Eventos
No ano em que completa uma década competindo pelo UFC e vivendo sua melhor fase na organização, o brasileiro Renato Moicano será um dos protagonistas da terceira edição do UFC Paris, que acontece neste sábado (28), quando medirá forças com o francês Benoit Saint Denis na casa do rival.
Esta será a segunda luta principal do brasiliense de 35 anos na organização. Em 2019, ainda pelo peso-pena, Renato encarou o ex-desafiante ao título dos 66 Kg Chan Sung Jung em um duelo programado para cinco rounds, mas que acabou terminando de forma surpreendente ainda antes do primeiro minuto, com triunfo por nocaute técnico do sul-coreano.
A derrota foi o estopim para uma importante virada na carreira de Moicano: a subida para o peso-leve. Naquele momento, o brasileiro havia se consolidado na elite dos penas, superando nomes do calibre de Jeremy Stephens, Cub Swanson e Calvin Kattar, mas não havia conseguido "dar o próximo passo", perdendo para Brian Ortega e José Aldo, além do "Zumbi Coreano".
Leia mais: UFC realiza terceiro evento em Paris; relembre os anteriores
Mais experiente e sem sofrer com o brusco corte de peso, Moicano aos poucos se firmou também como um dos pesos-leves mais perigosos do plantel do Ultimate. Mesmo com derrotas para Rafael Fiziev e Rafael dos Anjos no caminho, Renato conquistou seu lugar no Top 15 da categoria vencendo seis de oito lutas na nova categoria, incluindo as três mais recentes.
E se no início de sua trajetória na organização, o faixa-preta de jiu-jítsu era temido somente no chão - tendo conquistado seis de suas 11 vitórias no UFC por finalização - em abril deste ano, ele provou que sua trocação merece igual respeito ao conquistar seu primeiro nocaute no Octógono, despachando Jalin Turner no histórico UFC 300.
Veja também: Conheça o trio brasileiro que entra em ação no UFC Paris
Além das boas performances e da consistência, tendo enfrentado a elite de duas categorias de peso ao longo de 10 anos, Renato ainda conquistou um lugar na mente e no coração dos torcedores pela irreverência em suas entrevistas, criando bordões espontâneos como o já tradicional "Moicano quer dinheiro", que o levaram a somar mais de 300 mil seguidores entre suas redes sociais e seu canal do YouTube.
Em franca ascensão, tanto em termos esportivos, quanto de popularidade, Renato Moicano estará sob os holofotes no UFC Paris, e caso vença sua primeira luta principal, batendo o atleta da casa e chegando ao inédito quarto triunfo seguido no Octógono, provará estar pronto para o tanque de tubarões que é o Top 10 dos 70 Kg. Além disso, o show também estará garantido na entrevista da vitória.
O UFC Paris: Moicano x Saint Denis foi um evento realizado em 28 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.