Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Renee Forte quer vitória sem sustos em Toronto

Fera do Ceará busca segunda vitória no UFC contra John Makdessi

Mostrando seu jogo em pe na estreiaDepois de ficar conhecido por todo o país por conta da participação no programa “The Ultimate Fighter Brasil 1”, Renee Forte acabou derrotado na estreia pelo UFC, batido por Sergio Moraes em outubro de 2012, no Rio de Janeiro. Num momento delicado dentro de seu planejamento dentro do evento, Forte deu a volta por cima contra Terry Etim, em fevereiro deste ano, quando desceu para a categoria de leves e conquistou o primeiro triunfo. No UFC 165, no próximo dia 21, no Canadá, o brasileiro espera emplacar de vez contra o atleta da casa John Makdessi. Para tal, conta com toda a experiência depois de tudo que vivenciou no TUF Brasil e nas duas oportunidades na principal organização mundial de MMA.

“Hoje sou um cara mais tranquilo dentro do Octógono. No The Ultimate Fighter Brasil tudo foi muito rápido, ali era mais emoção que razão e isso passou. Foco agora em estar entre os melhores da divisão e estou mais à vontade para isso”, Renee explica e continua.“Acho que a estreia foi muita pressão. Alguns dos meus amigos, que participaram do TUF, perderam e foram dispensados do UFC e isso me pressionava bastante. Perdi na primeira, mas tive chance numa outra divisão de peso e fui bem”, completa. 

O perigoso kickboxer canadense John Makdessi (11v-2d), que tem quatro vitórias em seis apresentações no UFC, é um cara que, apesar dos sete nocautes favoráveis no cartel, costuma trabalhar os três rounds para chegar ao triunfo. Ele vem de duas vitórias, contra Sam Stout e Daron Cruickshank, ambas por decisão.                 

“Analiso ele como um cara estrategista. Ele procura pontuar para vencer e estou confiante, pois vou para definir. Não quero lutar três rounds, isso não é uma boa. No UFC, [quase] todas as vitórias dele foram no terceiro round. Ele vem da escola de caras como o Georges St-Pierre, que lutam bem estratégicos, lutando todos os assaltos. Espero decidir logo contra ele, o mais rapidamente possível”, diz.

Para este desafio, Renee (8v-2d) optou por fazer a preparação na sua terra natal, em Fortaleza, Ceará. Dessa forma, o lutador acredita ter encontrado a fórmula perfeita para seguir com sucesso.

“Fiz o treinamento todo em Fortaleza, próximo de pessoas importantes na minha vida. Fiz tudo aqui Renee castigo Etim da montadapara ficar perto da minha família, da minha namorada. Isso me traz mais motivação, estar perto das pessoas que amo e que estão sempre me apoiando. Esta foi a melhor preparação de todas as lutas que já fiz e quero repetir este planejamento para as próximas”, comenta ele, que também buscou evolução na parte técnica. “Além disso, trouxe um amigo da França para me ajudar na parte de quedas e isso foi muito importante nesta preparação.”

O trabalho para descer para 70kg não é fácil. Na verdade, uma via crucis durante a preparação, mas um sacrifício que dá ainda mais força ao atleta.

“Perco muito peso, é um sacrifício enorme, mas isso só me motiva mais. Eu vou fazer muito barulho nesta divisão, quero bagunçar!”, afirma.

No sábado (21), na arena montada no Air Canada Centre, em Toronto, Renee pretende fazer valer o significado de seu sobrenome, Forte, e sair bem sucedido em mais este desafio.

“Vou dar o meu máximo, sempre coloco muita garra e quero terminar sem deixar nas mãos dos jurados. Vou entrar naquele Octógono para definir”, avisa.

O UFC 165 será transmitido ao vivo pelo canal Combate, a partir das 19h.