está focado apenas nos treinos.

“Já tinha em mente que iria morar nos Estados Unidos, só não gostaria que fosse algo imposto, sabe? Tinha que ser quando eu tivesse vontade, e agora estou aproveitando muito”, disse Barão, afirmando qual o melhor ponto da sua mudança. “Eu vivo para treinar agora. Não tenho tantos amigos, não costumo sair muito de casa. Então estou vivendo para alcançar meu objetivo, sempre evoluindo”.

Barão divide a casa com mais três companheiros de treinos, que, segundo ele, treinam wrestling desde os quatro anos de idade, mas brincam que começaram no esporte ainda na barriga da mãe. Além da experiência de evoluir como profissional, ele está aprendendo a cozinhar, dormir nas horas certas e a falar inglês. Na terça-feira, quando chegou ao hotel do evento, já foi possível vê-lo conversando com alguns norte-americanos pelo lobby.

O desejo de se mudar para os Estados Unidos surgiu em conversas com a amiga e lutadora do UFC Cláudia Gadelha, que também está morando no país. Barão se convenceu e aproveitou que seu treinador Jair Lourenço também estava de mudança. Segundo Lourenço, essa foi a melhor escolha para o ex-campeão.

"A mudança foi muito importante na parte do foco, aqui ele está focado apenas nele mesmo. O rendimento nos treinos está bem melhor, a parte de wrestling vem melhorando muito, inclusive na parte do ataque. Além disso, está aprendendo outra língua e ficando confiante com os desafios diários, isso é importante para o desenvolvimento social.

O UFC 214 será ao vivo e exclusivo no Canal Combate. As três principais lutas terão brasileiros, duas disputas com cinturão. O campeão Daniel Cormier enfrenta Jon Jones, o campeão Tyron Woodley luta contra Demian Maia e Cris Cyborg tenta conquistar o título contra a também desafiante Tonya Evinger.